sábado, 1 de outubro de 2016

Escola Irracional , Imutável e Qualidade Zero.

Em comparação com outros países, nosso sistema educacional, aparece nos últimos lugares em qualidade de ensino.

Teoricamente todos falam que a escola precisa mudar. No entanto, mudança nas escolas nunca passou de discurso Hipócrita.
Boas propostas boas ideias, boas políticas, tiveram rejeição dos atores mais envolvidos, dentro e fora da escola.

Todos reclamam, mas não deixam mudar uma vírgula.

Vivi essa experiência na carreira do magistério público de São Paulo.

Todos os projetos e propostas de mudança, tanto de baixo para cima ou de cima para baixo fracassaram.

A escola permaneceu intocável.

Participei de tantas tentativas de mudança, mas citarei apenas duas.

Em 1984, uma diretora de escola e sua equipe escolar tanto lutaram para mudar a forma injusta sofrida pelos alunos trabalhadores do período noturno, que conseguiu.

A secretaria da educação implantou o Projeto de Reestruturação Técnica, Pedagógica e Administrativa do Período Noturno.
Podia mudar tuto, mas a escola nada mudou.

Outra grande proposta de mudança da Secretaria da Educação foi a Escola Cidadã.
O Instituto Paulo Freire foi contratado em 1997, para a implantação da Escola Cidadã, um novo perfil de gestão democrática da escola.

Envolvendo toda a comunidade, reuniões, debates seminários e muito estudo.

Proposta para agradar direita, esquerda, gregos, troianos, norte, sul, etc.

O Instituto Paulo Freire realizou um brilhante e competente trabalho, durante longo período.

A Escola minha gente nada mudou.

Hoje a Escola que não melhorou, piorou muito. Conseguiu deteriorar os mais elevados valores morais, éticos e se tornou violenta. Ninguém respeita ninguém.

Tantos casos de violência acontecendo nas escolas, mas vou citar um que aconteceu em Salto de Pirapora, pequena cidade da região de Sorocaba-SP.

Na saída da escola uma mãe de uma jovem do ensino médio, atacou uma professora pelas costas, quase matou a professora que ficou vários dias na UTI do hospital. Motivo deu nota baixa para a aluna.

Além de tudo isso a Escola deturpou o sentido real de democracia, está dominada por grupos corporativistas, dominada por interesses estreitos e modismos doutrinários.
A escola hoje é irracional, incapaz de diálogo inteligente, totalmente incompetente para construir consensos e mudar.

Mudar o Ensino Médio? Mais fácil cair o ministro, do que reformar o ensino em busca de qualidade.

A escola não se reúne para discutir e melhorar a proposta. Age com truculência, fecha e quebra tudo, impede o direito dos alunos que querem realmente estudar e manter um diálogo inteligente.

Esses alunos seguem apenas as palavras de ordem de professores comprometidos não com a qualidade de ensino, mas com um projeto doutrinário e irracional.

Como comprovam as estatísticas esses alunos são incapazes de ler e interpretar qualquer proposta de melhoria de ensino. Estão em último lugar no ranking mundial.

Vejam é a Sociedade que não valoriza a Educação, não reage competentemente, não define o perfil de qualidade que deseja para a Escola, nem seus valores, muito menos cobra resultados.

Vai mais 50 anos de marcha ré, na qualidade de ensino?


Será que a única opção para os jovens que querem estudar é o AEROPORTO?

POR NEIDE BATISTA RAMOS SACONI







- Pedagoga formada em Pedagogia Plena pela UNISO- Universidade de Sorocaba;
-Professora do Ensino Fundamental com carreira no Magistério Público Estadual e
- Diretora de Escola e Supervisora de Ensino Aposentada;
- Mora em Salto de Pirapora - SP
-Twitter: @NeideSaconi

3 comentários:

  1. Gostei muito Neide. E tenho algo a acrescentar: as propostas e projetos, ainda quando positivos, não tem continuodade. A cada governo, a cada Secretário de Educação presenciamos a tentativa de que se imponham projetos como vitrines das políticas públicas. Assim, educação não é política de governo, mas de partidos. Isso é muito ruim.

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  2. Obrigada amiga pela brilhante participação, acrescentou muito bem.Concordo muito..

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  3. Sou deveras um crítico de carteirinha da educação no Brasil. Na minha opinião educação no Brasil é uma farsa. Um tema que se politizou no final dos anos setenta e desde então cai ladeira abaixo em todos os quesitos.
    Essa geração de alunos pós sindicalização da categoria dos professores, politização à esquerda desta tal U N E que um dia não muito longe, inspirada por uma mini série global, lutou bravamente pelo tema Diretas Já, hoje, é total e plenamente manipulável, ambas. Haja visto que o seu presidente à época se deixou cooptar por ideais toscos e hoje está a defender a indefensável alma dos negócios escusos.
    Temos como mudar o ângulo de visão. Mas a sociedade dopada com discursos e apartes grotescos de pseudos especialistas, não deixam...



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