quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Companhias em nossas vidas

      
Atentando ao nosso derredor poderemos sentir a presença de duas companhias divinas, uma do mediador entre Deus e os homens, e outra o consolador pronto ajudador em todas as vicissitudes de nossa curta vida terrena - Assim, temos a Cristo Jesus e ao Espírito Santo uma dupla companhia divina para nos auxiliar nas lutas desta vida, guardados pela presença da vida que Deus Pai nos vai nos agraciando em nossa jornada terrena. 

Na Bíblia Sagrada temos a declaração de que não estaríamos e não estamos sozinhos até a consumação dos séculos, palavras proferidas pelo Senhor Jesus e que foram escritas no Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículo 20. Mas, também, temos ainda uma bendita promessa da companhia do Espirito Santo, que nos convenceria do pecado, da justiça e do juízo, palavras escritas pelo apóstolo João, no capítulo 16, versículo 8.

Tenho como certa a palavra de que o Espirito Santo tem sido quem tem convencido a humanidade do pecado, porque caso contrário, teríamos colocado "fogo no mundo", ou seja, se não fosse a contenção das ações humanas pelo "Poder do Espírito Santo", as nossas querelas mundiais já teriam sido resolvidas pela explosão de terríveis bombas atômicas, esfarelando o planeta terra.

O verbo convencer tem muita dificuldade na aplicação de sua conjugação - Por quê?!? Ora, se alguém me diz você é feio!!! Fica muito fácil o convencimento porque basta uma olhada no espelho e tudo se esclarece, sou feio mesmo!!! Ora, se alguém me diz você é muito baixinho!!! Basta pegar uma fita métrica e pronto, lá estão os meus 1,59 cm - portanto fico convencido de que sou mesmo baixinho pro padrão de altura mundial. E, pronto!!! 

Mas, convencer alguém de que os atos mundanos são atos pecaminosos que afeta a nossa mente e corpo - Sob o ponto de vista humano é impossível - Isso é missão que somente o "Espirito Santo" poderá proceder em nossas vidas e mentes. E, o Espirito Santo tem essa função amorosa e grave de nos convencer. Comigo está conseguindo fazer isso!!! Porque está tirando as mazelas de minha alma, está tirando as marcas dos desastres mundanos que o meu corpo praticou durante uma existência inteira, já estou caminhando para setenta anos de vida!!! - E, pela graça do divino Espirito Santo estou melhorando "dia a dia", renovando a minha mente e experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus ( Aos Romanos, 12:2).

Ainda, na Bíblia Sagrada ficamos conhecendo como foi a mais trágica experiência de convencimento que aconteceu com os nossos país primitivos ( Adão e Eva) no Jardim do Éden, quando descobriram que tinham desobedecido a ordem de Deus, e viram que tinham errado, muito rapidamente procuraram se esconder da presença de Deus ( De DEUS não se esconde - Salmos, 139, versos 7 a 12), quando Deus se apresentou pra uma conversa, deixou tudo claro de que o pecado havia marcado as nossas vidas. Então, só pelo Poder do Espírito Santo, poderemos ser convencidos nos do pecado, e para que tudo isso aconteça precisa acontecer um arrependimento eficaz!!! Precisamos fazer uma conversão radical no rumo de nossas caminhadas pra conhecer novas experiências de vida, um novo nascimento em Cristo Jesus!!!

O importante é sabermos que o convencimento é gradativo, e que vamos renovando as novas ações dignas de uma vida renovada de acordo com os dias que vamos vivendo as novas experiências cristãs. E, o mais interessante é que o próprio Senhor Jesus determinou que somente o Espirito Santo poderia nos convencer, porque não cremos nEle (João, 16:9), e para os seus ouvintes e pessoas de sua época, o apóstolo João escreveu que embora o Senhor Jesus houvesse feito tantos milagres não cremos nEle (João, 12:37) - E, como advertência dEle ficamos sabendo que a sua pregação nos revelou os nossos pecados, e portanto diante de Jesus Cristo não temos como nos desculpar (João, 15:22) - Então, por tudo isso, precisamos de ser convencidos da existência do pecado através da intervenção do "Poder do Espirito Santo".

Além disso, o Espirito Santo procura convencer a todos sobre o valor da justiça divina.Enquanto Jesus Cristo esteve no meio da humanidade, tínhamos a aplicação da justiça divina que ficou demonstrada no amor dele pelas pessoas, da compreensão dele de todas as situações diversas e acertos na maneira de viver bem as relações humanas e da compaixão demonstrada por Ele, nas suas atitudes de ajuda, de zelo, de cura e de apego ao pecador. Ele mitigou fomes, curou diversas enfermidades, reparou as diversas dificuldades de relação entre todos os que o procuravam, distribuindo afeto, carinho e saúde restabelecendo o entendimento de bem viver como cidadãos nesta terra. Ele comentou que o Espirito Santo nos convenceria da justiça porque ia para o Pai, e não o veríamos mais, restando para a humanidade o consolo da justiça pela ajuda do Espirito Santo (João, 16:10).

Os valores que contemplamos sobre a justiça humana praticada nos diversos tribunais não dimensionam os valores divinos e nem podem ser considerados como qualquer ponto de equilíbrio nas decisões proferidas pelas autoridades judiciais com as decisões divinas - Por quê?!? A Lei Divina é santa, e o mandamento é santo, e justo e bom (Aos Romanos, 7:12)!!!

Na justiça humana temos que é um princípio de moralidade que deve guiar o juiz quando emite o seu veredito e as pessoas no seu relacionamento com os demais, sob o aspecto divino temos a preocupação pelo direito que leva Deus a defender o necessitado e a perdoar o pecador trazendo paz e descanso para as pessoas, enquanto todas as justiças humanas não passam de um trapo de imundícia (Isaías,64:6), é por isso que necessitamos do convencimento do Espirito Santo para conhecer e receber de Deus a justiça divina, lembrando da prática das ações de Jesus Cristo em todos os momentos de nossas relações.

E, tem mais, o Espirito Santo também convence o mundo do juízo (João, 16:11) porque em Jesus Cristo temos o julgamento real, justo e eterno, ele é o nosso advogado junto ao Pai ( I João, 2:1), como ficou escrito no livro de Jó, capitulo 16, versículo 19 - "já agora sabei que a minha testemunha está no céu, e, nas alturas, quem advoga a minha causa" - Assim, como mediador entre Deus e os homens sabemos que um dia na cruz tivemos a execução do juízo da libertação de todos os pecados do mundo. Desta forma, pelo convencimento do Espirito Santo sabemos que temos o perdão e a reconciliação de Deus com a humanidade, bastando uma única decisão que é crermos que no dia do juizo final. Para desta forma, diante do Trono de Deus nos encontrarmos com as lembranças de todas as situações que afrontaram ao Senhor Deus e que foram remidas, compradas, liquidadas no precioso sangue de Cristo Jesus!!!

Diante de todo o exposto, temos a disposição as companhias divinas - Jesus Cristo e o Espirito Santo de quem podemos usufruir, desde agora e para sempre:- a paz e a vitória nos reservando o direito de um repouso eterno nas "Mansões Celestiais" - Creia Nisso!!! 

POR VALCI GONÇALVES DE OLIVEIRA




-Advogado aposentado;
-Contador com atuação em consultoria empresarial por 33 anos;
-Bacharel em teologia;
- Desde 1997 semanalmente promove uma edição de meditações com o título "Edificações Divinas" que é fundamentada em passagens bíblicas e divulgada de forma eletrônica para diversos endereços no Brasil e no exterior, 
Mora em Hortolândia (SP).

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.



Um comentário: