sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Polarização? É o X da Questão

Autora: Sarita Goulart(*)

Aprendi a ler aos 5 anos de idade sempre muito curiosa os jornais e revistas que mais me atraíam principalmente jornais tanto que meu pai de saudosa lembrança me fazia rir quando eu lia quase uma coluna de um jornal inteira para ele dizendo – "Essa guria engoliu uma sopa de letrinhas. "- . Assim a leitura de notícias e o hábito de colher informações fazem parte da minha vida desde muito cedo.

Lógico com o avançar do tempo ampliei meus conhecimentos e meus interesses para diversas áreas áudio visuais mas confesso que os Livros e os Impressos ainda continuam sendo os meus preferidos e os que mais me chamam a atenção tanto para a leitura obviamente quanto para colher os ensinamentos e informações que busco para o meu dia a dia .Hoje aos 65 anos continuo curiosa não sei se mais ou menos daquela menina que adorava ler jornais com os pais de sorte que gosto de ler o que outros escrevem com cunho crítico mais com muita boa vontade no intuito de obter conhecimento sempre ou para o meu deleite e apreciação nesta labuta diária é muito salutar.

Apesar dos hábitos de ler os impressos não deixo de me atualizar e me manter informada pelas outras plataformas e vejo que um dos assuntos da minha área de atuação que continua em pauta e que gostaria de deixar a minha opinião sobre essa pauta é a questão da POLARIZAÇÃO tão em foco no cenário político do Brasil. Trazer à baila no âmbito político a polarização não traz a meu ver maiores preocupações o preocupante e determinante é ver que uma tendência à Direita é vista como se não fosse boa para à Democracia do país e portanto deve ser combatida quando sabemos que o que não é salutar para uma Democracia é imperar um pensamento único.

Extremos existem tanto nas ideologias de Esquerda como nas Ideologias à Direita e não pensem que os dizentes Centristas também têm posições mais aos extremos pois isso fico inquieta quando não vejo com clareza em alguns partidos no Brasil não exporem com clareza nos seus Estatutos o viés ideológico que irão seguir e aí eu digo como responder com certeza como o povo brasileiro vota? No partido? Na pessoa? Respondo por mim. Eu não voto em candidato cujo Partido não conheça o conteúdo programático que defenda. Democracia saudável é esta respeitar o pensamento alheio.

Então, os acontecimentos políticos tumultuados dos últimos dias em Brasília devem ser de profunda reflexão sem paixões ideológicas o que às vezes é difícil , sem rancores ou ranços muito menos sentimentos de vingança ou ânimos exaltados porque mais uma vez a ideia que o país se divide com pensamentos polarizados ou de um lado ou de outro pode nos desviar do que realmente importa que é o país continuar a crescer como nação e as coisas que são para ser apuradas pela Lei que o sejam e a verdade apareça doa a quem doer.

*SARITA DE LOURDES FERREIRA GOULART 

















-Advogada graduada em Direito pela UNISINOS-São Leopoldo (1988);
-Pós graduada no Curso de Especialização em Direito Político pela UNISINOS em 1990; e
- Natural de Canoas - RS  aonde advoga.
-E-mail: saritagoulart@gmail.com
-Twitter: @saritagoulart
- Celular: 51 9 9490-0440

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário