sexta-feira, 23 de março de 2018

Pais, Filhos e Criação


Quem nunca cresceu ouvindo que era especial? Desde de a tenra idade, muitas crianças recebem de seus pais palavras de amor e incentivo, isso concede confiança, uma sensação de segurança e o calor do primeiro amor que conhecemos. Há algum tempo perdi a minha mãe e comecei a fazer um balanço geral da minha criação e paralelos com a criação que meus pais receberam de meus avós e familiares próximos através de histórias contadas pelos meus parentes em geral. 

Uma frase sempre me veio à cabeça quando pensava nesse assunto: Crie seus filhos como foi criado e nunca os buscará na cadeia. Meu pai disse isso para mim, assim meu avô disse para ele, e hoje entendo que existem mil caminhos diferentes a se seguir, pais diferentes, situações a agravantes, incontáveis variáveis que podem transformar esse dito familiar numa inverdade, visto que as pessoas por si só são diferentes assim como o ambiente em que elas crescem. Cada um tem seu jeito e suas crenças e a criação dos filhos tende a ser uma experiência única, sem fórmulas infalíveis, isso sem levar em conta que a maioria dos filhos recebem educação e orientação de muitas fontes diferentes; pai e mãe, dois pais, duas mães, avô, avó, tios, tias e ocasionalmente até irmãos. As abordagens podem ser infinitas, e como diz um ditado polonês: Remédio para o pato, veneno para a marreca, ou seja, o que é bom para um, pode ser ruim para o outro. 

Minha mãe teve uma infância difícil, muita pobreza e luta, meu pai teve mais estabilidade e tranquilidade. E essas duas pessoas incutiram seus conhecimentos e aprendizados de como criar filhos em seus quatro rebentos, e ainda assim esse mesmo estilo de educação não será passado à frente, pois será misturado, diluído por causa das companheiras escolhidas por mim e meus irmãos, e apesar disso, me conforta pensar que algo de bom desses ensinamentos será passado adiante. 

Quando novo, com então 7 anos, perguntei a minha mãe se eu era especial e ela respondeu sem nem pensar duas vezes que para ela e para meu pai nós quatro éramos especiais, por sermos um pedaço deles e que isso nunca mudaria. E as pessoas não imaginam como eu e meus irmão pusemos isso à prova com o imenso trabalho que demos. Somos especiais a nossa maneira, mas nunca mais especiais que os outros, e todos merecem respeito, o que entra em conflito com o que vejo todos dias atualmente no mundo, com pessoas dizendo a seus filhos que são melhores e mais especiais que o resto do mundo e no meu ver, o problema está no pai ou mãe que não consegue enxergar um defeito que seja em sua prole. 
Conheci pessoas assim, vivi com pessoas assim e é frustrante observar que o amor fale mais alto que a razão e alimente o ego dos infantes que se desenvolvem em adultos egoístas, incapazes, inseguros e exigentes. 

Apanhei muito quando menino. Não me entendam mal, eu merecia de verdade cada surra que levei, pois fazia muitas besteiras. Sempre era minha mãe que educava e corrigia os atos meus e de meus irmãos já que meu pai trabalha incansavelmente à noite, depois ia para outro emprego, depois faculdade e não lhe sobrava muito tempo para estar com os filhos, e tudo isso para proporcionar o máximo que eles pudessem e que não passássemos por nenhuma das intempéries do mundo, o que claramente é impossível. Posso claramente estar apenas envelhecendo e tendo a visão nublada pela nostalgia inerente da espiada que damos no passado, onde tudo era melhor, mais colorido, mais doce e feliz. Prefiro pensar que não. Vejo hoje em dia pais comemorando cada mês que seu recém nascido alcança, como se a criação hoje em dia fosse tão ruim que cada mês é uma vitória e uma conquista que o bebê esteja vivo e respirando. Em um mundo em que se cresce ouvindo "sim", "sim" e"sim" para cada desejo irrelevante que se manifesta dessa pequena pessoa que não sabe se cuidar sozinha nem por 5 minutos, mas que com certeza deve saber o que é melhor para ele mesmo, como se o "não" fosse uma palava profana e proibida que conspurcaria o amor entre pais e filhos no seio familiar. 

Não estou dizendo que crianças devam apanhar. Estou dizendo que funcionou para mim e meus irmãos, que necessitávamos de disciplina e rigidez. Eramos quatro meninos, inteligentes, cheios de energia com diferença de idade de um ano para cada, praticamente uma pequena gangue que se não fosse adequadamente policiada e orientada, teria devorado a própria mãe na insanidade que é o dia a dia de uma família do subúrbio. O que eu posso dizer é: Observe seu filho como um individuo, aprenda quem ele é, como interage com o mundo, seus pontos fortes e defeitos e o conduza para evoluir suas próprias qualidades e que essas características desabrochem no mundo, por que é para lá que todos os filhos vão, e já que eles tem que ir, que vão preparados e auto conscientes no mínimo. 

Uma vez meu irmão respondeu a minha mãe, não lembro em que, ou quais foram as palavras, mas recordo-me do olhar de fúria que ela direcionou a ele e na velocidade que a mão dela chicoteou até uma lata de Nescau(grande, cheia e pesada) e a arremessou na direção do meu irmão que rapidamente esquivou, deixando apenas uma nuvem de pó marrom onde um segundo antes estava posicionada a sua cabeça. Esse irmão hoje é concursado pela Petrobrás, casado, estável, com um filho e esposa. Vida feliz, família feliz. E nessas horas eu penso que se fosse na minha direção que a lata houvesse sido arremessada, talvez minha vida fosse diferente, talvez mais estável. 

Não gosto de Renato Russo, enjoei. Ouvi quando adolescente até saturar, mas em algo ele tem razão: Seus pais são crianças como você. E é o que a maioria dos adultos são, crianças grandes que não sabem direito o que fazem. Que pelo menos prestemos mais atenção, para não sair tanto dos trilhos. 

POR RAFAEL CANTO






















-Fotógrafo e escritor:
-Estudou biblioteconomia na UNIRIO.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

3 comentários:

  1. Os pais tem que aprender a terem visão de que estão criando cidadão, trabalhadores e autores de suas próprias vidas!!!
    Ninguém será criança pra sempre ou quer se tornar um completo incompetênte...
    Criando uma base sólida o crescimento será menos intempestivo, mesmo que não nascemos uma folha em branco um bom guia nos ajuda a se desenvolver melhor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo tema a ser abordado. Curiosamente hoje mesmo ouvi alguns psicólogos falando de educação moderna, onde os pais se negam a decepcionar seus filhos dizendo "não" um deles diz que isso é narcisismo dos pais, pelo simples fato de não querer ter uma imagem de pais bonzinhos destruída, dai destroem a educação dos filhos com excessiva permissividade.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, o que temos hoje, são pais permissivos e inseguros do amor de seus filhos, que querem fazer todas as suas vontades, mesmo que não mereçam.
    Estão criando pessoas sem limites,egoístas, mal educadas e que não sabem lidar com dificuldades e frustrações.

    ResponderExcluir