sábado, 31 de agosto de 2019

A Inclusão um Tema que não Sai de Moda

Autora: Danielle Souza(*)


Ultimamente muito tem se falado sobre inclusão, muitos relacionam a inclusão à educação especial, sendo que o tema é amplo, podemos falar sobre inclusão de mulheres na sociedade, podemos falar sobre a inclusão sob diversas óticas e temas que abordam a inclusão. 

De acordo com o dicionário inclusão significa:

"Ato ou resultado de incluir, ato que visa facilitar o acesso de pessoas, ato que visa incluir na sociedade, pessoas de baixo nível social e educacional, dando -lhes a oportunidade de sedesenvolver."Dicionário da Língua Portuguesa- Saraiva Jovem, 2010.

Os debates sobre inclusão têm se tornado cotidiano na vida de muitos profissionais da educação e de muitos pais de crianças deficientes ou portadoras de algum distúrbio ou transtorno.

Como possibilitar avanços na aprendizagem do aluno em conjunto para com os demais, se em diferentes ambientes do cotidiano ainda apresentam resistência para essa interação? E quando a não aceitação mesmo que inconsciente parte dos responsáveis e por incrível que pareça da própria criança ou jovem, como lidar e trabalhar essas questões?

Tratando-se de dificuldades de inclusão escolar seja por parte da equipe, seria bom que esses profissionais que estão com o aluno, busque a parceria através do diálogo e conscientização de todos, mesmo que encontre pelo caminho algum tipo de resistência, por ter de fato pessoas que não sabem trabalhar.

No caso de dificuldade do aluno ser inserido nas atividades propostas, busque apoio de profissionais mais esclarecidos e seja pesquisador, pois precisamos estudar a origem dessa 
dificuldade e como fazer a abordagem numa linguagem que o(a) aluno(a) compreenda.

Quando a aceitação é por parte dos pais ou do próprio aluno, se faz necessário procurar ajuda de um profissional que possibilite auxiliá-los nessa questão, para que não fique prejudicado o processo de inclusão em diferentes espaços sociais, pois não existe somente inclusão escolar, como dito antes existe a inclusão social da criança e da família desta criança.

A Neurociência teve muitos avanços, hoje nossas crianças, jovens e adultos podem optar por uma vida saudável e que possibilite o acesso a diferentes espaços sociais, tais como escolas, igrejas, shoppings, praças, praias, dentre outros. Hoje é possível ter uma vida igual a dos demais, quando se busca ajuda de profissionais devidamente qualificados para trabalhar  determinadas deficiências ou debilidades.

* DANIELLE DE SOUZA BATISTA

-Graduação em Pedagogia - Universidade Castelo Branco (2012) ;
- Especialista em Educação Especial Inclusiva - Universidade Cândido Mendes (2017);
- Graduada em Neuropsicopedagogia - Faculdade São Braz (2018);
- Pós Graduanda em Distúrbios de Aprendizagem - Faculdade São Braz;
-Pós Graduanda em Psicopedagogia - Faculdades São José;
-Pelas suas próprias palavras: "Tenho mais de 8 anos  de experiência na área da educação, sendo  quase em sua totalidade na educação pública, tenho  unido às minhas pesquisas  ao cotidiano escolar, possibilitando o aprimoramento de minhas práticas no processo ensino-aprendizagem"


Nota do Editor:

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