sábado, 3 de dezembro de 2016

Inclusão e transformação



Nos últimos anos e em especial nos últimos dias tivemos muitas oportunidades para reflexão e transformação. Refletir sobre o que queremos para o nosso país e o mundo, o que queremos para nossas vidas, e assim caminhar em busca da transformação pessoal e da humanidade.

Momentos que nos fazem refletir sobre o sentido de nossas vidas e a necessidade de nos transformar. Mas não uma transformação qualquer, uma transformação desafiadora que nos faça pessoas melhores para o outro. Momentos que nos fazem pensar no coletivo, transformando nossos interesses pessoais em beneficio para a coletividade. 

Somos pegos por reações diversas que nos surpreendem e nos trazem esperança para uma transformação. Momentos de solidariedade e união que se trazidos para o nosso dia a dia poderiam transformar pessoas, fazendo com que as “discriminações que vão se infiltrando em nossa existência, tanto nos tornando discriminados como discriminadores” fossem caminhando para a inclusão na direção da transformação e assim diminuir as marginalizações referentes às questões religiosas, raciais, sexuais, econômicas e pessoas com deficiências. 

Seria a realização de um sonho o dia em que uma criança “diferente” fosse aceita e incluída naturalmente na sociedade com oportunidades idênticas, sem a necessidade de tornar este um assunto de relevância. Mas para que isso aconteça se faz necessário a nossa transformação pessoal, nossa aceitação de nós mesmos e dos outros, nossa tolerância para com o diferente. Ao nos transformarmos teremos a inclusão. Assim, quando tivermos a inclusão é porque nos transformamos.

Convido os leitores e em especial os professores a repensarem suas atitudes, a ressignificar valores e acreditarem em sua própria transformação, aceitem seus alunos diferentes e os trate com amorosidade, para que no futuro nossa sociedade também se transforme para um mundo melhor e nosso sonho possa um dia se tornar realidade.

Por MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO









-Professora, doutora em Educação: Currículo pala PUCSP  e 
-Pesquisadora em formação de professores e inclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário