domingo, 7 de maio de 2017

Comportamento:Uma Visão Humanizada




A ciência mostra através de estudo e pesquisas que o homem é um ser com dimensões biológica, psíquica, social e espiritual, e todas essas particularidades são muito importantes. 

Percebemos o ser humano como uma unidade, por inteiro, com características próprias que o identificam como tal.

Sendo assim, o ser humano faz parte de uma rede de relações com o universo, podendo ser visto como um todo, uno e, ao mesmo tempo, como parte de um todo maior que o reveste. 

Essa noção de ser um todo não exclui a verdade de ter partes elementares de um sistema. O ser humano está situado dentro de um contexto que o abriga, o envolve que o influencia e é por ele influenciado.

Quanto à abordagem Biopsicossocial, originou-se a partir da Medicina Psicossomática que propõe uma visão integrada do ser humano. Está visão, atua sob a ótica de que todo indivíduo é um complexo-psicossomático composto de potencialidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais que respondem concomitantemente as condições da vida, fatores esses que contribuem para a formação integral do ser humano (LIMONGI-FRANÇA, 1996; SAMPAIO; LUZ 2009).

Quando se estuda o ser humano é preciso não desvinculá-lo de seu habitat, de seu contexto, de sua malha de relações. Por outro lado, enfocado como uma unidade, queremos propor ver o homem em algumas dimensões que o tornam único e diferentes dos outros seres. 

A dimensão biológica refere-se aos aspectos físicos do corpo: anatomia, a fisiologia, os sistemas musculares, digestório, ósseo, hormonal, respiratório, as funções e disfunções dos diversos órgãos, a inter-relação desses sistemas. As necessidades fisiológicas estão aqui incluídas.

A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de autoestima e de realização.

A dimensão social diz respeito aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais. Esta dimensão inclui, necessariamente, a interação e, consequentemente, todos os fenômenos que acontecem na interação entre pessoas e grupos.

A dimensão espiritual relaciona-se ao sentimento de pertencer ao mundo, de ser uma parte do Universo, à noção da existência de forças maiores que o entendimento não pode ou tem dificuldade de aprender; é uma dimensão que ultrapassa a matéria tal como a conhecemos. É uma noção interna de transformação da forma de vida conhecida para outro plano que é intuído, mas nem sempre claro para as pessoas. A espiritualidade pode ser desenvolvida através de alguns caminhos entre os quais a religião, a meditação, a reflexão, o esoterismo e a ação.

Uma vez entendido que o homem existe nessas dimensões, isso quer dizer que suas necessidades, sua satisfação e seu funcionamento estão dentro dessas dimensões. O tempo inteiro o homem está se comportando segundo a junção dessas dimensões. Elas não existem isoladas. Você não pode isolar o aspecto biológico do psicológico, por exemplo. Essas dimensões estão interligadas e funcionam como vasos comunicantes. As emoções têm uma ligação direta com o aspecto físico. As descargas de adrenalina na corrente sanguínea são uma mostra de que o psicológico tem repercussão no biológico. As tensões causadas pelo social, pelo econômico também têm influência nos aspectos biológicos e psicológicos. O contato com a espiritualidade pode, igualmente, ter consequências nas demais dimensões, que consequentemente o biopsicossocial e espiritual afetará o comportamento do ser humano.

Portanto perceber o ser humano como um agente biopsicossocial e espiritual, considerar a essência de seu Ser e respeitar sua individualidade, ter essa percepção do cuidar de maneira integral que inclui tratar as pessoas em todas suas dimensões, são pressupostos para o cuidado humanizado. 

Referencias Bibliográficas

Pessini L, Barchifontaine CP. Progresso tecnocientífico medicina e humanização. In: Pessini L, Barchifontaine CP. Problemas atuais de bioética. 6a ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola; 2002. p.117-36;

Martin LM. A ética e a humanização hospitalar. In: Pessini L, Bertachini L, organizadores. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: Centro Universitário São Camilo/Loyola; 2004. p. 31-50. [ Links ];

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufatura com certificação ISO 9000. São Paulo: FEA-USP, 1996. Tese de doutorado. 1996;

Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009; 

Práticas de Recursos Humanos PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2010;e

RODRIGUES, A. L. Stress e trabalho - uma abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas, 2012.

POR IVETE GEA MESSIAS











- Graduada em psicologia pela Universidade Nove de Julho; 
- Pós-graduada com Especialização em Dependência Química, pela Faculdade de Medicina de São Paulo – FMUSP; 
- Atende adolescentes e adultos em consultório particular, localizado próximo ao metro Santana zona norte de São Paulo. 
Cursos de extensão
-Learder Training; 
-V Encontro de Escolas e Educadores: Educação, Complexidade e Filosofia; e
-XXXV Jornada de Psicossomática e Psicologia Hospitalar “Neurociência em Psicossomática” 
-Aconselhamento em Dependência Química e Coordenação de Comunidade Terapêutica 
-Ciência e Espiritualidade nos Tratamentos Comportamentais Compulsivos na Dependência Química 
-Trajetória profissional: 
 -Trabalhou como professora de biologia na E.E. Padre Antônio Vieira; 
 -Atendimento individual na Casa da Mulher que sofre violência domestica; 
-Atendimento individual e em grupo, participando de reuniões da equipe multidisciplinar, estudo de casos dos pacientes Dependentes químicos no ambulatório da ECIM do hospital das clinicas (Psiquiatria); 
-Palestrante, mediadora do grupo de apoio aos dependentes químicos na Casa Espirita Nosso Lar André Luiz. 
Ivete Gea Messias 
CRP – 06/115450 
Cel: 95143-27-68 whatsapp 
Atendimentos online e presenciais. 
Skype: Ivete Gea
  
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: