sábado, 18 de abril de 2020

Programando com as crianças


Autora: Gabrielle Rocco(*)


Programar?? É planejar e/ou criar estratégias para se alcançar ao um objetivo. Quando falamos em programação computacional podemos dizer que programar é dar ordens para "robôs", dizemos a eles o que fazer, sendo que eles farão a função solicitada, ou seja, conversamos com os robôs.
  
Qual a linguagem deles? Cada robô tem sua linguagem e precisamos aprender a falar com eles, como aprendemos a falar outra língua, por exemplo o inglês. Assim, aprender a programar é você conhecer uma ou mais linguagem para conseguir conversar com o robô e ele falar uma ordem dada.

Vocês sabiam que dentro essas linguagens de programação, ela acontece nela uma sequência lógica de tarefas chamada de algoritmo? Sim, essa sequências de comandos quando realizadas com um planejamento, ordem lógica e uma sequências corretas se transformam em uma programação.

Hoje sabemos que a utilização de equipamentos tecnológicos pelas crianças e adolescentes é muito grande, gerando modificações nos estímulos e formas de aprendizagens.

Desta forma, ensinar crianças a programarem é uma grande ferramenta de ensino, no qual pais, tutores, professores e envolvidos transformam o ensino dos mais diversos conceitos com sites e aplicativos de programação, desenvolvendo nas mesmas crianças o pensamento lógico, a criatividade, a concentração, a comunicação, o solucionar problemas, a coordenação motora e as competências sociais.

Precisamos incluir na rotina da criança e do aluno a programação com orientação e desafios para melhorar o seu desempenho nesse mundo moderno. Hoje encontramos muitos aplicativos online e atividades offline que podem ser trabalhadas junto ao pensamento computacional que é o processo de pensamento envolvido na formulação de um problema e na expressão de sua solução de forma que um computador — humano ou máquina - possa efetivamente realizar.

Deixo como sugestão alguns sites e aplicativos em que as crianças aprendem a programar:

1. Scratch 

2. Blocky 

3. Alice 

4. Swift Playgrounds 

5. Twine 

6. Code 

7. Code 

8. Tynker 

9. Hopstch 

10. Kodable 

11. Cargo-Bot 

12. Run Marco 

13. Code Spark Academy 

14. Light - Bot 

15. The Foos: Free Code Hour 

Referências:

     

Pensamento Computacional. Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_computacional

Como as crianças podem aprender programação de forma lúdica?. HappyCode. https://www.happycodeschool.com/pt/blog/como-as-criancas-podem-aprender-programacao-de-forma-ludica/

Especialistas destacam a importância de crianças programarem. Supergeeks. https://news.supergeeks.com.br/especialistas-destacam-a-import%C3%A2ncia-de-crian%C3%A7as-aprenderem-a-programar-b9affac27622

 Melhores Linguagens de Programação 2020. Hostinger. https://www.hostinger.com.br/tutoriais/linguagens-de-programacao-para-criancas/

Porque as crianças precisam aprender a programar?. Geekie. https://www.geekie.com.br/blog/programacao-criancas/
*GABRIELLE ROCCO




CV conforme suas próprias palavras:








CV conforme suas próprias palavras:

Me chamo Gabrielle Rocco tenho 34 anos, fiz magistério e nessa época encontrei um grande amor pela educação. Sou uma apaixonada pela área de tecnologia educacional e do uso das tecnologias na aprendizagem.
Atuei por mais de 13 anos na área de informática educacional, como professora e coordenadora, desenvolvendo métodos e atividades para a utilização de computadores, tablets e novas mídias interligados aos projetos desenvolvidos na sala de aula.
Graduada em Pedagogia com pós-graduação em tecnologias da Aprendizagem, atualmente ministro aulas de Robótica



Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário