sábado, 17 de novembro de 2018

Formação e Atuação do Professor na Educação Inclusiva


Fonte da imagem :https://educacao.uol.com.br/colunas/vera-cabral/2016/04/28/educacao-inclusao-e-sociedade.html

Temos presenciado grandes transformações na sociedade como um todo. No que se refere ao campo da educação, mais especificamente a Educação Especial, há um progresso visível de identificação dos diferentes transtornos e a busca de métodos para serem trabalhados na escola num processo de intervenção para incluir o aluno cujo desenvolvimento tenha sido alterado. 

Todos os seguimentos da sociedade – comunidade científica, família, comunidade escolar etc. – estão unindo os esforços para que a escola seja transformada em um local de inclusão, aberto, flexível, eficiente, democrático; um espaço no qual o aluno se sinta amado, aceito, compreendido e respeitado e, assim, tenha acesso a educação como uma alternativa de contribuição dos seres humanos. 
"A Educação não é homogeneização que se converte em uma ameaça para a civilização, senão alternativa aberta em todas suas formas possíveis, que se traduza em variedade sem fim de atitudes humanas. (MART, 2006)" 
Urge considerar também a formação inicial e continuada do professor que atua no ensino inclusivo, como aqueles que vão contribuir para que o aluno, através do conhecimento construído, descubra, decifra e reinvente o mundo que o cerca.

Os professores que atendem na Educação Infantil e na Educação Especial são formados em Normal Superior ou Pedagogia bem como na formação continuada. O professor deparar-se-á com problemas como a construção da sua identidade, diferentes ideias de formação, a relação entre a teoria e a prática de sala de aula, formação continuada etc. Tal formação não tem preparado os profissionais para a inclusão, reconhecendo e valorizando as diferenças.

A formação continuada é um leque que se abre cada dia. Torna-se necessário, portanto, buscar formas diferentes para que inspirados nos projetos que visam uma educação de qualidade para todos, à formação inicial dos educadores eliminaria, em grande parte, as reações negativas dos professores do ensino regular, diante dos alunos com deficiência.
"Quanto à formação continuada, os professores garantiriam um espaço para discutir e trocar experiências; atualizar conhecimentos; dirimir dúvidas; esclarecer situações de sala de aula; e cooperativa e coletivamente delinear teorias próprias para explicar como ensinar e como as crianças aprendem em suas escolas. (MANTOAN, 2006, p. 39)"
 A atuação do professor da Educação Infantil constitui-se um dos fatores mais importantes na inclusão escolar. Daí entendemos que sua formação tem a ver com uma postura crítica diante de uma sociedade de alunos diferentes; portanto, temos que pensar que tipo de professor temos de formar frente às exigências da sociedade.
"A formação é uma atividade de aperfeiçoamento integral dos professores, que se reproduz em uma reflexão profunda sobre a prática, se desenvolve no diálogo permanente com os colegas e se fortalece na comparação e melhoria contínua da ação de ensino, inovando o currículo de forma mais relevante para os estudantes, e para a comunidade educativa em seu conjunto. (MEDINA, 1995, p. 147)"
 O professor da Educação Inclusiva é um profissional que atua com diversos alunos, focado numa educação de qualidade, um trabalho em equipe, assumindo uma postura ética, repensando sua prática social e estabelecendo vínculos com toda a comunidade escolar.

"A construção da competência do professor para responder com qualidade às necessidades educacionais especiais de seus alunos um uma escola inclusiva, pela mediação da ética, responde à necessidade social e histórica de superação das práticas pedagógicas que discriminem, segregam e excluem, e, ao mesmo tempo, configura, na ação educativa, o vetor de transformação social para a equidade, a solidariedade, a cidadania. (XAVIER, 2002, p. 19)" 
Diante das mudanças pelas quais a nossa sociedade passa, é necessário adequar o nosso perfil a tais mudanças exercendo uma das suas funções que é transmitir os saberes éticos. Nossa responsabilidade na educação em valores dos alunos é essencial, por isso a própria formação em valores deve ser entendida desde todas as suas dimensões.
 
Na sua formação inicial, o professor precisa receber um currículo que trate de todos os aspectos do profissional que atua com a diversidade e com a inclusão construindo, assim, uma postura ética que contribua para a formação do homem em sua prática social. Um profissional capaz de responder às exigências de uma sociedade em constante transformações. 

A formação do professor é contínua e permanente, numa busca de estratégias, compreendendo a relação teoria e prática, troca de experiências e elaborar novos projetos e intervenções pedagógicas, análise de dados de inclusão que resultem em um trabalho conjunto.

"A formação permanente do docente deve orientar-se a uma nova cultura profissional, a qual assume um conceito de professores pesquisadores, superando o papel de reprodutor e fornecendo propostas de melhoria profissional, mediante a reflexão sobre a prática. (MANTOAN, 2006, p. 66)"
 
Os educadores que atuam na Educação Infantil, não podem esquecer que os alunos com necessidades especiais são os sujeitos que tem direitos ao processo de inclusão escolar, de conquistar a autonomia e melhor enquanto pessoas. Entendemos que a inclusão se constitui num processo que se move no terreno das concepções básicas e das atitudes ou disposições, diante de uma resposta educativa esperada pela diversidade, e não só no terreno das ações determinadas e concretas. (SANCHEZ, 2011, p. 90) 

Para que a educação seja de fato inclusiva, a escola deve buscar a negociação permanente com os pais e também com os recursos humanos da escola, para que todos participem do processo de inclusão, oferecendo suporte, adaptações, modificações e avaliações neste processo. 

O professor é o elemento de grande importância na implementação da Educação Inclusiva no contexto da Educação Infantil, ou seja, aquele que vai envolver com a atenção à adversidade, precisa: refletir sobre o processo da Educação Especial de inclusão na Educação Infantil; refletir sobre os desafios que estão diante da diversidade; compreender a inclusão social e educativa como um papel de toda a coletividade; e indagar sobre a importância da sua formação permanente, centralizada na inclusão e baseada na qualidade de vida e na participação dos portadores de necessidades especiais, em resposta ao processo de atenção à diversidade.

 Referências 

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEE SP, 2001;

Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994 (livro 1); 

COLELLO, S. M. G. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004;

GONZÁLEZ, José Antônio Tores. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2001;

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006;

MENDES, Enicéia Gonçalves. Desafios atuais na formação do professor de educação especial. In: Revista Integração. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Especial, ano 14, nº 24, 2002;

MOSQUERA, Juan José Mourinho. Educação Especial em direção à educação inclusiva. 3. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006; 

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORPE, 1994;e

XAVIER, Alexandre Guedes Pereira. Ética, técnica e política: a competência docente na proposta inclusiva. In: Revista Integração, ano 14 nº 24. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial, 2002.

POR FERNANDO MARTINS




















-Professor, escritor e palestrante;
-Licenciado em Ciências Sociais e 
Especialista em Metodologia do Ensino da História e Aconselhamento Familiar e
 -Doutor em Teologia.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Concordo em gênero e grau...Parabéns professor...vamos usar para discutir com nossos professores.

    ResponderExcluir