domingo, 10 de julho de 2022

Não demore para expressar-se a Si Mesmo


 Autora: Juliana Santos(*)

Não há escolha! Nascemos para Ser apenas nós mesmos; e se não enxergamos esta possibilidade com alegria e benção, o que nos resta?

Há feridas que sangram, é verdade! Ainda assim, se não enxergamos a existência ao menos como benção, o que nos resta?

Há uma parte sagrada dentro de nós chamada Si Mesmo. Quando cada um é concebido, lhe  é dado um Si Mesmo. Dentro dele está contido nossa porção individual mais potente e original, na qual poderíamos usá-lo até o último dia de nossa existência como um farolete sábio e assertivo diante de QUALQUER drama humano.

A criança nasce com o Si Mesmo em sua máxima potência. Ela espontaneamente vai para o mundo; explora ; é criativa e se maravilha com cada descoberta. Esse ato de IR chama-se movimento primário.

Se ao ir para a vida a criança recebe de volta, de seus pais e de seu ambiente, acolhimento e amor, proteção e cuidados, é possível que esta pessoa se desenvolva percebendo o universo como um lugar seguro para se expressar com confiança o seu Si Mesmo.

Do contrário, se o seu movimento primário é interrompido por abandono, negligência ou violências, este Si Mesmo ficará ,  possivelmente, encapsulado em uma série de estratégias de sobrevivência que serão desenvolvidas  para que esta pessoa dê  conta da vida.

Se este for o caminho, como enxergar a vida com alegria e benção?! 

Repito, não há escolha!

Todos sofrimento é legítimo e toda dor merece empatia e acolhimento. Porém, em algum ponto da jornada, é o próprio Si Mesmo que cobrará pelo seu lugar.

Desconfortos internos,

insatisfações,

doenças físicas e psíquicas,

são chamados para olhar para dentro; encarar com coragem e dignidade nossas dores e sombras, ressignificar sofrimentos e lacunas com auto cuidado e conscientização, até que se consiga, novamente, encontrar a própria e única força propulsora: o Si Mesmo.

Fácil? Nunca será!

Mas se quisermos viver uma vida com sentido, não temos escolha!


*JULIANA SANTOS


- Graduação pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011);

- Pós- graduação Latu sensu em Psicologia Clínica Junguiana pela Universidade Salesiano - UNISAL (2013);

- Curso de extensão em Psicologia Simbólica Junguiana  com o Prof. Carlos Byinton pelo Instituto Sedes Sapientiae (2015); e

-Atua em consultório particular, atendendo de forma presencial adolescentes, adultos e casais e on line para brasileiros no mundo todo.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário