quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Em Ouro Preto/MG



A Cidade de Ouro Preto

Ouro Preto, cidade histórica, hoje com mais de 300 anos, pertence ao Estado de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil. Conhecida também como "Ourinho Cidade onde os sinos dobram". Ouro Preto foi considerado o primeiro sítio brasileiro considerado como Patrimônio Mundial da UNESCO, isto em 1980. No princípio, a região era habitada por índios, até então com a vinda dos imigrantes europeus no século XVI. No mesmo século, exploradores de São Paulo, os bandeirantes, começaram a percorrer o Estado de Minas Gerais em busca de ouro, o qual foi encontrado somente no fim do século XVII. A partir deste momento, muitos exploradores de outros estados brasileiros também vieram em busca de ouro na região de Ouro Preto. E assim foram se passando os tempos, depois com a atividade mineradora em grande escala, veio após então a Corrida do Ouro, o Período Imperial, Período Republicano, enfim a cidade foi cada vez sendo mais habitada e explorada pelo grande acumulo de ouro, o qual também foi levado para outros países pelo mundo a fora.

Pontos Turísticos

Praça Tiradentes: praça esta, em homenagem a Tiradentes, o qual teve sua cabeça exposta em 1972, na época Vila Rica, hoje Ouro Preto. Hoje no local, uma estátua de prata representa e homenageia o Mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. No local estão presentes duas casa muito importantes para a cidade, o Museu da Inconfidência e o Museu de Ciência e Técnica. 

Igreja Nossa Senhora do Pilar: é uma das obras católicas mais conhecidas das que foram feitas durante o Ciclo do Ouro. A devoção a Nossa Senhora do Pilar foi trazida por um Bandeirante de São Paulo, o qual trouxe a imagem para a cidade na época. é uma das igrejas mais belas do Brasil, com aspectos arquitetônicos e artísticos encantadores. 

Igreja São Francisco de Assis: com estilos de arquitetura Barroco e com elementos decorativos Rococó. Uma das obras mais significativas da arte colonial, obra esta criada por Aleijadinho.

Igreja São Francisco de Paula: construída entre 1804 e 1898, sendo esta a última igreja erguida na época colonial na região. Um fato interessante é que as pessoas pensavam que se fossem enterradas no cemitério da Igreja elas chegariam ao céu mais rapidamente.

Museu da Inconfidência: obra histórica, ocupa onde ficava a antiga Casa de Câmera e a Cadeia de Vila Rica. O Museu é preservada em memória da Inconfidência Mineira (1789). O museu contém documentos, objetos, obras históricas do período da Inconfidência, é muito visitada pelos turistas.


Por FERNANDO BERVIAN

- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo;e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.