quinta-feira, 23 de maio de 2019

Encontros Motivadores de Sensibilização Interior

                                               Autoras:Beatriz Maciel(*)
                                                              Patrícia Ramon(*)


Vivemos tempos difíceis, situações em que temos de superar limites e acabamos plugados ao "piloto automático", sem experienciar e sorver a beleza da vida. Dessensibilizados para o mundo e para a grandeza e complexidade das relações humanas, muitas vezes, somos impedidos de realizar ou promover o convívio pacífico, harmônico e inclusivo. De repente, uma rotina avassaladora toma conta do dia a dia e nos impede de enxergar nossos propósitos e fazer novas escolhas alegres e conscientes (vindas do coração), muitas vezes, desmotivando-nos a desempenhar nossos verdadeiros papeis e nos retirando da vida, velando suas infinitas possibilidades de crescimento e descoberta. 

Acreditando na valorização do Ser como meta para vivermos vidas individuais e comunitárias melhores, na busca da paz interior e da nossa realização pessoal e coletiva (como seres planetários), a terapeuta Beatriz Maciel (em parceria com a jornalista Patrícia Ramon) lançou, recentemente, no interior do Estado de São Paulo – Mococa e região -, a proposta dos Encontros Motivadores de Sensibilização Interior (EM SI). 

"Resgatar o Ser, muito além das aparências, é abrir as portas das infinitas possibilidades do que somos e temos. É permitir vibrar a vida na dimensão maior do amor que nos transforma em seres humanos conscientes, amor que evolui para uma proposta de, a cada dia, fazer o melhor por mim e pelo outro, transformando-nos em agentes de motivação, não só para nós mesmos, mas também como seres proativos e agregadores para a sociedade em que vivemos. Acordar o Ser interior significa dar um "sim" à vida e nos inspira a fazer nossas verdadeiras escolhas, capacitando-nos a termos autonomia para mudar o foco do nosso caleidoscópio pessoal, buscando o mais ajustado, gerando mais inspiração, criatividade, alternativas e força para transformar crises em oportunidades, além de exercer comportamentos, escutas e diálogos mais empáticos, compassivos e pacíficos", ressalta Bia Maciel, terapeuta sistêmica com mais de 20 anos de trajetória. 

"À medida que cada um de nós se dirige para a meta comum de alcançar a paz de espírito, sentimos também a comunhão de nossas mentes, que resulta da eliminação de bloqueios a nossa percepção da presença do amor, da nossa união, da busca comum, bem-estar, gratidão e felicidade. Juntos, portanto, podemos trilhar caminhos para experienciar essa afirmação”, lembra Beatriz. 

Como os Encontros se desenvolvem 

Os Encontros Motivadores de Sensibilização Interior (EM SI) contemplam vários movimentos sensibilizadores e libertadores, individuais e coletivos, incluindo vivências de sensibilização; meditações ativas e passivas; movimentos sistêmicos; danças circulares e outros movimentos corporais; diálogo e trocas respeitosas e acolhedoras; exercícios voltados à promoção da autoestima e ao resgate do ser; movimentos de escuta e gratidão e mediações sobre um modelo de comunicação não-violenta. "Trata-se de um momento especial, delicado e profundo, que pode ajudar a promover grandes ressignificações da vida interior, que impactarão positivamente nas relações com o outro e na construção de seres humanos melhores", esclarece Beatriz Maciel. 

Desenvolvida com um olhar sensível para os processos pedagógicos, tendo em vista as dificuldades crescentes nas relações humanas dentro do espaço escolar e a necessidade de olharmos para a mudança interior como forma de fomentar ambientes cada vez mais amorosos, acolhedores, pacíficos (Cultura de Paz) e promotores de empatia, cidadania, autonomia e formação integral do Ser, a vivência Encontros Motivadores de Sensibilização Interior (EM SI) é especialmente voltada aos gestores, professores e assistentes de escolas públicas e particulares. Entretanto, também é aplicada com sucesso para equipes corporativas; grupos de terapeutas holísticos; grupos de estudantes de Pedagogia, Psicologia e de outras áreas da Medicina, Saúde e Ciências Humanas e grupos comunitários.

A vivência de Encontros Motivadores de Sensibilização Interior (EM SI) tem vários estágios para romper as barreiras pessoais, levando a um olhar mais amoroso, atento e consciente, pois estimula o contato com a flexibilidade; libera de tensões; acessa o contato com o corpo (que, muitas vezes, se revela como corpo de dor); libera as emoções contidas; promove um mergulho em si; leva ao experimento do silêncio interior; estimula a gentileza consigo mesmo (e, consequentemente, com o outro); promove a interação com o outro; exerce o cooperativismo e a paz; experiencia o dar e receber; ressalta a gratidão e a vida em "comum-unidade"; acessa a Fonte, como estímulo para um novo ponto de partida e trabalha modelos de comunicação não-violenta, educando para a paz e disseminando a paz. 

O processo permite o sentir e a reflexão, a liberação de crenças limitantes, levando o participante a abrir-se para a beleza da vida. Para saber mais sobre os Encontros Motivadores de Sensibilização Interior (EM SI), basta entrar em contato diretamente com a focalizadora Beatriz Maciel, pelo telefone/WhatsApp: 19-99192-6013 ou pelo e-mail flordavidaespacodoser@hotmail.com 

*BEATRIZ SCARPARO MACIEL 




















-Licenciada em Desenho e Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
-Terapeuta holística há 25 anos, renascedora, consteladora familiar, atendendo com terapias individuais - massagem bioenergética, acupuntura, integração craniossacral e barras de acess.
-É Reiki Master, trabalha com grupos meditação, desenvolvimento pessoal e Sagrado Feminino. 

*PATRÍCIA RAMON




















-Jornalista, especializada em Comunicação Empresarial e Responsabilidade Socioambiental;
-Estudante de Pedagogia ;e
-Desenvolvedora de  estudos e leituras relacionados aos temas Comunicação Não-Violenta e Cultura de Paz.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário