sábado, 15 de junho de 2024

Vamos ler historinhas?


 Autora: Maria Cristina Tófoli(*)


Qual importância o professor dá a esse tema tão essencial para a sala de aula? O cantinho da leitura até existe, às vezes tímido, com um puff, um pequeno tapete com uma caixinha de livros ou até um mais bem elaborado. Mas o que de fato realizamos com esse tema durante o ano letivo? Que atenção ou ação o professor tem em seu planejamento para que, de fato, seja desenvolvido e absorvido pelo aluno quando se tem um objetivo claro de formar um cidadão leitor e escritor?

  • Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar. Rubem Alves
  • Leitura infantil: muito mais que um conto de fadas é iluminar a vida, abrir a mente de uma criança! Sid Trombini

Com certeza, essas duas frases são significativas e incentivam o professor a promover a leitura de histórias e contos infantis que trarão estímulos para a escrita, criatividade e para a imaginação, além de oferecer subsídios para a aprendizagem em todas as áreas de conhecimento, fomentando a linguagem e enriquecendo o vocabulário do aluno.

O que diz a BNCC sobre a leitura na educação infantil?

"A leitura de histórias e contos infantis contribui significativamente para o estímulo da imaginação e da criatividade. A BNCC encoraja práticas pedagógicas que explorem a narrativa como meio de ampliar o repertório cultural e promover o desenvolvimento da expressão artística".

Como desenvolver essas práticas pedagógicas?

Para desenvolver as habilidades da criança e torná-la boa leitora que amplie a capacidade de ler e adquirir o gosto pela leitura, a escola precisará ter um bom acervo de livros, de preferência, de boa qualidade. 

Fica para o professor a responsabilidade de aguçar a vontade do aluno em ler, fazer com que ele veja o ato da leitura como algo prazeroso e que indague:  Por que leio? E aí, sim, o professor, com projetos e embasamentos, fará um rico planejamento para que seus alunos gostem de ler e que entendam a importância disso.

O trabalho ou o plano de leitura deve ser diário, e não apenas lendo ou analisando gravuras e designs, mas trazendo significado para a criança daquilo que leu, a envolvendo em projetos que fazem parte de seu dia a dia. A escolha de bons livros e com boas temáticas facilitará o trabalho do professor.

Abaixo, algumas propostas para a realização de um planejamento de leitura efetivo:

Prepare o espaço e se prepare para esse momento;

- Promova na escola um projeto de formação de leitores: um projeto envolvendo escola, família e alunos, com atividades sequenciadas e com um produto final;

- Realize leitura diária, ora de forma silenciosa e individual, ora em grupo ou dupla;

- Possibilite a livre escolha de livros e temáticas das leituras. Em outro momento, o professor poderá indicar a leitura da temática que fará parte de um projeto, por exemplo;

- Leia contos de fadas. Os contos de fada agem como uma explosão de sentimentos no aluno. Através deles, é possível ensinar o aluno a controlar seus medos e emoções e a entender sentimentos. Aproveite e desenvolva um projeto socioemocional tão solicitado pela BNCC;

- Garanta sempre que a leitura tenha a mesma importância que as atividades de sala. Diga que o momento da leitura é uma proposta de trabalho que você preparou com muito carinho;

- Realize uma leitura colaborativa. Interagindo, conversando e lendo em voz alta, o professor dará sentido dentro da atividade que programou, indagando aos alunos sobre a história, realizando uma interpretação com intencionalidade e desenvolvendo habilidades relacionadas à compreensão oral. O professor orienta essa discussão deixando seus alunos expressarem seus sentimentos, suas experiências e opiniões;

- Exponha as atividades sempre que possível. Isso fará com que o aluno fique autoconfiante com o trabalho que desenvolveu;

- Lembre-se: os contatos com a escrita familiarizam o aluno com os mais diversos materiais (livros, revistas, gibis, jornais etc.) e ajudam no desenvolvimento linguístico. Comece com o manuseio do suporte desenvolvendo a motricidade, ajude-o a analisar desenhos, grafias, letras, palavras, frases e, assim, mais adiante, na idade proporcional, escreverão textos mais complexos; 

-Promova eventos de leitura, exposições, assembleias, feiras, teatro etc;

- Curta com o grupo momentos especiais de afeto, carinho e diversão, brincando com as palavras e ensine a cuidar e amar o material "livro";

- Incentive a literacia familiar através de um projeto na escola. Além de estimular a leitura de forma participativa entre os familiares, fortalece o vínculo escola-família;

Professor, não se esqueça de desenvolver etapas nos seus planejamentos para que, no futuro, o aluno tenha adquirido habilidades fundamentais da leitura: ouvir, falar, ler e escrever.

É fundamental, no segmento da educação infantil, ter um projeto de leitura na escola. Além disso, alunos com estímulos para ler desde cedo se tornam melhores leitores e estudantes mais bem-sucedidos. Use e abuse de sua criatividade, pois professor de educação infantil é todo sentimento!

"Uma prática de leitura que não desperte e cultive o desejo de ler não é uma prática pedagógica eficiente". (BRASIL, PCN, 1997, p. 38) 

Sugiro uma linda coleção para trabalhar as inteligências socioemocionais com temáticas que ajudam as crianças a desenvolver capacidades para gerenciar emoções e sentimentos, resolver conflitos de forma construtiva. Quatro livros em uma linda coleção com o título "EU SINTO" (empatia, frustração, autoconfiança e ansiedade), desenvolvendo habilidades alinhadas à BNCC, da autora Deborah Cooper, da Editora Sigma Educação.         https://www.sigmaeducacao.com.br/ 


Um abraço e estou sempre à disposição

* MARIA CRISTINA TÓFOLI











-Formada em Magistério/Especialização em Educação Infantil/ Pedagogia;

Há quase 30 anos na área da educação como coordenadora pedagógica,

-Atuando  na rede pública e em escolas particulares nos  segmentos da educação infantil ao ensino médio;

-Coordenadora pedagógica em escolas particulares no segmento da educação infantil ao ensino médio;

-Assessora autônoma  implantando o Programa “Avaliando sua Escola” com diferenciais visando crescimento nas escolas também, com cursos, oficinas e palestras;

-Nos últimos anos, atua como Assessora Pedagógica em editora atendendo professores, coordenadores e diretores. 

São suas palavras:

"Sou apaixonada por colaborar com o outro. Acredito que essa ação traz conforto e satisfação ao  coração."

Nota do Editor:



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