domingo, 7 de abril de 2024

Tecnologia e Saúde

Autor: Bruno Miranda(*)

Nos últimos anos, profissionais de diversas áreas, principalmente da área da saúde, têm refletido sobre a forma como a tecnologia afeta nossa saúde mental. Como ponto de partida, é importante entender que a tecnologia, como tantas outras ferramentas, pode ter um impacto tanto positivo quanto negativo na nossa saúde mental, dependendo da maneira como é utilizada. Por um lado, passar muito tempo em smartphones e redes sociais pode nos fazer sentir isolados e tristes, já que muitas vezes substitui o contato social presencial. Esta substituição é parcial e não dá conta dos diversos estímulos contidos em uma interação presencial. Além disso, o consumo excessivo de conteúdos negativos nessas plataformas pode aumentar nossa ansiedade e nos entristecer ainda mais, como cenas de violência ou então quando passamos muito tempo observando e desejando bens materiais que estão muito além de nossas possibilidades financeiras.

Por outro lado, a tecnologia também pode nos ajudar a cuidar da nossa saúde mental. Existem, por exemplo, aplicativos de meditação e relaxamento que podem nos ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade, ou aplicativos que auxiliam no registro das emoções presenciadas a cada dia, gerando visualizações do “panorama geral” de seu humor em determinado mês ou época do ano. Da mesma forma, há terapeutas disponíveis online para nos ouvir e nos ajudar quando precisamos: é a tecnologia facilitando o contato entre pacientes e profissionais. Além disso, novas ferramentas como inteligência artificial e realidade virtual estão mudando a forma como lidamos com problemas de saúde mental. Algoritmos de inteligência artificial podem nos ajudar a identificar padrões nos nossos sentimentos e comportamentos, o que pode ser útil para diagnosticar problemas mais cedo. Já a realidade virtual está sendo usada como ferramenta auxiliar em terapias para ansiedade e estresse pós-traumático, criando ambientes virtuais para enfrentarmos nossos medos de forma mais segura e acelerando o processo de superação de traumas.

Em resumo, a tecnologia pode ser tanto uma aliada quanto uma inimiga da nossa saúde mental. Como qualquer ferramenta, há várias maneiras de ser utilizada e cabe a nós mesmos optarmos pela opção mais benéfica e saudável. É importante usá-la com moderação e consciência, cultivando também relacionamentos pessoais fora do mundo digital e não deixando de comparecer a compromissos e eventos presenciais, fortalecendo o relacionamento com as pessoas que participam de nossas vidas. Ao fazer isso, podemos aproveitar os benefícios da tecnologia enquanto cuidamos da nossa saúde mental.

  *BRUNO HENRIQUE MELGAREJO MIRANDA

    CRP 06/145555














-Graduação pela FMU (2016);
-Psicólogo clínico de abordagem psicanalítica;
-Experiência em hospital psiquiátrico; e
-Atendimento particular online a jovens e adultos.


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. E importante alerta para que possamos pensar numa estratégia de utilizar a tecnologia e a IA no crescimento e desenvolvimento da educação e da vida de cada um de nós. Parabéns.!

    ResponderExcluir