domingo, 27 de agosto de 2017

Você cuida da sua alma?




Dia 27 de agosto de 1962, dia em que foi regulamentada a profissão de psicólogo no Brasil. A partir desse dia, passamos a comemorar essa data com diversos eventos de psicologia que acontecem durante todo mês de agosto. 

Como psicóloga clínica que sou, aproveito essa data para falar um pouco sobre a psicologia enquanto psicoterapia.

Para começar, Psicoterapia é uma palavra de origem grega, que a grosso modo significa tratamento da alma. No processo psicoterápico a intensão é auxiliar as pessoas de diversas maneiras, buscando ampliação da consciência, percepção, compreensão e desenvolvimento dos conteúdos mais profundos de si mesmo e das relações no mundo.

Muitas pessoas ainda encaram a psicoterapia como uma alternativa apenas para casos extremos, quando o desespero e/ou a doença já estão instaurados. Essa noção é decorrente da falta de informação, que faz com que muitas pessoas só procurem ajuda quando já não sabem mais como lidar com o sofrimento. 

O que tentamos disseminar cada vez mais quando falamos em saúde mental, é que a psicoterapia pode e deve ser encarada também como prevenção.

Entendo que, por vivermos em um mundo em que tudo é "para ontem" e as comunicações acontecem em altíssima velocidade, fazer uma pausa para conhecer a si mesmo parece impossível e as vezes sem sentido diante dos infindáveis compromissos. Entretanto, os benefícios da psicoterapia não devem ser superestimados e oferecem efeitos positivos em todos os nossos papeis sociais.

Fazer psicoterapia é também lidar com questões que não conseguimos resolver sozinhos. Nesse sentido, esse processo nem sempre é agradável, mas é necessário para o alivio do sofrimento. Apesar do possível incomodo gerado durante o processo terapêutico, entrar em contato com nossas dificuldades e angustias pode ser libertador, uma oportunidade de autoconhecimento em um espaço de acolhimento e sem julgamento.

O autoconhecimento é um dos grandes benefícios da psicoterapia. Através do processo terapêutico somos levados a conhecer aspectos da nossa individualidade que sequer sabíamos existir. Os caminhos que escolhemos nas nossas vidas podem ser transformados de forma mais clara, objetiva e consciente.

Sofrer sozinho não resolve e procurar ajuda não é sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, buscar autoconhecimento através da ajuda de um psicólogo é cuidar da alma.

O papel do psicólogo nesse processo todo é fundamental, afinal ele não é apenas uma pessoa com a qual você vai "bater um papo" uma vez por semana. Por essa razão é importante que se escolha um profissional qualificado e com o qual você se sinta confortável e empático.

O psicólogo deve estar comprometido, capacitado e disponível para oferecer uma escuta clínica de qualidade, para que suas intervenções resultem em reflexões construtivas e auxiliem no processo de autoconhecimento. 

Previna-se e boa terapia!!

POR TATIANA H.ABDO/CRP 06/87427



















- Formada em Psicologia pela PUC-SP, em Música pela ULM e pós-graduada em Psicodrama, atende adolescentes e adultos desde 2006, em consultório particular localizado próximo à Av. Paulista;

- Durante sua trajetória, trabalhou na área da saúde em instituições como Hospital das Clínicas, CAPS e NASF; na área de recursos humanos como Consultora em assessment center e R&S de executivos e no terceiro setor com orientação vocacional; e

- Além de Articulista neste Blog, possui um site onde explora outros temas relacionados à psicologia. (www.tatianaabdo.wix.com/psicologia)
- Contato: (11) 3253-2366 / tatiana.abdo@hotmail.com

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários: