domingo, 15 de março de 2020

O que está nas entrelinhas do Covid19 – Coronavírus?



AUTORA: IVETE GEA(*)

Sabemos que somos seres humanos com uma conjuntura biopsicosocialambiental e espiritual, que somos parte da natureza, portanto se matamos a natureza estamos nos matando.

Estamos vivenciando um problema ambiental no mundo e que está afetando nossa conjuntura biopsicossocial e espiritual, peguemos como exemplo a Itália que está vivenciando a " reclusão domiciliar", saindo de casa somente para o estritamente necessário, escolas, academias, tudo fechado, restringindo quem entra, e quem sai.

Vamos imaginar a cidade de São Paulo, a maior metrópole do país fechada... todo mundo presos em suas residências. 

Existem situações na vida que nos sentimos impotentes, vulneráveis e com medo, sim, medo, e foi através do Sr. Coronavírus que me levou a reavaliar algumas coisas, qual é a mensagem que o sr. Coronavírus nos quer passar nas suas entrelinhas?

Tudo que vivenciamos é uma lição de vida, e se não aprendemos a lição temos que repetir até aprendermos, é como na escola, se não aprendemos a lição repetimos de ano e só passa para o próximo ano se aprendermos a lição, na vida também é assim.

O Sr. Coronavírus nas suas entrelinhas nos alerta sobre o "Tempo".Foi diagnosticado positivo? Vai para a quarentena, a pessoa é obrigatoriamente a se dar um tempo para ela e para os outros.

- Está sem tempo para você e sua família? Na quarentena o que não vai faltar é tempo, a falta de tempo acabou.

- Somos seres humanos de luz e sombra, Sr. Coronavírus faz com que fiquemos frente a frente com a nossa luz e com a nossa sombra (ganância, poder, arrogância, cobiça, soberba, luxúria), ele nos mostra nossa vulnerabilidade, nos mostra que não temos controle de nada.

- Essa foi a maneira que a natureza (Deus) encontrou de responder aos seres humanos pela falta de tempo do cuidado consigo mesmo e para com o outro, pois, podemos fugir de todas as situações do cotidiano, mas não podemos fugir de nós mesmos. 

- O nosso primeiro desafio se encontra no ambiente familiar, então o Sr. Coronavírus prende todo mundo em casa, para que? 

Para que haja tempo para maior interação entre os seus, aprendemos através da interação, do reflexo do outro, necessitamos de interação, temos a necessidade de conversar, tomar café, almoçar, jantar, rirmos, chorarmos juntos. Aqui o Sr. Coronavírus solucionou uma questão muito importante para os seres humanos: a falta de tempo ACABOU!

Olha como a natureza é sábia, o sr. Coronavírus também faz com que refletimos sobre outra questão: a ganância pelo poder, arrogância, a cobiça, ira, soberba, luxúria, porque ele nos faz refletir que não temos o controle de nada, ele nos mostra nossa vulnerabilidade, nos mostra que existe algo superior a nós que alguns chamam de Deus, Oxalá, Buda, enfim algo superior e que devemos respeitar.

O Sr. Coronavírus nos faz refletir que somos livres para expressar nossos sentimentos e emoções, principalmente a emoção do medo, pois, o sr. Coronavírus também pode até nos matar, mas com certeza nas entrelinhas ele nos ensina a viver!!!

Então pare e reflita: o que você esta fazendo com o seu "Tempo".

A natureza é sábia, ela sabe colocar tudo exatamente em seu devido lugar, se procurarmos, até nas coisas ruins, encontraremos o lado bom das coisas. 

*IVETE GEA MESSIAS

-Graduada em psicologia pela Universidade Nove de Julho; 
-Pós-graduada com Especialização em Dependência Química, pela Faculdade de Medicina de São Paulo – FMUSP;
Atendimento individual e em grupo, participando de reuniões da equipe multidisciplinar, estudo de casos dos pacientes Dependentes químicos no ambulatório da ECIM do hospital das clinicas (Psiquiatria); 
-Palestrante, mediadora do grupo de apoio aos dependentes químicos na Casa Espirita Nosso Lar André Luiz. 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Parabéns. Concordo com tudo que foi falado. E quanto somos impotentes,mas podemos tirar proveito da lição de vida do Sr. Coronavirus. E sermos pessoas melhores.

    ResponderExcluir