segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O Professor e os professores






Tenho uma animosidade latente contra a categoria dos professores. Não é ódio, muito pelo contrário.

Vejo no Professor e não na Educação DA PROPAGANDA POLÍTICA, a verdadeira saída para as nossas mazelas mais singelas.

O Professor professor e não a classe dos professores manipulados por SINDICATOS, alinhados com a ideologia esquerdopata do PT, tem um poder descomunal de atingir a formação moral e intelectual de uma nação não apenas de um aluno.

Nossa Educação sofre os efeitos maléficos da ideologia ora operante por estar envolvida na política.

Não sei se é ousadia, intolerância, ou mesmo ignorância de minha parte, mas ao vermos a história da Educação desde a antiguidade, teremos a impressão que com instrumentos, espaços e salas rudimentares, homens foram preparados com tamanha distinção e se tornaram ícones da história da humanidade.

Seria uma comparação absurda?

Vejamos:

Sócrates, que segundo Pítia Sacerdotisa do templo de Apolo, era o mais sábio dos sábios, ensinava de graça segundo Platão, seu discípulo.

Antes que algum Professor confunda o raciocínio e ache que estou a dizer que deva ensinar de graça não é este o intento.

Platão era tão moderno que, em sua concepção, a Educação escolar deveria ser universal, pública e destinada a formar o caráter do indivíduo.

E educar seria introduzir Ordem e Harmonia na conduta humana.

Para Platão, Conhecimento é a Razão da Crença Verdadeira justificada. 

Vendo na história o que fizeram Aristóteles, aluno de Platão e Tutor de Alexandre, o Grande ( que viria a criar um dos maiores impérios do mundo antigo) e o Rei Felipe (que reconstruiu sua cidade natal ) podemos entender o valor de suas contribuições na sua educação.

Carlos Magno, há muitos séculos a frente, promoveu reformas na Educação visando unificar e fortalecer seu império. Na idade média, foram criadas Universidades seculares, onde a igreja, através do Papado, era a fomentadora, influenciadora, instigadora e financiadora, e, tão quão o agora no mundo moderno, usava a Educação como meio para acelerar as conquistas de uma nação segundo seus preceitos (no caso, eclesiásticos) e, no caso do PT e seus aliados, apenas eleitoreiros.

Professor, na Idade Média, tinha Status de artista. As técnicas medievais passavam pelo ensino eclesiástico e escolástico, que o choque foi inevitável, pois era necessário ao Professor não apenas ensinar e também provar que o que ensinava era verdade.

Bem, voltemos a nossa infeliz realidade. Nossos atuais políticos, não importa em qual destes 34 partidos habitem, outorgaram para si o lema que :

    “A Educação é a solução para todo e 
      qualquer mal de nosso país”.

Em campanhas, convencem e usam as artimanhas de todos, baterem nas mesmas teclas desse uníssono e enganador lema.

Nas últimas três décadas e meia, o professor e, não o Professor, se arregimentou e se apoderou da arma da Greve, como único instrumento capaz de aumentar ou manter o padrão de compras de seus salários. Estratégia esta, que a olhos largos se vê, que pelo salário atual não funciona e que nunca funcionará.

A sociedade vê (erroneamente) o professor como um ser mesquinho apenas preocupado com seus salários.

Veja que o Professor, e, não o professor é o único capaz de alterar seu destino pois, em função de sua sabedoria e conhecimento pode mudar de emprego , trabalhar mais, ou qualquer coisa que o tire dessa equação maldita.

Não é raro, os governantes buscarem quem possa ensinar no mercado de trabalho. Quem atende ao chamado:

O Professor ou o professor?

Sim! Tem diferença entre o Professor e o professor.

O Professor com "P"  maiúsculo, o Mestre ciente de sua capacidade, irá ponderar todo o sistema inclusive o salário. 

O professor com "p" minúsculo atenderá o chamado e contará que, em um futuro próximo o seu sindicato, manipulado por ideologia barata, lhe consiga um aumento considerável.

É se aproveitando deste choque de interesses infernal: onde o professor quer o salário, os pais quem cuide da educação seus filhos, e seus filhos que nada querem que os políticos se elegem e reelegem, sempre na retórica, que :

“A EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO PARA TODAS AS NOSSAS MAZELAS.”

Cabe ao Professor de hoje se rebelar contra este sistema de cabresto eleitoral ao qual está exposto. 

Imaginem como a capacidade de um professor pode revolucionar um país. 

Vejam que no Brasil real temos mais de dois milhões de professores. 

O que aconteceria se o Professor fosse capaz de transmitir seu conhecimento para dez alunos? Vinte milhões de votos definiriam uma eleição.

Mas , na atual conjuntura, o professor manipulado tende a usar essa força descomunal não a favor de seu país, mas apenas na ilusão de seu contentamento individual.

O Professor é a chave para o nosso desenvolvimento intelectual e moral. O Professor pode provocar uma ruptura neste sistema falido, tanto educacional quanto político. 

Imaginem, que quando um Professor entra em uma sala de aula, ele esteja entrando em um ringue. Hipoteticamente seus alunos são seus adversários. Entrar mancando e se lamentando de seus baixos salários, não é entrar na luta perdendo?

Cabe ao Professor se reabilitar com a nação. Se fortalecer com seus alunos. Fomentar a disputa e o saber. Insistir na pesquisa individual e coletiva. Instigar o aluno ao raciocínio lógico. Mostrar a verdade do que ensina.

Aos pais cabe acabar com o desrespeito do Professor dentro de seus lares. 

Vejam como:

Um dia, minha filha chegou em casa e disse que uma professora a havia repreendido. Fiquei deveras revoltado e falei:

"- Filha, amanhã eu vou falar com essa    PROFESSORA."

Não sei, mas minha filha em seus delírios infantis deve ter imaginado coisa do tipo:

“- Amanhã esta PROFESSORA SE FERRA.”

Pois bem, cheguei a sala de aula e em um tom um tanto quanto eloquente e comovido disse:


"- PARABÉNS PROFESSORA POR SE    PREOCUPAR COM MINHA FILHA.
- E a partir de hoje, caso ela venha a ter    um   comportamento inadequado, a senhora está     autorizada por mim a repreende-la a altura.- E, quando isso acontecer, ela terá de minha   parte o corretivo necessário para que não         aconteça de novo", pois, tenho para mim que: 


- O PROFESSOR É A MAIOR E ÚNICA           AUTORIDADE EM SALA DE AULA."

Eleitores, esqueçam nossos políticos. 

Professores esqueçam suas promessas, uma vez que 35 anos e além das retóricas nada de concreto foi feito.

Professor , requeira a patente do ensinar.

Pais devolvam a tutela do ensino ao Professor.

Alunos, se nada querem, não vão à escola.

POLÍTICOS DE QUALQUER PARTIDO VÃO PARA O INFERNO COM SUAS PROMESSAS VÃS.

Aliás, não sou Professor...

Por ÁLVARO MARCOS ALVES



-Microempresário na área da prestação de serviços;
-Autodidata formado pela faculdade da vida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário