quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Águas Termais




Águas Termais

São as águas captadas por fontes naturais ou artificiais, as quais possuem composições químicas benéficas a saúde. Essas águas normalmente possuem o Ph mais alcalino e temperatura mais quente, isso porque concentram-se em uma profundidade maior no sub-solo, assim podendo captar mais sais minerais de rochas e sedimentos. No Brasil, as águas termais são encontradas em várias cidades, como por exemplo: Caldas Novas e Rio Quente (Goiás), Caldas e Poços de Caldas (Minas Gerais), Águas da Prata, Lindóia, Serra Negra e São Pedro (São Paulo), Santo Amaro da Imperatriz, Gravatal, Águas Mornas e Piratuba (Santa Catarina), Nova Prata, Marcelino Ramos e Machadinho (Rio Grande do Sul). Várias destas cidades se tornaram cidades turísticas em questão das águas que fazem bem a saúde humana.

  • Marcelino Ramos/RS: cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, faz fronteira com o estado de Santa Catarina, colonizada no século XX, por imigrantes Italianos, Alemães, Poloneses e lusos, hoje é conhecida como “A Porteira do Rio Grande”. Nesta bela e pacata cidade ficam as Termas de Marcelino Ramos, a qual atrai muitos turistas durante todo o ano. Além das Termas, a cidade leva a você passeios, pescas, belas paisagens, natureza, ar puro e clima agradável no “Quinto Rancho”, atração turística com águas refrescantes de rios limpos e de águas cristalinas. Para os mais aventureiros, a opção é andar de Maria Fumaça (trem) que tem uma parceria com a cidade de Piratuba/SC. Para os mais religiosos, a opção é conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Salette, na qual ocorrem diversas romarias durante o ano.



  • Piratuba/SC: cidade localizada no meio oeste de Santa Catarina, hoje com pouco mais de 5 mil habitantes leva a você atrações turísticas encantadoras para quem gosta de natureza e calmaria. Ao chegar em Piratuba, você pode desfrutar de um belo passeio de “Maria Fumaça” (trem), de belos parques que oferecem muita natureza e paisagens únicas, você também pode ir as compras na feira do artesanato ou visitar belas casas históricas e a usina hidrelétrica Machadinho. E não pode esquecer de visitar as Termas de Piratuba, onde você pode aproveitar o ano inteiro.



  • Caldas Novas/GO: cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão com temperaturas que variam entre 43ºC a 70ºC. O município goiano recebe por ano cerca de 500 mil turistas que se encantam com as belezas naturais da cidade. A cidade além de oferecer as águas termais, traz a você cachoeiras, parques aquáticos e muitas festas para animar os moradores e turistas.



  • Serra Negra/SP: com pouco mais de 28 mil habitantes, Serra Negra, conhecida como “ A Princesa da Serra” e “Estância Hidromineral” oferece aos turistas diversos pontos turísticos que encantam a todos. Além das Termas de Serra Negra, os turista podem aproveitar as belas praças e parques, o teleférico que chega a 1.500 metros de altura e com a escultura do Cristo Redentor.
Por FERNANDO BERVIAN
- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo;e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.