sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ser mais Honesto que o Lula



Primeiro temos que saber o que é realmente honestidade em uma época tão conturbada em que os valores são deturpados, o caráter diminuído, a realidade surreal, e a ética se torna subjetiva, e cada um dá a interpretação necessária a esta conforme sua necessidade.

Sempre existiram crises, denúncias de corrupção, mas desde o mensalão, até o agora PeTrolhão com os desdobramento da Lava-Jato que poderá trazer à tona outros incontáveis escândalos por anos, traz para todos os brasileiros que não compactuam com o presente aparelhamento criminoso do Estado brasileiro a certeza que o conceito de honestidade do Sr. Luiz Inácio da Silva não condiz com a realidade e com o sentido etimológico de honestidade:” que vem do latim "honos", que remete a dignidade e honra”.

Honestidade em resumo é "qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos" , "característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível", não mentir, não fraudar, não enganar.

Continuamos ainda no significado, honestidade que nos coloca que o "indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo."

Após essa simples análise, podemos encontrar essa qualidade no enfadonho criador da piada da semana "Não existe uma viva alma mais honesta do que eu"?

Sr. Lula posso garantir pelos atos, vida pública e últimos desdobramentos que ainda renderão muito mais frutos, que muitos do que o cercam, o apoiam e vivem de suas "espertezas" que não possui um resto de honestidade a não ser que o sentido do substantivo esteja errado, ou tenha mudado.

A questão quase chega a ser filosófica aonde Platão, Aristóteles, Kent e outros, como também clínica médica, psiquiátrica, aonde nem Freud, Jung é demais entenderiam.

Não sou médico e nem filósofo, mas vejo nesse ser Dantesco uma grande deturpação de toda realidade, que o faz acreditar em seu mundo, aonde é rei, mas um regente com um desvio de caráter incurável, Narcisista e Psicopata, características acompanhadas por sua pupila Dilma, a rainha de Copas, com o possível diagnóstico e com a morbidade de ser Botherline.

Caro Lula, todos nós possuímos defeitos, erros, por não sermos perfeitos, e sim humanos perfectíveis, e muitos, um pouco mais desonestos, como aqueles hipocritamente que reclamam dos políticos mas fraudam o Imposto de Renda,que hoje quase é legítima defesa, que pedem para o Guarda Rodoviário aliviar, ou tentam dar um jeitinho. Como também os desonestos consigo mesmo.

Mas sabe qual a diferença?

Nenhum desses a não ser o senhor e sua trupe por mais desonestos e imperfeitos que fossem conseguiram falir um país, quase destruir a alta estima de ser brasileiro. Nenhum desses seres humanos mortais conseguiram nos fazer piada do mundo, devedores desde o nascimento, empobrecidos em um desgoverno continuado que nos levou a mais de 20 anos no passado, e quem sabe com sorte uma década perdida em recuperação, em face de sua honestidade ímpar acompanhada de seu bando de escroques.

O que posso garantir, que por mais que eu seja imperfeito, como a maioria dos brasileiros honestos, sim, erramos, acabamos infelizmente em algum ponto "escorregando", porém nos esforçamos em evoluir, acertar, crescer e melhorar, e nisto, implica trazer ao entorno, a sociedade um esteio, um pilar nesta pessoa, uma melhoria.

Ao contrário do seu conceito sobre honestidade, que de forma maquiavélica lutou dia após dia pelo poder, para o poder, nós vivemos hoje vivemos para sobreviver, mas antes de sua ascensão e de sua gangue, apesar das falhas, estávamos prosperando.

Mas a felicidade e a esperança, mesmo que massacrada por você e seus parceiros, que o Malandro se acha tão genial que no fim, demonstra o seu atestado de Mané, caindo por terra a majestade, quando pessoas de bem chegam ao seu limite em ver tanta nefasta impunidade.

E com a soma desse povo honesto, com defeito, mas na soma, com caráter, se unem a Atores no plano Jurídico que não se curvam e não se curvaram.

Pois caro Lula, Caráter não tem preço ao contrário do conceito que deve carregar.

Cabendo a nós agora, advogados, juristas, juízes, promotores, policiais, jornalistas, blogueiros, enfim cidadão honestos, não dar a ti e sua trupe um dia de paz enquanto não houver a real justiça ao povo.

Durma com esse barulho, ele não cessará, porque, com certeza a necessidade de ter caráter é o meu pensamento mais honesto!

Por RAPHAEL ANTONIO GARRIGOZ PANICHI



-Advogado e Gestor Patrimonial;
- Attorney at Law, Legal Consultant, e it LAW, Herotage MANAGEMENT
Twitter:@PanichiRaphael 
Facebook: Facebook.com.br/raphael.panichi 
Linkedin: br.linkedin.com/in/raphael.panich

7 comentários:

  1. Caros Raphaeis !!!

    Ao Werneck meus sinceros cumprimentos pela criação deste "polo de pensamento" e discussão política, tão necessário aos dias de hoje.
    Ao Panichi pela lucidez do texto, que representa a opinião de uma grande parcela da população brasileira e quiças da sua grande maioria, pagadora de seus impostos.
    Com certeza o "padrão de honestidade" prevalecente não é o apregoado pelo Sr. Lula da Silva, pois este é o que lhe convem.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo. Parabéns ao autor que foi direto ao assunto, falando em nome de todos nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Magnífico texto.
    Honestidade padrão FIFA...
    O que eu não consigo entender é que vemos e ouvimos todos os dias os feitos milagrosos dos discursos deste até então aclamado orador de porta de fábricas, que amealhou uma fortuna nunca antes vista para um pobre menino que veio do nada?
    .
    Luis Inácio Lula da Silva, honestamente representa o que há de pior para uma nação.Este homem honesto,teve tudo de tudo para nos alçar ao crescimento, mas sua ganância ,arrogância e onipresença em todos os mal feitos de seu partido,de sua gerentona,de seus aliados,nos lançou na lama da corrupção e da falta de percepção moral...
    .
    Nosso problema é que este homem com sua honestidade nefasta,ainda sonha em retornar como o salvador dos pobre e comprimidos na miséria moral deste país um dia abençoado por Deus e que já fora bonito por natureza...
    .
    Que beleza...

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, diz tudo o que as pessoas estão pensando e comentando, mas sem ofender, sem palavras de baixo calão, sem ofensas e com a educação de uma pessoa com humildade e honestidade!!! Parabéns Raphael, continue neste caminho, seus textos com certeza trazem luz aos que estão na escuridão da ignorância!! Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Texto brilhante transnitindo toda a indignacao do povo brasileiro.

    ResponderExcluir