domingo, 5 de fevereiro de 2017

Como o Pensamento afeta o comportamento


Os aspectos psicológicos envolvidos no desempenho pessoal e profissional são tão importantes quanto os aspectos físicos. PENSE que você pode fazer algo. ACREDITE que você pode fazer algo... e com certeza você não só será capaz de fazer isso, como provavelmente fará melhor do que pensou. 

A ligação entre a mente e o corpo tem sido objeto de estudos e pesquisas ao longo da história, mas até as décadas de 70 e 80, o foco principal era o comportamento e não o funcionamento da mente. O interesse nos processos de pensamentos e como estes interagem e influenciam o comportamento tornou-se o foco atual, resultando no início da psicologia cognitiva. A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual. A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual). 

Pensar afeta não somente nosso comportamento, mas também como nós nos sentimos. Por exemplo, se você está a caminho para uma entrevista de emprego e surge em sua mente o pensamento "eu vou fazer uma entrevista realmente ruim hoje, não estou em um dia bom" e você acreditar neste pensamento, como provavelmente se sentirá? Feliz e motivado? Ou nervoso e inseguro? Se você se sentir nervoso e inseguro, como é que isso pode afetar seu comportamento? Estará confiante? Falará claramente e ressaltará suas qualidades?

O pensamento é a “CHAVE”, afeta como nos sentimos e isso, por sua vez, resulta no modo como nos comportamos. Usando o exemplo acima, o pensamento "eu vou fazer uma entrevista ruim hoje" causará um sentimento de nervosismo e assim afetará o seu desempenho na entrevista. A crença nesses pensamentos aumenta, fortalecendo ainda mais a relação PENSAMENTO e COMPORTAMENTO.

Essa ligação PENSAMENTO-COMPORTAMENTO ocorre em todos os aspectos de nossas vidas e são usados para tratar uma gama de distúrbios psicológicos, incluindo depressão e ansiedade, também tem sido usado em ambientes ocupacionais para melhorar o desempenho no trabalho, liderança e gestão de equipes, bem como no desempenho esportivo. Dessa forma, o aspecto psicológico é tão importante quanto o aspecto físico.

O desempenho, tanto na área pessoal quanto profissional é afetado pela forma como pensamos. A ligação pensamento e comportamento é crucial para conseguir melhores resultados, levando a pessoa ao aproveitamento máximo de suas habilidades/capacidades e ajudando a atingir seu pleno potencial. Se você acredita em si mesmo, na sua habilidade, em seu treinador ou profissional de saúde, isso afetará seu comportamento. A falta de autoconfiança comprometerá o alcance de seus objetivos, levando assim a uma maior probabilidade de desistência ao longo do processo. A autoconfiança influencia diretamente no atingimento de metas elevando ao aproveitamento de seu esforço. A pessoa que acredita no que está fazendo e que pode atingir seus objetivos, se torna mais segura, persistindo até que o alcance. Trabalhamos mais e melhor quando acreditamos em nós mesmos.

Compreender a ligação entre PENSAMENTO e COMPORTAMENTO é vital para o sucesso em qualquer aspecto. Lembrar desta ligação e saber quando e quais pensamentos dar atenção é uma habilidade que requer prática. Quando as dificuldades aparecem e as coisas não saem como planejado, a capacidade de usar essa habilidade torna-se mais difícil, mas é tudo uma questão de treino diário, como por exemplo, uma lesão pode ser usada para motivar um atleta a obter resultados ainda melhores, ou pode fazer com que ele desista completamente, com base em seu PENSAMENTO. Acreditar nos pensamentos "eu nunca vou ser capaz de voltar a competir após esta lesão" ou "minha carreira acabou" são capazes de fazer alguém desistir, parar de treinar e encerrar sua trajetória. Dar atenção ao pensamento "eu vou superar isso com muito trabalho e dedicação" é capaz de acelerar a recuperação e ajudar o atleta a voltar a competir, ou seja, o pensamento positivo nos leva a superação, enquanto o negativo nos leva a derrota.

Por isso é tão importante estar atento aos seus pensamentos, pois eles influenciam diretamente seu comportamento e desempenho.

POR ALEXANDRO GUIDES











-Psicólogo Clínico e Coach;

-Formado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Educacional;
-Formação em Professional Coaching Practitioner pela Abracoaching com certificação internacional;
-Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP;
-Curso MBA em Gestão Estratégica de Pessoas com Ênfase em Coaching pela Faculdade Unopar;
-Atende em consultório, faz consultorias sobre comportamento humano, ministra treinamentos e palestras sobre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional;
-Orientação Vocacional/Profissional;
-Processo de coaching on-line ou presencial;
-Participa de serviços e grupos voluntários;
-Projeto Psicologia Social e Para Todos, oferecendo atendimento psicológico acessível e de qualidade, disponibilizando alguns horários para pessoas que desejam e precisam iniciar um processo psicoterapêutico, mas não possuem condições de custear os valores de mercado. -Trabalho para ser um agente de transformação de pessoas, mudando o comportamento e/ou mentalidade.


Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

16 comentários:

  1. Excelente artigo...
    Muito bem escrito.
    Pensamento positivo sempre.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo...
    Realmente, quando dermos conta do poder e força do nosso pensamento, iremos nos preocupar mais em ter uma mente sã...

    ResponderExcluir
  3. Excelente colocação e a forma de raciocínio, é o que muitas vezes acontece, as pessoas perdem para o próprio medo, medo este que deixa travado com pensamentos ruins ou negativos e acabam não conseguindo algo que busca ou sonha...

    ResponderExcluir
  4. Essa ligação pensamento e comportamento é importante para termos uma qualidade de vida melhor, se temos pensamentos positivos fazemos de tudo para que esses pensamentos se tornem realidade e assim acontecerá com os negativos...mto bem colocado pelo Dr. Alexandro Guides. Ter essa consciência é saber que estamos em treinamento diário e assim quando acontecer algo de ruim em nossa vida teremos a calma de pensar para poder reagir, tomando assim, uma decisão mais adequada.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso, obrigada por clarear a maneira como estamos deixando a rotina nos impedir de dar atenção ao que realmente importa.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto, pragmaticamente acredito q o único limite do Homem e sua mente.

    ResponderExcluir
  7. Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
    CRTL "C"

    ResponderExcluir
  8. Eu ja esperimentei sem saber.
    Ia fazer ter a resposta da minha vida profissional dentre 187..qse 2000 pessias 45 iriam ter a chance de se preoarar para 4 vagas.
    Eu acirdei alegre pois seria o fim da parte dificil.
    Melhor roupa ora ocasião cafe e fui andando e cantando ..Andar com fé eu que a fe não cistuma lalhar ...Nao falhou eu ter acreditado em mim que fiz tudo certo é a fe não bpodia falhar
    Foi no dia 2o/11/84
    Após 90 dias uma das 4 vaga na Embratel era ninha.Me aposentei lá.E isso de me aquietar procurar uma voz dentro de mim que me direcione me acalme .eu não sabia que tinha nome Maravilhoso.

    E uma das 4 v

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Uma excelente reflexão!

    ResponderExcluir
  10. Adorei, excelente reflexão!!

    ResponderExcluir
  11. O maior obstáculo que um homem pode ter em sua vida é sua própria mente...

    Excelente artigo...

    ResponderExcluir
  12. Adorei!!! Bem colocado, fácil entendimento e assunto muito interessante.
    Mudando os pensamentos em 3...2...1...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir