segunda-feira, 8 de junho de 2015

Momento Cultural

Bom dia amigos!!

A semana começa de novo e mais uma vez nesta 2ª feira posto para vocês em m/blog a seção "Momento Cultural" que tem a intenção de proporcionar "pitadas" de arte que possam tornar este dia mais leve e agradável.

Para hoje, as subseções postadas serão as seguintes:

a) "Retratos do Cotidiano", com o artigo "Ludibriar";

b) "Música&Letra" com a música "Disparada" de Geraldo Vandré e Théo de Barros com a interpretação de Jair Rodrigues e

c) "Poemas&Poesias" com a poesia "MINHA DATA DE VALIDADE" de Mônica Raouf El Bayeh.

Vamos a elas:

Retratos do Cotidiano


A partir de hoje  será postada esta subseção que terá artigos leves, tipo crônicas e contos, mostrando o facetas do cotidiano, tais como,  o retrato de uma pessoa, de uma cidade ou de um fato.

A subseção  terá periodicidade quinzenal e contará com a sensibilidade das seguintes  autoras:


a)Beatriz Ramos
Cronista brasiliense;

b) Marilene Ferreira Marques
aposentada mineira que trabalha com voluntariado social;

c)Mônica Torres
Desenvolvedora de softwares por formação, (www.quadripixel.blogspot.com.br) que tem ainda a paixão pela arte de edição de imagens e vídeos e

d)Raquel Ramos dos Anjos 
Funcionária do Poder Judiciário de Joinville, Santa Catarina formada em História, Blogueira(http://www.superlinda.com/)e Acadêmica de Jornalismo.

Mas chega de conversa e vamos ao artigo de hoje:

Ele é de autoria de

Raquel Ramos

Raquel Ramos dos Anjos
Postado originariamente no dia 19.08.2014 em http://www.superlinda.com/

 Ludibriar




"Considera que não são as acções dos outros que nos perturbam, pois que pertencem ao domínio das suas vontades, mas a opinião que sobre ela formamos." 

Li esta citação no link como sendo "Pensamento e Reflexões" de Marco Aurélio. Não tenho conhecimento de ser de fonte segura, porém vem a calhar com o que tenho pensado nestes últimos tempos a respeito da palavra ludibriar.

Nossa repulsa é pela pessoa que ludibria, ou do conceito que formulamos sobre essas pessoas a partir das suas atitudes e comportamento.

Creio que o vão que há entre uma coisa e outra é tão estreito quanto uma risca de giz.

Segundo o dicionário ludibriar significa: engodar, enganar com palavras capciosas, iludir, burlar.

Tento entender se ludibrir é uma característica de personalidade ou de caráter. 

Tão difícil quanto compreender ou separar este elo (link), é reconhecer quando estamos sendo ludibriados. Pois que, ludibriar é um ato cheio de subterfúgios para iludir o outro com objetivos diversos.

Técnica de manipulação habilidosa de muitos, fazer e refazer é a sua especialidade. Tudo escrito nas entrelinhas, que só lê quem quer.

Quem ludibria, ludibria sempre em causa própria, tão dissimulado quanto um lobo em pele de cordeiro

Se aprofundar no assunto é mergulhar numa imensidão de conceitos de psicologia e psiquiatria a procura de justificativas de comportamento.

De uma forma muito básica e objetiva, digo que ludibriar ocorre na forma ativa e passiva.

Ludibria quem sabe, deixa-se ludibriar quem quer.

Música&Letra

Música

Disparada - Geraldo Vandré e Théo de Barros

Intérprete: 
Jair Rodrigues(06.02.1939 - 08.05.2014)

Resultado de imagem para imagens de jair rodrigues

Letra

Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar
Eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão 
Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar 

Aprendi a dizer não, ver a morte sem chorar 
E a morte, o destino, tudo, a morte e o destino, tudo 
Estava fora de lugar, eu vivo prá consertar 

Na boiada já fui boi, mas um dia me montei 
Não por um motivo meu, ou de que comigo houvesse 
Que qualquer querer tivesse, porém por necessidade 
Do dono de uma boiada cujo vaqueiro morreu 

Boiadeiro muito tempo, laço firme e braço forte 
Muito gado, muita gente, pela vida segurei 
Seguia como num sonho, e boiadeiro era um Rei 
Mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo 
E nos sonhos que fui sonhando, as visões se clareando 
As visões se clareando, até que um dia acordei 

Então não pude seguir, valente em lugar tenente 
E dono de gado e gente, porque gado a gente marca 
Tange, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente 

Se você não concordar, não posso me desculpar 
Não canto prá enganar, vou pegar minha viola 
Vou deixar você de lado, vou cantar noutro lugar 

Na boiada já fui boi, boiadeiro já fui Rei
Não por mim nem por ninguém, que junto comigo houvesse
Que quisesse ou que pudesse, por qualquer coisa de seu
Por qualquer coisa de seu, querer mais longe que eu 

Mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo 
E já que um dia montei agora sou cavaleiro
Laço firme e braço forte num reino que não tem rei

Na boiada já fui boi, boiadeiro já fui Rei
Não por mim nem por ninguém, que junto comigo houvesse
Que quisesse ou que pudesse, por qualquer coisa de seu,
Por qualquer coisa de seu, querer mais longe que eu 

Mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo 
E já que um dia montei agora sou cavaleiro
Laço firme e braço forte num reino que não tem rei.


Laiá laiá laiá laiá laiá lá laiá


Poemas&Poesias


Autora:

Minha foto
Mônica Raouf El Bayeh
Psicóloga
Postada originalmente no dia 07.06.2015
em http://poesiatodaprosa.blogspot.com.br/

MINHA DATA DE VALIDADE




Minha data de validade
Quem saberá me dizer?
Quem souber, por favor, se cale
Prefiro é não saber

Já me retorci procurando
Talvez em hieróglifo na bunda?
Tanto me revirei
Quase acabei corcunda

Já não me aflige a data
Mas o conteúdo do meio
O tempo que por aqui fico 
Que tenha o melhor recheio 

E possa dizer satisfeita:
Foi bom o trabalho feito
Entre acertos e erros
Importa que tive peito

Que ri, cantei e dancei
Fingi fazer poesia
De toda tristeza que tive
Ainda tirei alegria

Podia ter sido melhor?
Não importa! Fiz meu possível 
Amei lindas pessoas
Tive uma vida incrível

4 comentários:

  1. Um grande prazer estar dividindo está página com grandes nomes. Honrada de fazer parte do Blog do Werneck

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou muito feliz! É um grande privilégio fazer parte deste seleto elenco do Blog do Werneck.

      Excluir
  2. No 'Ginasial" cantávamos Disparada.
    Jair Rodrigues e sua alegria.
    A vida é realmente incrível Mônica.
    Lubridiar, infelizmente faz parte de nossos dias.
    Feliz estreia Raphael! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Werneck,
    Obrigada!!! Fiquei mt feliz em participar. Valeu!

    ResponderExcluir