quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A Educação Realmente Deixa a Desejar



“Brasil, Pátria Educadora” este é o lema que o Governo Federal aderiu neste ano de 2015, mas pelo jeito não foi e nem está sendo levado a sério, mas também desde quando algo foi levado a sério no Brasil? Escolas estaduais, na grande maioria, em estados de puro abandono, professores a cada dia mais desvalorizados e estudantes sendo prejudicados todos os dias. No entanto, aqueles que deveriam dar exemplo, praticamente deixam a desejar. É o caso de alguns políticos brasileiros que até na hora de escrever um tweet cometem erros ortográficos que você pode ver abaixo.



Sabe-se que no Brasil, a educação já melhorou e muito, mas não o suficiente para que possamos dizer que está ótima. Feita recentemente uma pesquisa, a qual aponta que um terço da população brasileira frequenta diariamente a escola, entre professores e estudantes, no total são cerca de 2,5 milhões de professores e 53 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino, e são esses 53 milhões que serão o futuro do nosso país, portanto, se a questão educacional não for prioridade para o governo, o que será da nossa pátria? quais tipos de cidadãos o Brasil está formando para o futuro? já não basta vermos a situação atual de nossa nação, onde a maioria da população brasileira acha que "bandido bom é bandido morto" segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, que no entanto em minha opinião, "Bandido bom é Bandido preso", más não basta somente prender para que anos depois saia da prisão e volte para a sociedade pior do que quando entrou, "bandido bom é bandido recuperado", disposto a mudar pelo bem da sociedade, já que todos sabemos que nos tempos atuais estão ficando cada vez mais repentinos vermos notícias trazendo em pauta a violência, que praticamente atua em todas as cidades brasileiras. Durante a Copa do Mundo de 2014, o Brasil teve o que aprender com estrangeiros que trouxeram a educação obtida em seus países onde vivem, como no caso dos Japoneses que ao deixarem a Arena Pernambuco, no Recife ajudaram a ensacar e limpar o lixo da arquibancada. Exemplo como este, deveria servir para muitos brasileiros, até mesmo para estudantes de escolas públicas que reclamam quando precisam ajudar a varrer a sala de aula ao fim do turno, (ato muito praticado em escolas públicas do Rio Grande do Sul.)  Realmente todos sabemos que a educação vem de casa, mas é na escola que ela se concretiza e faz com que o cidadão torne-se alguém útil para a sociedade e não um estorvo como muitos o são. Eu mesmo não tendo grandes experiencias vivenciadas, aprendi desde cedo que a educação é a base de tudo e sem ela não chegamos a lugar nenhum.

Bom, durante esta semana, fiz a seguinte pergunta para algumas pessoas pelo Twitter: "Em sua opinião, como vê a Educação atual no Brasil"? Veja a baixo as seguintes opiniões:



  • @pmniemeyer - Nossa educação está totalmente "sucateada"! O ensino foi "moldado" para atender interesses eleitoreiros, e, por consequência, poderem, os governantes, dizer que somos uma "pátria educadora". Para garantir acesso ao ensino superior, criaram-se quotas, ENEM e outros artifícios, esquecendo-se do primordial, que é a qualidade do ensino!


  • @carlos_fdrs - Vejo da forma mais péssima possível. Sou favorável a uma reforma geral da educação: 1- muito do que está sendo ensinado é ultrapassado. O ensino tem que ser objetivo , prático e englobar atividades extra-curriculares.


  • @PanichiRaphael - Ruim, despreparo de alguns profissionais, com muitos bem preparados (por conhecer pessoalmente estes), porém o sistema e metodologia não deixa ser ensinado da melhor forma. Falta de cultura na família e educação desta também que no retorna da criança não dá o incentivo na continuidade do estudo. E em certas cidades e regiões total despreparo às vezes apesar de enorme boa vontade, e sem condições materiais para o ensino. 


  •  @Popmidia - Olha, na minha opinião, a Educação no Brasil está indo de mal a pior... O dinheiro dos nossos impostos estão sendo desviados cada vez mais, e a Educação, assim como a Saúde e a Segurança, vão sendo destruídas sistematicamente. .. Me desculpe pela visão pessimista, mas é assim mesmo que estou vendo a situação. Eu sou de uma época em que a Educação pública era exemplar! Os melhores profissionais vinham das escolas públicas! Mas isso foi (e está sendo) destruído sistematicamente por um grupo de psicopatas que planejaram isso por décadas! Desculpe. É o que eu vejo. 


  • @elianaosonho - De péssima qualidade... Conteúdo fraco... Professor mal remunerado sem qualificação ou reciclagem, não se esforçam para ensinar de verdade!!! Professores fingem que ensinam e alunos fingem que aprendem. 

Para finalizar minha primeira postagem, quero agradecer ao Raphael Werneck que gentilmente me convidou para fazer parte deste Blog, quero dizer que estou muito feliz e agradecido. E com isso quero deixar duas frases do nosso grande Paulo Freire:
  • "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" 
  • "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo". 

Por FERNANDO  BERVIAN
- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo; e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário