sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Maguito Vilela


 Luciano Almeida de Oliveira(*)


Somos influenciados pela mídia, atualmente, a pensar que os piores homens e mulheres do nosso país estão atuando na política. É um ledo engano.

Como advogado, convivi com os grandes do Judiciário de Goiás e advoguei para alguns Desembargadores e para as suas famílias.

Passei a conviver, com o passar do tempo, com os políticos e posso dizer sem sombra de dúvidas de que os maiores da política são maiores do que os do judiciário.

Os juízes tem uma visão curta, limitada ao processo. A visão dos políticos ultrapassa os horizontes e constroem uma nova realidade.

O legislador - e o Brasil tem ótimos legisladores - não desconhece esta realidade e, por isso, temos vários exemplos legais que permitem que uma decisão política supere em alcance social uma decisão judicial.

A Anistia é um grande exemplo de uma decisão política que se coloca acima dos processos e das condenações criminais.

Um outro bom exemplo é o indulto (perdão) que o Presidente da República pode conceder, nos termos do inciso XII, do artigo 84 da Constituição Federal.

A clemência, a união, o perdão, a superação, a construção e a reconstrução são típicos exemplos do que se pode fazer por meio da política.

Escrevi esta introdução para tentar explicar a comoção em Goiás com o falecimento do Prefeito de Goiânia, o saudoso Maguito Vilela que foi também Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal Constituinte, Senador, Vice Governador e Governador de Goiás.

Maguito sempre foi um conciliador, um pacificador e um agregador. A sua notável e precoce sabedoria política tem raízes no esporte. Como jogador de futebol, ele aprendeu que o talento individual necessita da ajuda de todo um time.

É verdade que craques podem definir algumas partidas, mas apenas um bom time vence campeonatos.

Com essa lição em mente Maguito galgou os degraus da política com humildade, sabedoria, companheirismo e espírito público. Sempre agregando, amparando, conciliando, conversando e construindo. A constante preocupação do Maguito com os projetos sociais é uma comprovação do aspecto humanitário da sua atuação política.

O mais impressionante, para mim, é que em meio a uma vida pautada por graves responsabilidades, tarefas e compromissos, Maguito sempre reservou um tempo para a sua amada família.

É por essas e outras razões que o Maguito deixou a vida sem desafetos e sendo homenageado por todos os setores da sociedade.

Ele lutou muito em vida e pela vida.

Descanse em Paz, Maguito Vilela.

*LUCIANO ALMEIDA DE OLIVEIRA



-Advogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás(1996);
-Atua na área da propriedade intelectual (Marcas, patentes e Direito Autoral);
-Escreve há mais de 15 anos artigos de direito e crônicas para jornais e revistas.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário