sexta-feira, 20 de julho de 2018

O Brasil que Eu Quero e Você Quer:Depende de Todos Nós!!

O Brasil que eu quero, que você quer e que todos nós  queremos é aquele país sem políticos corruptos, mais saúde, mais educação, mais segurança, e por ai vai. Está certo, tudo bem, eu também quero tudo isso, mas não é só isso, o Brasil que eu quero vai muito mais além, precisamos sonhar mais, desejar mais, e principalmente, fazer mais.

Eu sempre vejo pessoas colocando a culpa e delegando responsabilidades sempre para terceiros, é sempre assim: eu quero um político que faça mais para a população, que não seja corrupto, que distribua renda social, que faça a economia crescer, que abaixe os impostos entre outras coisas. Sempre delegando responsabilidades, mas antes de cobrar de terceiros, devemos olhar primeiramente para nós mesmos. 

 O que eu estou fazendo para mudar essa realidade? 

 Eu reclamo da política, mas eu faço algo diferente? 

 Eu leio mais sobre a política? 

Procuro me informar mais a respeito dos candidatos ou acredito naquela velha historinha que político é tudo igual, que todos são bandidos? 

Enquanto a população tiver essa mentalidade, infelizmente, vamos eleger sempre o pior, sempre o mais populista, aquele que engana bem em época de eleição,aquele que faz aquele discurso que o povo quer ouvir e pronto.

Como podemos cobrar atitudes do governo se optamos  por não votar ou votar em branco ou nulo?

Pesquisas recentes realizadas dia 6 e 7 de Junho, segundo Datafolha, mostram a intenção de votos para presidente da república, onde: os votos brancos e nulos somam-se até 40%, ficando em primeiro lugar. Como queremos um Brasil melhor se nem estamos com a intenção de votar? Se está difícil escolher, podem acreditar, não escolher será pior ainda, mesmo concordando que o mar não está para peixe, porém ,fugir ou deixar que os outros decidam por você não é a melhor atitude a fazer. 

Vou lhes contar sobre um dialogo que tive, dias atrás, com um colega de trabalho e no assunto política  ouvi a seguinte frase: 

 -"­­ A política pra mim acabou, porque não adianta votar, não temos candidatos honestos, estamos perdidos, todos são iguais."

E eu disse: 

-"Mas você já parou para pensar que você votando ou não alguém terá que governar? Você já leu sobre a história política de cada um? Você já pensou em fazer algo pra você mesmo e não depender do governo?" 

Fiz essas perguntas e obtive a seguinte resposta: 

-" Não gosto de política, não leio nada sobre isso, os noticiários só falam em corrupção e claro que dependemos apenas do governo".  

Apresentei a ele as minhas sugestões e opiniões como alternativas de solução ou pelo menos atitudes que podem fazer a diferença, as quais quero agora compartilhar com vocês nesse momento. 

O Brasil que eu quero é um país sem corrupção, com gestores eficientes e com visão ampla para um futuro melhor de uma nação.

 O Brasil que eu quero é aquele com pessoas com determinação, que faça algo diferente e se eu quero tudo isso, vou estudar mais a respeito dos candidatos, o que eles já fizeram pelo povo, quais os  seus projetos e   soluções. E se eu não quero corrupção devo agir da mesma  maneira, ou seja,  com honestidade. 

O Brasil que eu quero é aquele com  pessoas mais conscientes com o meio ambiente, não jogando lixo nas ruas, nos rios, reciclando os lixos e dessa forma  contribuindo para um país melhor. 

O Brasil que eu quero é aquele em que eu mesma possa buscar alternativas para não depender apenas do governo para ter sucesso na vida. O governo deve ser parceiro da população, apresentando as condições mínimas para que possamos ir em busca do nosso crescimento. 

O Brasil que eu quero é aquele com   pessoas que tenham mais amor ao próximo, mais solidariedade, compreensão, mais diálogos e  sorrisos a compartilhar.

O Brasil que eu quero é aquele com  pessoas que buscam estudar sempre, porque quem quer chega lá, e não  desiste. 

Temos que fazer diferente, fazer acontecer, ao invés de ficar sentado esperando um benefício do governo, por exemplo: porque não arregaçar as mangas para fazer sua própria renda? 

Todos nós somos capazes de vencer e crescer na vida desde que tenhamos a consciência de que a responsabilidade de tudo é nossa mesmo e de mais ninguém. 

O meu propósito aqui é mostrar pra todos que se queremos um país com políticos melhores e condições melhores, antes teremos que pensar em nós mesmos e ver o que estamos fazendo para sermos melhores e o que podemos fazer para votar melhor e escolher melhor. 

Antes de reclamar devemos nos informar melhor, ter atitudes melhores e antes de cobrar, fazer a nossa  parte também, porque reclamar é fácil, apontar o dedo é fácil,o difícil é fazer algo diferente, é ir atrás de informações verdadeiras e buscar entender cada questão que nos deixa na dúvida, buscar alternativas e soluções e não apenas focar no problema. 

O Brasil que eu quero é aquele com pessoas que não vendam seu voto, que não votem apenas porque tem que votar, que analisem e se informem melhor a respeito dos candidatos, e para isso não é apenas ver se ele esta sendo investigado ou não, é ver o que esse político fez para o meu estado e para o Brasil. Se houver investigações devemos verificar se procedem.

Ao votar  não temos que buscar um Salvador da Pátria e sim aquele que realmente pense no povo e não no poder,  que tenha algo a acrescentar para o país e não em quem acha que é uma aventura governar.

Outro assunto que merece  atenção  é a respeito do "Novo";  não é porque é "Novo” que vai fazer tudo diferente e  resolver: devemos nos informar sobre o "Novo" também. 

Há casos e casos, sou contra a generalização, sou a favor da democracia, da justiça, da nossa constituição e principalmente a favor do povo ir atrás e cobrar e assim ajudar a construir um Brasil melhor. 

Todos os brasileiros sabem que tipo de pensamento, quais são as atitudes negativas que compõem a raiz do comportamento que impede nosso progresso, com ordem, e em ritmo mais acelerado. 

Fazer o que está previsto mesmo que ninguém esteja vigiando, respeitar o direito de outras pessoas, cumprir o dever antes de exigir os direitos, cuidar das pequenas coisas ao nosso alcance em prol da natureza, falar de qualquer pessoa sempre como se ela estivesse presente, dizer obrigado, por favor, dar passagem, prestar atenção no próprio comportamento e tentar fazer sempre melhor e mais do que esperam de nós, dar o devido valor a cada produto ou serviço – Exemplo: alguns pagam R$ 200,00 para ir a um show e acham caro um livro de R$ 50,00 –, incentivar uma política ética e de qualidade, votar com responsabilidade, valorizar os bons políticos, valorizar os professores...

São tantas coisas que podemos fazer! Sim. Nós podemos ter um país cada vez melhor. Só depende de nós, da nossa atitude, do nosso comportamento! Esse país é magnífico, e é nosso! Todo ele: de norte a sul, cada cachoeira, cada praia, cada montanha, cada rio, cada árvore. As escolhas do que fazer com tudo isso são nossas, e elas determinarão o futuro de todos os brasileiros, talvez da humanidade. Temos uma grande responsabilidade. Que tipo de país, que tipo de sociedade, que tipo de cultura deixaremos para as próximas gerações, para os nossos netos? 

Façam a sua parte para que o Brasil seja cada vez mais feliz, ético, justo, inteligente, produtivo e educado; um país que, pelo exemplo, mereça e seja amado, de verdade, não só pelos brasileiros, mas pelo mundo inteiro, é possível. 

Um futuro melhor, um Brasil melhor, depende de mim, depende de você e de todos nós, todos somos responsáveis por essa jornada, vamos juntos construir o Brasil que queremos. 

"O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor é agora." (Provérbio Chinês) 

Gratidão a todos!!! 

Por CRISTIANE PAULA BARBOSA














Graduada em Técnica em Contabilidade e administração financeira;
-Graduada em Técnica em Gestão financeira e matemática financeira.
- Atualmente trabalha como Auxiliar Financeiro em empresa de exportação de couros.
Contatos:

Facebook: Cristiane Paula
Twitter: @cristianepaulab

Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Parabéns Cristiane! Excelente reflexões.Eu também almejo um Brasil diferente,com pessoas alinhadas ao bem comum e não apenas a interesses individuais. Vamos fazer a diferenca por onde habitamos rumo à transformação social. Gratidão!

    ResponderExcluir