sábado, 5 de outubro de 2019

Por uma Cultura de Paz nas Escolas:Yoga e Meditação na Primeira Infância


Autora: Samira Daleck(*)


“O amor é a força mais sutil do mundo” Mahatma Gandhi

É cada vez mais presente em nosso cotidiano demonstrações de extremo descontrole emocional e perda da razão como alunos atacando professores, brigas de transito, falta de capacidade em lidar com pequenos problemas e apelando para a violência física e verbal, ocasionando mortes que liquidam vidas e famílias inteiras por motivos banais onde em muitos casos uma conversa resolveria a situação.

Percebemos em nossas crianças uma ansiedade desproporcional desde a mais tenra idade, a necessidade de ter cada vez mais e pouco valorizar bens materiais e a importância do ser, enquanto os momentos de brincadeiras ao ar livre e atividades simples como andar de bicicleta, empinar pipa, correr e pular vão dando lugar a jogos eletrônicos e brinquedos descartáveis. 

Para mudar esta situação de extrema violência que vivemos hoje é imprescindível investir fortemente no desenvolvimento emocional de nossas crianças para que elas possam desde cedo aprender lidar com suas frustrações, respeitar o próximo, encontrar seu equilíbrio com calma e tranquilidade.


A yoga e a meditação ganham cada vez mais espaço na vida dos pequenos, incluída em muitos currículos escolares devido aos inúmeros benefícios que proporciona para a saúde física e mental de todos como, por exemplo: Promover o relaxamento e a concentração, estimular a criatividade, aumentar a autoestima, incentivar posturas corretas, ensinar a disciplina, desenvolver múltiplas inteligências; aumentar o vínculo entre pais e filhos; permitir o conhecimento corporal e respiratório.

Praticar Yoga desde criança ajuda a construir um comportamento saudável, refletindo no relacionamento respeitoso consigo mesmo e seu ambiente, conhecer e cuidar de seu corpo, se expressar e exercitar sua concentração, criatividade e memória.

Parece que vivemos em uma sociedade adormecida, onde a violência está inserida de tal forma que para ser normal ver uma pessoa ser agredida de qualquer forma, enquanto um ato de gentileza e generosidade leva às pessoas a descrença e até mesmo a desconfiança acreditando que quem ofereceu ajuda quer na verdade algo em troca e esta visão precisa ser desconstruída imediatamente para que possamos juntos construir uma sociedade justa, igualitária, pacífica, amorosa, respeitosa e dedicada ao próximo e ao planeta.

"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres, que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para sua vida" Rudolf Steiner

As Crianças aprendem aquilo que vivem

Se uma criança vive na censura
aprende a condenar.
Se vive na hostilidade,
aprende a agredir.
Se vive na ironia,
aprende a timidez.
Se vive na vergonha,
Aprende a se sentir culpado.
Se vive na tolerância,
aprende a ser paciente.
Se vive na segurança,
aprende a ser confiante.
Se vive na aprovação,
aprende a aceitar.
Se vive na aceitação e na amizade,
aprende a encontrar amor no mundo.

Doretj Law Nolte


Referências Bibliográficas

Fernandes, Camila. Como Praticar Yoga com as Crianças

Elisabetta Furlan Brincando com o Yoga - Prefácio Emílio Sevadio; tradução Alice Mesquita; Ilustrações de Paola Gianuzzi. 2ª Edição – São Paulo: Ground 2012;

Parmegiane CassiaA arte de Ensinar Yoga para as Crianças www.pequenosyoguis.com.br ; e

Parmegiane Cassia  - Yoga, ensino e educação 

*SAMIRA DALECK

Graduada em Educação Física, Pedagoga com Especialização em Arte educação, História da Arte, Yoga e Meditação. 
-Pós Graduanda em Docência no Ensino Superior.  
-Atualmente trabalha com a primeira infância, pesquisadora da criação com apego, disciplina positiva educação não violenta, Montessori, Waldorf e Reggio Emilia

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

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