segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Desalento


Autor Luis Lago(*)




― Para Ondina ―

Caminhavam lado a lado como não tivessem passados quatro anos de suas separações. Um tempo que, no entanto, sabiam ser um deserto inimaginável de anos. Eles sabiam, sem vasculhar suas anotações desgastadas, que era enorme a tristeza acumulada de mágoas pré-memorizadas.

Nenhum e nem outro escaparam ilesos do que as pessoas mais próximas, parentes e anti-parentes, amigos sinceros e falsos, a destilarem em cuspes viscosos a inveja advinda dos que se amam imensuravelmente.

Se ele e ela só tivesses se enclausurado no recanto que eles tinham feito só com a finalidade de ali sobreviverem apenas com o alimento de seus amores, não teriam saído para ― ledo engano ― buscarem um reconforto no perfume que julgaram advir das flores do jardim. Nada encontraram, no entanto, exceto restos de ramos secos com sólidos tons negros e enfeitados com imensuráveis espinhos que faziam lembrar um instrumento medieval de tortura.

Ainda atônitos, buscaram contemplar o lado oposto daquele insólito jardim, mas só encontraram árvores assimétricas com suas esparsas folhas inchadas pelos pingos de uma repentina chuva. As mesmas gotas da chuva ricochetearam em suas pernas, e transmudaram-se em um gorgolejo musical de uma calha próxima. 

Por um breve instante, ele e ela fundiram seus rostos, antes de se separarem sem um único fiapo lamuriante de suas vozes. Nem se deram conta da tristeza que, transborda deles, se acumulou nas poças de água.

E ainda agora, passados tantos anos, enquanto desciam a rua, tinham a absoluta convicção de que só lhes restaram o acúmulo de sofrimento, e um amplo e inesgotável deserto, sem uma única e vaga esperança de encontrarem um oásis, e nele, uma mínima sombra para se refrescarem do imenso desejo, que ainda lhes queimam, de se amarem como outrora.

*LUIS LAGO

-Psicólogo graduado pela Universidade Santo Amaro(1981);
- Especialização  em Terapia Comportamental; e 
- Atuação clínica por 15 anos. 
-Atualmente é Jornalista e  Fotógrafo (Não necessariamente nessa ordem); e

-Autor dos livros "O Beco" (poesias) Editora e Livraria Teixeira e "São tênues as névoas da vida" Âmbito Editores (ficção desenvolvida no estilo literário denominado "Realismo mágico")




Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário