domingo, 16 de abril de 2023

A importância do auto conhecimento na busca de um relacionamento amoroso


 Autora: Priscila Pravato (*)



Não é de hoje que chegam pessoas em meu consultório, onde a queixa principal é a dificuldade no relacionamento amoroso, ou melhor, a dificuldade de se encontrar uma pessoa compatível com as minhas expectativas e hoje trago uma reflexão inicial:

 Você já parou para refletir, que o primeiro passo é saber quem eu sou?

Nossa, mas que pergunta óbvia que alguns de vocês devem estar se fazendo, claro que eu sei quem eu sou, afinal convivo comigo desde a minha existência, mas se formos parar para irmos um pouquinho mais a fundo muito de nós pode ter dificuldade de se auto descrever.

Te convido a tirar para alguns minutos e escrever (num papel ou nas notas de seu celular) quem é você:

- O que admiro em mim como pessoa?

- Quais são meus pontos vulneráveis?

- Quais são minhas principais ambições, sonhos de vida?

- O que gosto de fazer nas minhas horas de folga?

- O que priorizo na minha vida que me deixa feliz?

Respondendo a essas perguntas iniciais, já te proporciona traçar um pequeno mapa de quem você é, como você funciona e o que precisa para ser feliz, e você pode acrescentar outros itens a qualquer momento, para deixa-la cada dia mais completa. Pois o autoconhecimento, nos direcionará com maior facilidade a traçar uma descrição racional de um possível candidato para ocupar a vaga mais importante de nosso coração, a pessoa que escolheremos compartilhar a nossa vida juntos e desfrutarmos de mais momentos felizes nessa nossa trajetória.

Acredito que somos um ser único, capaz de ser feliz sozinho, porém fomos projetados no mundo para procriação da espécie, e como serem pensantes podemos escolher compartilharmos nossa vida com outro ser compatível com minhas expectativas principais de vida e é nesse momento que para facilitar a busca, podemos elencar alguns itens principais: tipo características obrigatórias e desejáveis para o candidato a ocupar a nossa vaga, em nosso coração.

Nesse momento, te convido novamente a tomar posse de sua folha ou notas no celular, para enumerar pelo menos 3 características (físicas, emocionais ou valores) que você não abre mão e sabe que sem essas características, em um determinado momento da sua vida pode ser incompatível com suas expectativas. Se quiser complementar pode também elencar mais 2 características que seriam um diferencial mais se não obrigatórias e depois pense em pelo menos duas características que o candidato não pode ter de jeito nenhum para ocupar essa vaga.

Bem, agora diante ao perfil do candidato mapeado, fica bem mais fácil ir em busca da pessoa mais compatível com o seu perfil. Muitos podem achar esse processo muito racional, mas porque não facilitar o processo e abrir caminho para o Amor compatível com suas necessidades. Agora é estar aberto as oportunidades de conhecer pessoas e porque não facilitar o "mach" e meu desejo é que você continue fazendo melhores escolhas que te deixe Feliz e realizado a cada dia !      

 


*PRISCILA ZACHARIAS ESCATOLIN PRAVATO












Psicóloga Graduada pela PUCCAMP em 1993, CRP 06/4955-4

.Pós-Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela PUCCAMP, 1996

.Formação em Executive Coaching & Life Coaching, certificada pelo ICI (Integrated Coaching Institute),2014

Atua na Psicologia Clínica sob a abordagem Cognitivo-comportamental - com ênfase em problemas de relacionamento, sexualidade humana e transtornos de ansiedade, além de orientação profissional e Coaching de Carreira. Atende em seu consultório em Campinas adolescente, adulto, casal e melhor idade.

Contatos:

WhatsApp/Cel.: 19.99980.0101

www.psicologia-campinas.com

Rua: Rute Ferraz de Angelis, 886 2º and. sala 44,Villa Bella -The Mall (Próximo Shopping D Pedro) Estacionamento Gratuito e seguro.

13087-729 Campinas, São Paulo SP 

Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. De forma geral, os relacionamentos amorosos de hoje começam nas baladas😂 sem tempo para reflexão interna ou externa...

    ResponderExcluir