domingo, 1 de novembro de 2015

Como aumentar a autoconfiança?




11 Dicas para aumentar a autoconfiança 


Autoconfiança é tudo na vida de uma pessoa, quem confia em si mesmo acaba por atingir todos os seus objetivos cedo ou tarde. Quem é autoconfiante consegue obter sucesso na vida profissional, conquista os melhores cargos, realiza grandes vendas e prospera em seus negócios. E as vantagens não param por ai! Ao contrario do que se pensa as pessoas que conseguem mais sucesso nos estudos e vida acadêmica também são os que confiam em si mesmo e para finalizar pessoas confiantes são mais felizes em suas vidas amorosas. Então não faltam motivos para querer ser autoconfiante não é? Então veja mais algumas dicas para alcançar isso:


O que é autoconfiança?

É o ato ou sentimento de confiar em si mesmo, a ação de acreditar nas próprias qualidades e capacidade de realizar tarefas. Autoconfiança é o resultado de uma boa autoestima e uma autoimagem positiva. Ela é um sentimento aprendido e desenvolvido ao longo da vida. A autoconfiança é situacional, ou seja, alguém pode ser muito autoconfiante em determinadas ocasiões, mas em outras não. Entretanto a confiança em si mesmo tende a se generalizar para muitas circunstâncias distintas.

1. Esteja preparado

Simples assim: enquanto você não acreditar que é capaz de fazer algo, ficará inibido pelo medo. Por outro lado não basta se convencer de que consegue e falhar na hora h. 

O coerente é se preparar para o que se pretende fazer aprendendo a teoria e fazendo pequenas tentativas antes de partir para o grande desafio. Autoconfiança sem preparo é burrice.

2. Pratique excelência


Expulse a preguiça da sua vida, tudo o que tiver de fazer faça da melhor maneira possível, se esforce para ser melhor e ir mais longe. Não estou te aconselhando a se tornar competitivo com outras pessoas, a ideia é superar a si mesmo. Realizando um bom trabalho você será reconhecido pelas outras pessoas, conhecerá a sua própria capacidade e com isso conquista-se a autoconfiança.


Leia também: 


3. Aceite as consequências

Toda vez que se tenta fazer alguma coisa nova ou diferente você faz uma aposta: pode-se ter sucesso ou então fracassar; pode cair nas graças das outras pessoas ou se tornar motivo de piada. A questão é que só consegue ter sucesso quem aceita as consequências de falhar.

Não é tão ruim assim! O medo faz a consequência parecer bem pior do que ela realmente é, além disso, você não é feito de vidro é capaz de suportar qualquer coisa que vier. Entenda que é necessário dissolver a sua autoimagem de coitadinho que precisa ser defendido e que não aguenta brigar.

4. Não se deixe levar pelo pessimismo

Pensar que o pior vai acontecer não ajuda em nada e só corrobora para que você tenha mais medo. Quer ter autoconfiança? Então precisa aprender a vencer os pensamentos negativos e se deixar guiar pelo otimismo. Lembre-se que o seu pessimismo pode ser apenas uma forma que você encontrou para não precisar tentar.

5. Esteja perto de pessoas que lhe apoiem

Meus amigos não são bons? Não é exatamente isso, mas a tendência natural buscar estar ao lado de pessoas que se assemelhem a nós, ou seja, seus amigos provavelmente não são exemplos de autoconfiança e ousadia e desejam que você continue sendo iguais a eles. 

6. Não se incomode com as críticas

Por mais que você se esforce e por melhor que faça, sempre irá escutar críticas, no geral a crítica é apenas a vingança dos que fracassaram ou sequer tentaram fazer algo diferente. Os críticos seguem os que fazem sucesso assim como o trovão vem após o relâmpago, desse modo se não estiver ouvindo críticas é por que você não é lá grande coisa.

7. Aprenda com seus erros

Todo mundo erra cedo ou tarde, todos falham uma hora ou outra, isso é algo inevitável. O que não se pode fazer é desistir por causa disso ou se conformar com seus fracassos, é necessário se compreender onde se errou e tentar fazer de um modo diferente na próxima vez, só assim se adquire excelência e se constrói a autoconfiança.

8. Não exija tanto de você

Ser conformista e derrotista não colabora para que você desenvolva sua autoconfiança, por outro lado exigir muito de si mesmo só te faz se sentir incapaz ou insuficiente para alcançar os seus objetivos. Dificilmente algo é realizado perfeitamente e sem falhas, na verdade a única coisa que conta é se deu certo no final. Todo mundo que realmente bom no que faz começou medíocre e com tempo e esforço se tornou melhor, então não espere ser perfeito, apenas continue se esforçando mais e mais.

9. Valorize seus pontos fortes

Conheça e reconheça as suas qualidades e talentos e não deixe ninguém minimiza-las ou as desmerecer, principalmente você mesmo! É claro que existem pessoas que te superam nas suas qualidades, mas isso não as tornam menos importantes e nem menos interessantes, são as suas qualidades que te ajudaram a chegar em suas metas.

10. Não supervalorize a opinião alheia

As outras pessoas possuem ideias diferentes das suas e podem não gostar daquilo que você gosta ou faz... mas quem disse que a opinião delas é mais importante que a sua? Não seja “Maria vai com as outras” acredite naquilo que os fatos mostram. Não se deixe levar pelo que diz a maioria, entenda que sucesso tem quem aprendeu a quebrar regras e nadar contra a maré. 

11. Trabalhe a sua autoestima

Autoestima e autoconfiança estão muito ligadas, pois aquilo que você gosta em si mesmo te traz confiança. Compreendendo isso é possível notar que se não nada em você que lhe agrade é difícil confiar em si mesmo comece a trabalhar a sua autoestima.


POSTADO EM


http://www.psicologosp.com/2013/04/aumentar-auto-confianca.html


Por CESAR A.S.BORELLA


-Psicólogo Clínico e Blogueiro nas horas vagas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário