domingo, 9 de agosto de 2020

Cérebro:Sua Relação com os Sentimentos e as Emoções

 


Autora: Keity Teixeira Fonseca Vallim (*)

Como no dia 22 de julho se comemorou o Dia Mundial do Cérebro vou tecer no presente texto algumas breves considerações sobre ele.

Nos últimos anos tivemos um aumento significativo nos estudos da neurociência e tivemos a propagação desse conteúdo a população em geral, o que ao meu ver foi positivo. Mas, a entrada da neurociência nas salas de aula foi o mais importante. Os docentes tiveram acesso a conteúdos sobre o funcionamento cerebral que auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem.  Isso propiciou a compreensão das dificuldades dos alunos e como consequência assegurou a busca de  estratégias em sala de aula para uma melhor aprendizagem pelo discente.

Os conteúdos de neurociência também alcançaram os pais e cuidadores, o que oportunizou melhor compreensão da maneira como as crianças agem, o que faz com que a resposta dada a elas sejam mais eficientes diante de situações difíceis. Isso possibilitará a construção de uma base social, emocional e mental da criança mais saudável.

O cérebro tem 100 bilhões de neurônios, cada um com uma média de 10 mil conexões com outros neurônios, dados extraídos do livro "O cérebro da criança".

O que molda nosso cérebro é a experiência. Por esse motivo é muito importante proporcionarmos as crianças experiências diversificadas. E é importante frisar que mesmo na velhice, as  experiências alteram a estrutura física do cérebro.

Pesquisas em psicologia do desenvolvimento sugerem que tudo que acontece conosco – a música que ouvimos, as pessoas que nos relacionamos, os livros que lemos, as emoções que sentimos – tem impacto na forma como nosso cérebro se desenvolve.

O lado esquerdo do cérebro é lógico, literal, linguístico e linear. O lado direito é mais intuitivo,  emocional e não-verbal. Resumindo: o esquerdo enfoca o texto, o direito o contexto.  

Crianças muito pequenas têm o hemisfério direito predominante, nos três primeiros anos de ida. Quando a criança começa a questionar "porquê?" o tempo todo, é um indício que o cérebro esquerdo está começando a entrar em ação.  Porquê? Porque nosso cérebro esquerdo gosta de compreender os relacionamentos causa-efeito lineares do mundo – e de expressar essa lógica com linguagem.

Enquanto pais e cuidadores, é importante auxiliar as crianças para a integração do cérebro direito e esquerdo o que fará com que tenhamos uma cooperação mas rápida e com menos drama da criança. Além disso, um cérebro integrado resulta em "tomada de decisão aprimorada, melhor controle do corpo e das emoções, auto compreensão mais completa, relacionamentos mais fortes e sucesso escolar. Tudo começa com as experiências  que os pais e outros  cuidadores oferecem, estabelecendo as bases para a integração e a saúde mental."

*KEITY TEIXEIRA FONSECA VALLIM



-Psicóloga Clínica;
-Especialista em Neuropsicologia pelo CEPSIC-ICHC/FMUSP;
Especialista clínica na abordagem analítica – Unicamp;
Experiência como coordenadora pedagógica, formação de professores e assessoria educacional;
contato: keityteixeirafonseca@yahoo.com.br


Nota do Editor:

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