segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Competências, um braço para o desenvolvimento do Brasil


 Autora: Maria Cristina Oliveira(*)




Sonhar com o Brasil do futuro é vê-lo fazer parte do grupo de países desenvolvidos, em que há um elevado grau de industrialização, alta renda per capita, com o PIB elevado, que compõe o valor monetário de bens e serviços produzidos pelo país no período de um ano, tendo ótimos indicadores sociais, com IDH próximo de 1, indicando boa qualidade e expectativa de vida, com alta taxa de alfabetização, com distribuição de renda mais homogênea, com reduzida taxas de mortalidade e de mortalidade infantil, baixo desemprego, com desenvolvimento sustentável, enfim alto desenvolvimento socioeconômico.

Um dos braços para se atingir essas metas é investimento em capital humano.

Em 2003, a União Europeia motivada pela crise econômica de 2001, 2002, com baixo crescimento econômico, criou a European Comission, uma comissão para estudar como ajudar no desenvolvimento do indivíduo. Nos estudos iniciais procuraram entender quais eram as habilidades necessárias para o sucesso. Entrevistaram e estudaram casos de sucesso.

Em 2006, foi publicada a primeira versão do Quadro de Referência Europeu de Competências Essenciais para Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning), que envolve uma combinação dinâmica de conhecimentos, aptidões e atitudes a ser desenvolvida pelos cidadãos a fim de manter a realização pessoal, empregabilidade, inclusão social e consequentemente impactar no desenvolvimento socioeconômico do país.

Em 2018, o Conselho da União Europeia lançou a segunda versão do Quadro de Referências, em decorrência das transformações da sociedade e da economia, alterando as competências que os cidadãos e profissionais precisam desenvolver para se manter ativos na sociedade.

As competências-chave são uma combinação dinâmica dos conhecimentos, habilidades e atitudes que um aluno precisa desenvolver ao longo de sua jornada, desde a mais tenra idade, obtendo uma Educação de alta qualidade e inclusiva.

Veja se você se identifica com estas competências:

1-Competência de Literacia que compreende o letramento digital e a boa alfabetização, proporcionando a capacidade de identificar, compreender, expressar, criar e interpretar conceitos, sentimentos, fatos e opiniões em formas orais e escritas, usando materiais visuais, sonoros/áudio e digitais em disciplinas e contextos. Portanto implica na capacidade de se comunicar e se conectar efetivamente com os outros, de forma adequada e criativa;

2-Competência Multilíngue que define a capacidade de usar diferentes idiomas de forma adequada e eficaz para comunicação. Consiste na capacidade de compreender mensagens faladas, de iniciar, sustentar e concluir conversas e ler, compreender e redigir textos;

3-Competência Matemática e domínio das Ciências, Tecnologia e Engenharia: É a capacidade de desenvolver e aplicar o pensamento matemático e conhecimento para resolver uma série de problemas em situações cotidianas. A Competência em Ciências refere-se à capacidade e vontade de explicar o mundo natural, por fazendo uso do corpo de conhecimento e metodologia empregada, incluindo observação e experimentação, a fim de identificar questões e tirar conclusões baseadas em evidencias. As competências em Tecnologia e Engenharia são aplicações desse conhecimento e metodologia em resposta aos desejos ou necessidades humanas percebidas. Estas habilidades em Ciências, Tecnologia e Engenharia envolvem uma compreensão das mudanças causadas pelo homem;

4-Competência Digital é a que envolve o uso confiante, crítico e responsável na utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem, no trabalho e para a participação na sociedade. Inclui informações e alfabetização de dados, comunicação e colaboração, alfabetização de mídia, criação de conteúdo digital, segurança digital e habilidades relacionadas com segurança cibernéticas. O indivíduo deve entender como as tecnologias digitais podem apoiar a comunicação, criatividade e inovação, estando ciente das suas oportunidades, limitações, efeitos e riscos;

5-Competência Pessoal, Social e Aprender a Aprender é a capacidade de refletir sobre si mesmo, efetivamente gerir o tempo e a informação, trabalhar com os outros de forma construtiva, manter-se resiliente e gerir o próprio aprendizado e carreira. Portanto inclui a capacidade de lidar com as incertezas e as complexidades, aprender a aprender, cuidar do bem-estar físico e emocional, mantendo a saúde física e mental. Para as relações interpessoais bem-sucedidas, a participação social é essencial. O indivíduo deve ser capaz de identificar e estabelecer metas, motivar-se e desenvolver resiliência e confiança para prosseguir e ter sucesso na aprendizagem ao longo de sua vida;

6-Competência Cidadã é a capacidade de agir como cidadão responsável e de participar plenamente da vida cívica e social, com base na compreensão dos conceitos sociais, econômicos, jurídicos e políticos, bem como de ater-se aos desenvolvimentos globais e de sustentabilidade;

7-Competência de Expressão, Sensibilização Cultural: Esta competência requer conhecimento das culturas locais, regionais, nacionais, globais. As habilidades incluem a capacidade de expressar e interpretar ideias figurativas e abstratas, experiências e emoções com empatia e a capacidade de fazê-lo de uma forma variada de artes e outras formas culturais;

8-Competência Empreendedora refere-se à capacidade de agir sobre oportunidades e ideias, transformá-las em valores para os outros. Baseia-se na criatividade, pensamento crítico e resoluções de problemas, tendo iniciativa e perseverança e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, a fim de planejar e gerenciar projetos de valor cultural, social, financeiro. A competência Empreendedora exige saber que existem diferentes contextos e oportunidades para transformar ideias em ação, em atividades pessoais, sociais e profissionais e uma compreensão de como surgem. O indivíduo deve conhecer e compreender as abordagens de planejamento e gestão de projetos, que incluem processos e recursos. Ele deve ter uma compreensão da economia e as oportunidades e desafios sociais e econômicos enfrentados por um empregador, pela organização ou sociedade. Ele deve estar ciente dos desafios do desenvolvimento sustentável e ter autoconsciência de suas próprias forças e fraquezas. Uma atitude empreendedora é caracterizada por um senso de iniciativa, pró-atividade, ter visão de futuro, coragem e perseverança na conquista de objetivos. Portanto inclui o desejo de motivar os outros e valorizar suas ideias, ter empatia e cuidar das pessoas e do mundo, aceitando responsabilidades, adotando abordagens éticas durante todo o processo.

Investir em habilidades básicas tornou-se mais relevante do que nunca. Alta qualidade na educação, incluindo atividades extracurriculares e uma ampla abordagem na competência de desenvolvimento, melhora os níveis de realização pessoal, social, econômica. Além disso, novas formas de aprendizagem precisam ser exploradas para uma sociedade que está se tornando cada vez mais móvel e digital. Todo este desenvolvimento do indivíduo impacta na transformação do país, no processo para ver o Brasil desenvolvido.

*MARIA CRISTINA OLIVEIRA




















-Graduada em Letras pela PUC Campinas;

-Pós-Graduanda em Ciência Política pela UNYLEYA ;

-Atualmente é funcionária pública federal.


Nota do Editor:

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