domingo, 9 de junho de 2024

Só a sua força de vontade não vai te levar a lugar nenhum


 Autora: Maria Antonia Sant'Ana(*)


Talvez alguns sinais de alerta estejam se acendendo agora mesmo por aí, não é?

Nós lemos, ouvimos e até falamos para nós mesmos e para o outro que precisamos ter força de vontade para conquistar qualquer sonho nas nossas vidas, mas não poderíamos estar mais enganados...

Pensando sobre todos os projetos que desejo tirar do papel para o ano de 2024, é sempre certo que tenho muita vontade de que eles se concretizem e essa vontade é de verdade, sinto na pele e no coração só de me imaginar conquistando meu objetivo. Alguém mais sente parecido comigo?

Eu começo a imaginar o quanto vou me sentir bem, feliz, plena, realizada e como vou passar a me comportar e os elogios que vou receber e os resultados que vou ter... que delícia!

E é aí que começam os problemas relacionados à nossa vontade...

Sonhar não exige esforço e eu nunca me imagino triste ou sobrecarregada durante a construção do meu sonho. Aquela parte que exige esforço, foco, disciplina, dedicação, planejamento, mudança de planos, adaptação, suor, lágrimas e resiliência nunca aparece. Ela é o pesadelo da minha noite.

As emoções sentidas enquanto estou sonhando com a realização são sempre intensas e meus olhos se enchem de lágrimas em alguns momentos e eu desejo mais ainda conquistar meu sonho, mas depois eu volto para a minha realidade e percebo quantos degraus há na escada que me levará até meu objetivo.

No meio de uma terça-feira, depois de organizar todo o planejamento necessário para perder os 10 quilos que preciso até o final do ano, por quê não tomar um milk shake para me recompensar depois de tanto trabalho duro? E, depois, vem a frustração e o pensamento me dizendo que eu já cometi o primeiro erro. Ao invés de me sentir motivada eu me sinto frustrada e no meu sonho eu nunca considero essa frustração que virá no meio de uma terça-feira depois de terminar meu planejamento, mas eu juro que a minha vontade era de me manter firme.

Eu só me esqueci que a minha vontade é influenciada pela emoção que sinto no momento presente, no aqui e no agora e que essa emoção pode mudar várias vezes num mesmo dia, a depender do que estou vivendo e que, com essas mudanças, a minha vontade também vai mudar.

A minha vontade é sincera, mas ela muda no decorrer do dia, principalmente no final de um dia mega difícil no trabalho, por exemplo, ou depois de uma grande briga ou de uma briga pequena, depois de resultados difíceis do médico, depois de ser promovida no trabalho ou descobrir que estou grávida... as minhas emoções vão influenciar a minha vontade e, consequentemente, a realização do meu sonho.

Eu sei, eu sei. Está parecendo que não tem solução e que sempre cederemos às nossas vontades momentâneas e não conquistaremos nada em nossas vidas, mas existe uma luz no fim do túnel.

Além da força de vontade, que já percebemos aqui por qual motivo ela não é tão eficaz como sempre pensamos ser, nós temos outras duas forças: a força de visão e a força de compromisso.

A força de visão consiste em tirarmos força da visão que temos do nosso sonho realizado para resistir às tentações que nos afastam do nosso objetivo, da nossa visão de futuro, do sonho a ser realizado, do objetivo a ser alcançado e firmar um compromisso com cada degrau da nossa escada e tudo que faz parte dele, lembrando sempre que, em algum momento, iremos errar, cair, tropeçar, mas de maneira alguma isso nos define ou determina o nosso insucesso. É possível retomar o planejamento imediatamente.

A força de compromisso nos ajudará a resistir a tudo aquilo que nos distancia do nosso sonho porque temos um compromisso firmado com esse mesmo sonho, com cada degrau e com a autocompaixão para que cada intempérie não seja nada além de uma intempérie o mais breve possível.

Sonhos podem ser realizados e se você sente dificuldade em subir mais um degrau, medo do que encontrará nele e que precisa de ajuda, contacte um profissional de saúde mental.

Um abraço apertado, Mari Sant´Ana


*MARIA ANTONIA SANT'ANA














-Graduação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016);

-Extensão em Psicologia Analítica pelo Instituto Freedom (2021)

- Extensão em Intervenção em Sofrimentos Extremos pelo Centro Universitário Unifacear e APICE em 2022


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário