domingo, 19 de agosto de 2018

Falsas Memórias e as Implicações nos Relatos Autobiográficos em Psicoterapia



A memória é descrita como a codificação, armazenamento e a recuperação do conteúdo aprendido. Quando salvamos um arquivo no disco rígido do computador, aqueles dados permanecem inalterados até que sejam modificados. 

Quando colocamos objetos em nossos armários, eles permanecem até que os mudemos de lugar. O armazenamento no cérebro é mais dinâmico, pois há evidências de que as memórias passam por contínua remodelagem, mesmo semanas e meses após serem formadas. Esse processo é denominado "consolidação do sistema". 

Qualquer interferência no momento da consolidação da memória prejudica a lembrança futura, e isso é diferente de esquecer o que um dia foi aprendido. Um evento evocado pela memória pode perder a intensidade com o tempo. Com o tempo, o material da imaginação poderá ser enfeitado, cortado em pedaços e recombinado como um roteiro de cinema. Passo a passo, o que começou como imagens de um filme, não verbais, pode ser transformado em um relato verbal fragmentário, lembrado tanto pelas palavras da história como pelos elementos visuais e auditivos. Sendo assim, este processo dinâmico de armazenamento e produção de memória, pode alterar a lembrança de um relato autobiográfico no processo psicoterapêutico? Qual a sua repercussão para o prognóstico clínico? 

Memória autobiográfica é um processo de reconstrução, em vez de representação fiel.Os eventos podem ser constantes, mas o ponto de vista a partir do qual se interpreta transforma o significado do passado (Ricoeur, 1991). Assim, o presente pode ser visto como a construção do passado, e criar um diálogo implícito entre a lembrado e o auto lembrando (Freeman, 1984; Neisser Fivush,1994). O passado pessoal está disponível para ser visto de diferentes perspectivas , de acordo com a interpretação que está sendo construído (Cohler,1982). 

No cotidiano de um profissional de saúde mental, problemas como o esquecimento durante relatos autobiográficos, podem ser relevantes na prática clínica diária. Nossos cérebros não são grandes o suficiente para reter todos os detalhes de nossas vidas. Para minimizar um pouco o que é retido, é provável que o cérebro apenas armazene resumos amplos da informação, produzindo “distorções” sobre o eventos e relato de vida e influenciando no prognóstico clínico. 

O que são as falsas memórias? O conceito de falsa memória foi sendo construído desde o final do século XIX e início do XX, a partir de pesquisas pioneiras realizadas em alguns países europeus. Em Paris, o caso de um homem de 34 anos (Louis), com lembranças de acontecimentos que nunca haviam ocorrido, deixou os cientistas intrigados. 

Para (Schacter, 2003) o interesse de psicólogos e psiquiatras da época levou Theodule Ribot, em 1881 a utilizar pela primeira vez o termo falsas lembranças. 

Segundo o autor, Freud, em sua teoria da repressão, diz que as memórias de eventos traumáticos da infância seriam esquecidas e poderiam emergir na fase adulta (sonhos ou sintomas). Porém Freud abandona as idéias de que as memórias para eventos traumáticos seriam necessariamente verdadeiras. Os primeiros estudos específicos sobre as falsas memórias falavam sobre as características de sugestionabilidade da memória, com suas incorporações e recordações de informações falsas, de origem interna ou externa, que o indivíduo lembra como verdadeiras. 

O fenômeno das "falsas memórias" (Silva, 2010) surgiu na psicologia nos últimos trinta anos no âmbito do que ficou conhecido como paradigma reconstrutivista da memória (Loftus & Ketchan, 1994). 

Segundo esse paradigma, a memória é entendida como uma série de construções e reconstruções que se dão nas três fases de aquisição, retenção e recuperação do dado (Neath, 1998). 

O fenômeno estudado por Loftus colocou questões interessantes para problematizar a natureza da experiência subjetiva na pesquisa em psicologia. Nele, um sujeito tinha uma lembrança que, objetivamente, não correspondia ao que foi convencionado como tendo acontecido. Inicialmente, esse fenômeno estudado pela pesquisadora americana Elisabeth Loftus foi designado "nova lembrança" (new memory) (Loftus & Hoffman, 1989). Posteriormente, a autora mudou de perspectiva e o designou como falsa lembrança (Loftus, 1997). 

Do ponto de vista da experiência subjetiva de lembrar, a nova lembrança, afirmaram Loftus e Hoffman (1989), tem a mesma velocidade de acesso e apresenta o mesmo grau de confiança, não diferindo, portanto, nesse aspecto, de uma lembrança dita verdadeira. Uma nova lembrança é, desse modo, uma lembrança experimentada como verdadeira, mas que não corresponde a um determinado evento passado. 

Para Loftus (2003)As memórias falsas são construídas por meio da combinação de memórias reais com o conteúdo das sugestões recebidas de outros. 

Durante o processo, os indivíduos podem esquecer a fonte das informações. Este é um exemplo clássico de confusão no qual o conteúdo e a fonte se dissociam. Contrariando a nossa intuição, nem sempre as pessoas acreditam que os eventos que lembram realmente ocorreram. 

Muitas pessoas relatam ter uma memória que eles sabem ser falsa, e, em alguns casos, essas memórias podem trazer preocupações sobre experiências extremamente significativas. Segundo Clark (2012), por exemplo, há casos documentados de pessoas com memórias de abuso infantil grave, que encontraram a prova incontestável de que os eventos que lembram, poderiam não ter acontecido. 

As pessoas ensaiam eventos autobiográficos por razões sociais em relação à medida em que esses eventos são recitados por outras razões (por exemplo, para compreender eventos). Iremos argumentar que as memórias de eventos são frequentemente ensaiadas, e que tais ensaios sociais podem ser uma das razões mais freqüentes para o ensaio de eventos autobiográficos . 

Skowronski e Walker (2003), também argumentam que essas normas sociais e as preocupações de auto apresentação alteram o " quando, o quê e como " de descrições de eventos autobiográficos, e podem causar descrições tendenciosas como ensaios de eventos, e essas variáveis podem vir a ter um impacto na memória posterior do transportador para os acontecimentos relacionados com essas descrições . 

Estas memórias podem ser acometidas de várias maneiras. Por exemplo, a categoria temporal, em que um evento cai, muitas vezes precisa ser registrada como um indivíduo envelhece: O evento que aconteceu há uma hora pode ser posteriormente re-categorizado como um evento que ocorreu ontem, em seguida, como ocorre na semana passada , depois como ocorreram no último mês , e assim por diante . 

Estas re-categorizações temporais, podem ser facilitadas através da descrição do evento para outros. Outro resultado possível da narrativa social, é que a própria tendência a recuperar eventos, pode ser alterada pelos contextos da narrativa social. Como se narra os acontecimentos de uma vida própria, várias pistas situacionais e metas comunicativas podem tornar-se ligadas às memórias autobiográficas que são narradas . Tais sugestões e metas pode solicitar a reintegração dos eventos quando essas metas são ativados, ou essas pistas serão encontradas em um momento posterior. Como os eventos se tornar ligados com um maior número de sinais, a probabilidade de recuperação de tais memórias deve aumentar . Assim, a diversidade de configurações e metas na narração, também pode desempenhar um papel importante na medida em que um indivíduo recorda eventos autobiográficos . 

Uma terceira questão geral em torno ensaios sociais é o conjunto de processos cognitivos, que estão envolvidos quando se transmite eventos para os outros, e como estes processos cognitivos podem afetar a memória para o evento transmitido. 

Obviamente, pode-se esperar que os eventos que muitas vezes são ensaiados tenderão a ser melhores, do que lembrar os eventos que não são ensaiados . Assim, seria também de esperar que os eventos que são frequentemente transmitidas para outras pessoas devem ser bem lembrados. No entanto, é possível que tais ensaios sociais podem, alterar o conteúdo dos eventos recolhidos. Por exemplo, alguns eventos recuperados tem um conteúdo sensorial rico, enquanto outros não o fazem. A representação da memória acessível dos eventos autobiográficos, pode tornar-se mais semântica na natureza, quando os eventos são freqüentemente descritos para os outros. Tais memórias "pobres “, têm sido referidos como fatos autobiográficos. (Brewer , 1996);(Neisser ,1981). 

Talvez o relatório anedótico mais conhecido de uma memória desacreditada, foi relatado por Piaget, que vividamente lembrou ser vítima de uma tentativa de sequestro na infância. Treze anos depois deste suposto crime, Piaget descobriu que todo o evento foi uma ficção fabricada por sua babá; ainda Piaget afirmou que ele ainda poderia "lembrar" o que ocorreu. Para explorar as incidências como Piaget , Mazzoni et al. (2001) informou sobre o primeiro estudo empírico de memórias não confiáveis. 

Os autores pediram a 1.593 estudantes, se eles poderiam lembrar um evento que eles não acreditavam que aconteceu. Quase um quarto da amostra relatou ter uma memória deste tipo, estabelecendo assim, o status de memórias desacreditadas, como mais do que curiosidades anedóticas excepcionais. 

Na maioria das pesquisas sobre distorção de memória, os participantes normalmente informaram sobre alguns eventos importantes de sua infância. Há evidências sugerindo que é fácil distorcer e criar memórias de um passado muito distante (Spanos, Burgess, Burgess, Samuels, e Blois, 1999). Também é possível criar memórias de acontecimentos recentemente vividos. Por exemplo, Goff e Roediger (1998) constatou que quanto maior o número de atos intermediários realizados entre uma experiência(lançando uma moeda) e recordação dessa experiência, maior a probabilidade de que erros de memória irão ocorrer. 

Acreditamos que as pessoas tendem a acompanhar o seu presente psicológico com muito cuidado, porque o presente está conectado com as necessidades de trabalho, metas, planos e estratégias. Por outro lado, eles podem deixar de acompanhar o seu passado psicológico, com cuidado, porque o passado já não é diretamente relevante para as estratégias de sobrevivência diária. 

Dessa maneira, a aquisição e a recuperação de eventos emocionais podem ser otimizadas ou prejudicadas pela presença de sentimentos. São esses sentimentos que provocam a evitação de eventos potencialmente ligados a sentimentos negativos e a procura por situações que podem trazer sentimentos positivos. Mesmo que os julgamentos que diferenciam eventos negativos sejam marcadamente reflexivos, provavelmente eles são influenciados pela intensidade emocional como um processo neurofisiológico básico. 

De fato, a combinação dos dados de neuroimagem com os achados em psicologia cognitiva, como aqueles apresentados neste trabalho, pode contribuir para uma compreensão abrangente da memória autobiográfica, seus processos e produtos. A memória autobiográfica poderá, então, ser entendida como um tipo especial de articulação de memória, emoção e julgamento. Essa articulação é o que propicia a nós conhecermos o mundo e a nós mesmos, e nos apropriarmos de nossa experiência de uma maneira aparentemente singular na natureza.propicia a nós conhecermos o mundo e a nós mesmos, e nos apropriarmos de nossa experiência de uma maneira aparentemente singular na natureza. 

A narrativa não é uma descrição da veracidade dos fatos tais como eles aconteceram, pois não existe realidade humana fora da narração. Mas, a sucessão dos fatos elaborados em uma narrativa é ‘imposta’ pela própria construção da biografia, por uma necessidade lógica que vai se constituindo no próprio ato de narrar, e não por uma exigência externa, cronológica, linear. Não podemos esquecer, porém, que os resultados encontrados demonstram que há ciclos narrativos completos ao longo do processo terapêutico os quais poderiam estar representando uma estrutura ou diferentes estruturas do universo configurado. 

Nesse sentido, uma hipótese possível é que as narrativas elaboradas nos encontros terapêuticos, se constituem como micro narrativas que, uma vez combinadas, comporiam um mesmo enredo narrativo os quais representariam o(s) universo(s) narrativo trazidos pelo indivíduo, transformados e ensaiados conforme a experiência de vida e o significado emocional e social, incluindo um somatório de memórias confiáveis não confiáveis, que foram construídas pelo interação entre o indivíduo, suas relações sociais, seu desenvolvimento cognitivo e sua saúde mental. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BREWER, C. J., Stein, L. M., Oliveira, R. A., Rohenkohl, G., & Reyna, V. F. (2008). How does negative emotions cause false memories? Psychological Science, 19,919-925; 

CLARK A, Nash RA, Fincham G, Mazzoni G (2012) Creating Non-Believed Memories for Recent Autobiographical Events. PLoS ONE 7(3): e32998. doi:10.1371/ journal.pone.0032998;

COHLER, B. J. (1982). Personal narrative and life course. In P. B. Baltes (Ed.), Life span development and behavior (Vol. 4, pp. 205–241). New York: Academic Press;

FREEMAN, M. (1984). History, narrative and life-span developmental knowledge. Human Development, 27, 1–19; 

GARRY, M., Manning, C. G., Loftus, E. F., & Sherman, S. J. (1996). Imagination inflation: Imagining a childhood event inflates confidence that it occurred. Psychonomic Bulletin & Review, 3, 208–214;

JONES, E., Vermaas, R. H., McCartney, H., Beech, C., Palmer, I., Hyams, K. & Wessely, S. (2003). Flashbacks and post-traumatic stress disorder: the genesis of a 20thcentury diagnosis. British Journal of Psychiatry, 182, 158-163;

JOSSELSON, Ruthellen.; (2009) The Present of the Past: Dialogues With Memory Over Time. Journal of Personality 77:3, June 2009; Journal compilation; 2009, Wiley Periodicals, Inc. DOI: 10.1111/j.1467-6494.2009.00560;

LEWIN, K. (1935). A dynamic theory of personality. New York: McGraw-Hill. Loftus, E. F. (1993). The reality of repressed memories. American Psychologist, 48,518–537;

LOFTUS, E. (1997). Creating false memories. Scientific American, 277, 70-75;

LOFTUS, E. & Hoffman, H. G. (1989). Misinformation and memory: The creation of new memories. Journal of Experimental Psychology: General, 118(1),100-104;

LOFTUS, E. & Ketchan.(1994) K. The myth of repressed memory. New York: St. Martin's Griffin;

LOFTUS, E. F., & Palmer, J. C. (1974). Reconstruction of automobile destruction: An example of the interaction between language and memory. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 13, 585–589;

LOFTUS, E. F., & Pickrell, J. E. (1995). The formation of false memories. Psychiatric Annals, 25, 720–725;

MAZZONI, G. A. L., Loftus, E. F., & Kirsch, I. (2001). Changing beliefs about implausible autobiographical events: A little plausibility goes a long way. Journal of Experimental Psychology: Applied, 7, 51–59;

NASH, Wade KA, Lindsay DS (2009) Digitally manipulating memory: Effects of doctored videos and imagination in distorting beliefs and memories. Mem & Cogn 37: 414–424; e

RICOEUR, P.(1991) Narrative identity. On Paul Ricoeur: Narrative and interpretation. In D. Wood (Ed.) London: Routledge.

POR CARLA STRASSBURGER ARAUJO


-Psicóloga graduada pela Universidade de Cuiabá-UNIC(2015);
-Pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo-CEFI-Porto Alegre-RS(2016)
-Terapeuta Comunitária
@carlastrass

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: