sábado, 9 de janeiro de 2021

Desafios da Educação em 2021


 Autora: Cintia Vasconcelos(*)


Há muito que sabemos que sempre tivemos e sempre teremos desafios a serem vencidos na área da educação. Cada época apresenta suas particularidades, que trazem consigo chances de crescimento e aprimoramento das metodologias educacionais. 

E com a pandemia da covid 19, acabamos por antecipar tendências que já eram demonstradas em algumas culturas, e que no Brasil nem todos tinham acesso às novidades tecnológicas e educacionais. Mas infelizmente muitos não estavam preparados, principalmente os profissionais da educação; e menos ainda os pais e alunos. Resultado: aprovação automática com a justificativa de um ano atípico, mas com as práticas relapsas pré pandemia. Professores que não sabiam lidar com a tecnologia já tão difundida em nossa cultura, alunos que não receberam auxílio adequado por parte dos pais, sem contar o fato de muitas famílias que mal tem o que comer, menos ainda condições de ter acesso às tais tecnologias educacionais. 

E tais transtornos e problemas não afetaram apenas pais e alunos, mas professores que acabaram por abrir mão da profissão por não terem dado conta de se adaptarem às novas tecnologias para transmitir conhecimento. 

Que fique para nós a lição não apenas para a educação e nem apenas pela pandemia. Qualificação deve ser constante. Novidades sempre teve e sempre terá em todas as áreas. Não podemos esperar algo ruim acontecer para que possamos buscar uma saída. Antes, estejamos em constante capacitação para lidarmos com todos os cenários possíveis de dificuldade, afim de alcançarmos nosso objetivo de levar a educação para todos os povos possíveis, com todas as dificuldades que sempre existiram, proporcionando mudança de vida e propiciando o vislumbre de um futuro diferente e melhor, principalmente para aqueles que sempre viveram com o mínimo de condições.

(*)CINTIA VASCONCELOS

-Pedagoga;
-Graduada pela Universidade Anhanguera(2011);
Atua na coordenação pedagógica em escolas de níveis médio e superior.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário