segunda-feira, 26 de setembro de 2022

É sobre Falhar e estar tudo bem



Autora: Beca Casal (*)

Eu falhei. E como boa virginiana, eu não me permito falhar. Como alguém que foi criada para resolver problemas, falhar é algo que eu não me permito fazer. Mas eu falhei.

Falhar é algo relativamente simples: você faz planos, eles saem do controle, e você falha. Como artista e ex-estudante de Administração, eu sei que a falha faz parte do processo. Você falha, estuda as causas da falha, adequa o seu planejamento e tenta de novo. E então, muito provavelmente, você falha outra vez. Isso porque, ao contrário do que pensamos, a falha não significa fracasso, mas uma oportunidade de aprimoramento. É por isso que costumamos dizer que "a prática leva à perfeição", porque antes de ser bem-sucedido em algo você falhará incontáveis vezes. E continuará falhando até que analise seus pontos de falha e aprenda com seus erros.

Você já deve ter ouvido e repetido muitas vezes o ditado "errar é humano". Costumamos usá-lo muitas vezes, especialmente quando percebemos que alguém está se culpando excessivamente por um erro que qualquer pessoa poderia cometer. Mas por que tratamos nossas falhas como algo inaceitável quando somos tão propensos à condescendência com relação aos erros daqueles que amamos (e às vezes nem isso)?

Por que aceitamos os erros dos outros tão facilmente, e achamos tão difícil aceitar que também estamos passíveis ao erro? Por que é tão difícil reconhecer que falhamos? Doloroso até. Vergonhoso...

Errar... Falhar... Você já parou para refletir sobre essas duas palavras? De acordo com o Oxford Languages elas possuem significados muito parecidos:

Errar: 1. Incorrer em erro, em engano; 2. Deixar de acertar em. (etc)

Falhar: 1. Fazer falha em; fender.; 2. Não acertar; errar. (etc)

Eu falhei. Falhei e sofri muito por isso. Passei alguns dias na cama, com um milhão de pensamentos nada gentis rondando a minha mente, tentando me fazer acreditar que é isso, eu falhei e perdi a minha grande chance, que meu sonho acabou e que minha vida não tem mais sentido depois de falhar. Foi assustador. Mas não precisaria ser...

Sim, eu falhei. Mas, como artista e ex-estudante de Administração, eu sei que a falha faz parte do processo.

Não estou em Portugal conhecendo novas pessoas, iniciando uma nova faculdade e vivendo o sonho de estudar sobre editoração literária. Mas estou sentada em um café, em Campo Grande, feliz com o início da Primavera e com o emprego que vou começar em breve. E, de alguma forma, mesmo frustrada pelos planos que não se concretizaram, sei que estou exatamente onde deveria estar.

*BECA CASAL 












Segundo suas próprias palavras:
 escritora independente, poetisa e social media, formada em Tecnologia em Processos Gerenciais pela UFMS e natural de Campo Grande/MS;
 É mãe, irmã e filha. 
Sonhadora, acredita que as coisas acontecem quando devem acontecer. 
Publicou 3 livros de poesia pela Amazon."

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários: