segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Vacinação em Idosos




Todos conhecem bem a vacina para gripe ou influenzae, que é distribuída anualmente em campanhas nos Postos de Saúde para crianças, gestantes, idosos e grupos de risco. Além dessa vacina, algumas outras compõem o calendário nacional de vacinação do idoso. Muitas pessoas desconhecem o fato de que as vacinas continuam tendo importância na proteção contra doenças infecciosas na idade adulta, principalmente para idosos. 

A vacina contra a pneumonia deve ser administrada a todos os indivíduos saudáveis após os 65 anos e diminui o risco de complicações por essa infecção que é a causa mais comum de internação e morte em idosos. Outras vacinas importantes são a de varicela-zoster, conhecido popularmente como "cobreiro", hepatite B e tétano. Existem ainda vacinas específicas que devem ser administradas de acordo com a região que a pessoa mora, como a da febre amarela.

Uma dúvida frequente é se uma pessoa deve tomar a vacina da gripe se já estiver doente. Se for um resfriado comum, sem febre ou sinais de gravidade, não tem problema. O mesmo vale para as outras vacinas do calendário. Vacinas podem trazer efeitos colaterais como febre baixa, dor no local da aplicação e mais raramente reações alérgicas, mas os seus benefícios a saúde já estão bem consolidados nos dias de hoje. Se você for portador de alguma doença crônica que altere a imunidade consulte o seu médico antes, pois nesses casos algumas vacinas estão contra-indicadas. 

Aproveite para se prevenir e manter a saúde em dia, atualize o seu calendário e leve sempre consigo o seu cartão de vacinação.

POR MANUELA VASCONCELOS DE CASTRO SALES 











- Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC - Fortaleza);
- Geriatria pelo Hospital das Clínicas - Universidade de São Paulo (USP);
- Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo - USP.
-Registro de Qualificação de Especialista (RQE) 7433;
CREMEC 9745/CREMESP 136964
-Residência em Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza;
-Membro Titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia;e
- Especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira.


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Vacinação é algo muito importante; um dos fatores da nossa longevidade sadia. Vejam que algumas doenças foram erradicadas pelo uso delas. Estamos às voltas hoje com uma possibilidade de epidemia de FEBRE amarela E AS AUTORIDADES lançaram mão de vacinação em massa para evitá-la.

    Deixo como contribuição se assim entenderem nossos governantes, que a CARTEIRA DE VACINAÇÃO deveria ser uma CARTEIRA VIRTUAL DE VACINAÇÃO com efeito NACIONAL. Isso provocaria um melhor CONTROLE, otimização de recursos e uma IMUNIZAÇÃO PADRÃO ao povo brasileiro...

    ResponderExcluir