domingo, 11 de agosto de 2019

O Inferno são os Outros, Será?


Autor: Vitor Andrade(*)


Ninguém quer admitir que faz Psicoterapia, nem pensar que deveria!
Procurar um profissional de área PSI, pode estar ligado a uma série de preconceitos e tabus.

Historicamente, o nosso país associa o mal-estar psíquico aos antigos manicômios, loucuras, pessoas delirando e alucinando.   A psiquiatria esteve associada a essas instituições desumanizantes que foram usadas para como prisões para aqueles que desviam da "normalidade".

A fala de que somente loucos precisam de Psicoterapia, ou que o profissional deve ser o auge do "normal" está ainda presente. Ainda há o preconceito de que cuidar da saúde mental é algo restrito desajustes extremos. 

O livro "Holocausto Brasileiro" podemos saber, com muita tristeza, sobre quão penoso foram os tratamentos desses pacientes psiquiátricos, por isso, quem não está nem perto disso acha que de fato, pode dizer: "eu não preciso de Psicoterapia!"

Tal postura pode ser uma busca de se distanciar da ideia de que pode estar perto da 'loucura'!  Dessa imagem caricata de loucura como vemos nos filmes. 

Por outro lado, a frase 'eu não preciso de terapia',  nos dá notícia de que o sujeito busca ser suficiente para cuidar de seus próprios problemas, e que não precisa de ajuda para se sentir bem consigo mesmo e em seus relacionamentos, ou seja, está tudo sob controle. 

Será?

A loucura nos parece tão distante, contudo a Psicanálise nos diz que  ser normal, não existe, e talvez esse excesso de ajustamento seja Patológico. 

Todos temos partes de desajuste mental e emocional, simplesmente porque é dessa maneira que se constitui nosso Psiquismo. Ninguém teve uma vida perfeita, nem nunca sofreu e cada Psiquismo foi criando uma caixinha de ferramentas para lidar com isso. 

Quando a vida nos 'aperta' de algum modo (e existem tantos), algo muda dentro de nós, nos sentimos desadaptados, mal na própria pele, nosso sono muda, apetite e simplesmente percebemos, seja por qual motivo for, que precisamos de ajuda.

É importante estar com um outro, percebendo as dificuldades e sofrimentos, nossas parcelas de culpa, sentimentos de desamparo. E isso todos sentem. Muitos preferem negar.

*VITOR ANDRADE



-Psicólogo e Psicanalista;
-Graduado pela UNIFSJ 
-Pós-Graduação em:Psiquiatria,Saúde Mental e - Psicanálise 
-Professor de Mestrado e Doutorado:
  -Adjunto no Programa de Mestrado na Universidad Nacional Asunción, UDS e UNDES onde possui uma cadeira no curso de Educação e Saúde e no
 -Programa de Mestrado e Doutorado nas faculdades dos Países da Mercosul e
-Coordenador e Professor do Curso de Psicanálise na Escola de Psicanálise





Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário