quinta-feira, 28 de março de 2019

Todos querem direitos, mas deveres... o que a Bíblia diz?



Autora: Ana Paula Stucchi(*)



Muito se fala em direitos, mas deveres... quem fala? Quem quer? Quase ninguém, nessa nossa cultura de paternalismo, se preocupa em ser respeitador de cumprir seus deveres, mas direitos todo mundo quer... Mas... como isso começou?

Em Gênesis 2 Deus deu ao homem um jardim para cuidar. Um lugar perfeito. Recebeu ordem para dar nome aos animais. E deu-lhe direitos deveres:
"E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: 
De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Gênesis 2:15-17

A árvore do conhecimento do bem e do mal; não importa qual o tipo de fruto, mas o importante é ressaltar que: 1 - essa árvore pertence ao SENHOR, e não ao homem; 2 - Deus estava simplesmente, como Pai, guardando o ser humano do mal, já que eles conheciam apenas a perfeição daquele jardim maravilhoso. 

Já pensou? Não ter que lavar, passar, cozinhar? Sempre arrumada, sem ter que passar por dor de depilação, horas no salão... e o chá das cinco? Não foi Rainha Elizabeth que inventou, mas sim o SENHOR: "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia" Gênesis 3:8a. Ou seja, Todos os dias, pelo fim da tarde, o próprio Deus vinha pessoalmente, olhos nos olhos, conversar com Adão e Eva.   

Então, mesmo na perfeição (não é o lugar, mas o que está dentro do nosso coração, pois fomos criados com livre arbítrio) veio a serpente e torceu a Palavra dizendo que não iriam morrer, e iriam ser iguais a Deus (Gênesis 3:4-5). Então podemos entender e concluir que, ao reparar no fruto (nunca tinham reparado) não se ativeram ao DEVER de não tocar nem na árvore nem no fruto. 

Pense! Tinha uma infinidade de árvores de frutas maravilhosas. Uma variedade! e mesmo assim, escolheram tocar no que não era deles. O que a serpente disse foi tudo mentira: eles não ficaram iguais a Deus e morreram. Tudo que Deus disse aconteceu. Ou seja, quiseram o que era de direito, e não cumprindo o dever, acabaram sofrendo as consequências de suas próprias escolhas (infelizmente ainda hoje fazemos isso). Quando não cumprimos nossos deveres, óbvio que tem consequências. Mas o ser humano mimizento desde o início já é cheio de jogar nas costas do outro. Porque, quando o SENHOR, em Gênesis 3:11 faz a pergunta: "Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses"? Gênesis 3:11, Adão tem a pachorra/capacidade/folga/imaturidade/meninice de responder ao próprio Deus:  "A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi". Gênesis 3:12. Ou seja, Adão, ao ser confrontado sobre a responsabilidade, o único dever que ele deveria cumprir e não cumpriu, além de não assumir a responsabilidade dos seus atos, colocou a culpa em Deus (!!!!! tipo: tava sossegado e o SENHOR me arrumou essa aí...) e na mulher. E se você observar, até hoje assim procedem as pessoas.

Mas você (vai fazer a pergunta de delinquente) vai dizer: mas eles não morreram na hora. Sim, e sabe por quê? Graça. Favor imerecido. Deus esperou um arrependimento, uma confissão. Assim como o rei Davi fez ao ser confrontado pelo profeta Natã.  "Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor2 Samuel 12:13a. Por isso Davi é considerado como "segundo o coração de Deus". Adão não se arrependeu, e morreu. E a humanidade seguiu sem a glória de Deus. E então Deus fez com que cabesse agora a nós ESCOLHERMOS ser DEle. Assim diz a Escritura sobre recuperarmos a Aliança quebrada no Éden:
"Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido". Romanos 10:8-1

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". João 14:6

Que a sua escolha seja vir ao Pai através de Jesus Cristo! E que você faça as escolhas certas, cumpra com seus deveres diante do SENHOR e seja grandemente abençoado! 

*ANA PAULA STUCCHI














- Pastora Ana Paula Stucchi, Resgatada e Redimida por Jesus Cristo, aprendendo a cada dia no Conhecimento do Deus Altíssimo. 
Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário