domingo, 10 de janeiro de 2021

Precisamos falar sobre nosso amor!


 Autora: Camila Mufalani(*)


Quando falamos essa palavra sempre a relacionamos a outras pessoas, mas hoje quero fazer uma reflexão sobre o amor, e nessa reflexão quero fazer uma pergunta pra você que está lendo esse texto: 

Você atribui a você uma parte do amor que compartilha com as pessoas que são importantes na sua vida? 

Para responder essa pergunta precisamos compreender sobre que tipo de amor estamos falando aqui, esse amor é muito conhecido como amor-próprio, mas essa palavra "próprio" muitas vezes é vista como egoísmo, mas será que aprender a se valorizar, priorizar os sentimentos, respeitar os seus limites é egoísmo? 

Quanta complexidade geramos quando somos colocados em pauta! 

Se alguém te perguntar: Você se ama? a resposta imediata é "Claro". 

E se você fizer esse questionamento internamente, qual será a resposta? Eu já estou aqui curiosa pra saber, vamos buscar essa resposta juntos. 

As suas atitudes estão demonstrando amor por você mesmo? 

Você se acolhe, como isso funciona, vamos lá: consegue identificar seus sentimentos, nomeá-los e respeitá-los? você se autossabota? (faz coisas que prejudica a si próprio). Quando erra aprende com seus erros ou prefere se punir? Quando tem conflitos tenta resolvê-los ao invés de tentar fugir deles? E quando se depara com situações difíceis, consegue refletir e buscar as possibilidades? 

Poderia ter um manual para seguirmos tudo isso, mas felizmente a humanidade não tem, porque somos seres com sentimentos, pensamentos e comportamentos diversos, e os nossos sentimentos nos diferencia de qualquer outro ser humano, porque o sentir é único, mesmo que o nome seja o mesmo, ex: dor, cada um sente de um jeito único. 

E o seu amor por você pode ser demonstrado nas pequenas atitudes do dia a dia, como você lida com seus sentimentos, pensamentos e comportamentos? Suas ações estão de acordo com seus pensamentos? 

* CAMILA MUFALANI - CRP 06/128571















Psicóloga formada em 2014 pela Universidade de Vila Velha-ES (UVV) -2014 e
Especialização em neuropsicologia cognitiva  pelo Instituto de Psiquiatria- HCFMUSP(2019)

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: