quarta-feira, 11 de maio de 2022

Quem são as pessoas difíceis?


 


Autora: Camila Mufalani(*)

Porque se pararmos para pensar, o outro só vai fazer comigo o que eu permitir. Muito forte isso neh! Mas vamos pensar! Se o meu chefe grita comigo, é porque ele quer? Ou por que eu permito? Ele tem a mesma atitude com todas as pessoas que você o vê se relacionar?

Pessoas difíceis encontramos o tempo todo, porque o ser humano é complexo, mas não temos uma regra para aprendermos a lidar com todas as pessoas, na verdade cada pessoa tem seu jeito, suas experiências e vivências, e se eu ficar tentando agradar todo mundo, vou ficar pior que um camaleão que muda de cor a cada lugar que passa, e sem contar que emocionalmente vou ficar destruída.

Tem pessoas que são explosivas, que saí vomitando em cima dos outros seus problemas, e tem outras que nunca reclamam, mas que funcionam como uma caçamba de caminhão, pegam os problemas de todos a sua volta e permite que todos joguem seus entulhos na sua caçamba. Porque se olharmos bem as situações, não existem pessoas difíceis, existe, nós seres humanos, que temos dificuldades em aspectos e proporções diferentes um do outro.

Quem são as pessoas difíceis que prometi falar para vocês? Essas pessoas difíceis sou eu, é você, somos todos nós seres humanos, porque nós temos uma complexidade de sentimentos que muitas vezes não conseguimos lidar, e fazemos coisas até sem planejar, muito menos pensar. Quem sabe nomear o sentimento que está tendo nesse exato momento? A maioria das pessoas não param para perceber isso, e muitas não sabem identificar os próprios sentimentos.

Agora eu te pergunto se nem sempre eu consigo identificar os meus próprios sentimentos, quem são as pessoas difíceis? Viu, somos nós. Então vamos descomplicar e julgar menos e nos acolhermos do jeito que somos, e se for necessário ir para psicoterapia que seja para descomplicar, porque complicação é a especialidade do ser humano.

CAMILA MUFALANI

Psicóloga graduada pela Universidade de Vila Velha - ES UVV (2014) e

Especialização
em neuropsicologia cognitiva  pelo Instituto de Psiquiatria- HCFMUSP(2019)








Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Pessoas difíceis; aquelas que não buscam a harmonia e estão sempre buscando o confronto? Tipo Bolsonaro?😂🇧🇷

    ResponderExcluir