quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Carta ao Augusto











Augusto, meu lindo!

Tu és meu primeiro bisneto e eu te adoro.
Não sei quanto tempo vai levar para que leias esta carta e que a entendas. Mas não faz mal, a bisa escreve mesmo assim.

Não é porque provavelmente já não estarei por aqui. Isto não é um lamento, a bisa te escreve muito feliz por estar te beijando hoje.

Tu és lindo e imagino que também serás lindo quando cresceres porque hoje és a cara de teu pai com olhos de tua mãe, âmbar com raios de esmeralda. Eles são lindos, os dois. E como são lindos os teus olhos!

Gostas de correr e brincar: aqui, na casa da bisa, tu colhias umas florinhas cor de maravilha – isto significa hoje uma cor misturada de vermelho e rosa. Como se chamará quando estiveres lendo esta carta de aniversário nos teus 3 anos, eu não faco idéia. Quando estavas com 2 anos, chegaste aqui na casa da Bisa e visses uma piscina pequena, aliás, e tu quiseste tomar banho... Teu tio Ricardo tirou a roupa e, só de cueca ( os homens ainda usam cuecas como no meu tempo?), caiu na água para cuidar de ti. Foi uma alegria para a bisa, nunca vou esquecer de tua alegria fazendo farra com teu tio.

Quando passa alguns meses que não me vês , tu me esqueces e demoras a me alegrar gritando “Bisaaaaa” , na minha cozinha, enquanto comes bolachas de Natal , toda pintadinha de desenhos natalinos... Será que ainda serão usados quando cresceres? A vó Iara é muito chegada a lembranças e faz tudo para te agradar. Provavelmente terá como te explicar o que é isso que a Bisa está te falando.Até porque , ela adora essas bolachinhas.Vou te contar um segredo: eu acho que essa reforma linda que ela e o Vô fizeram na casa da praia é por tua causa! Eles queriam fazer um corredor maior para tu poderes correr nele, uma varanda maior para a chuva não atrapalhar tuas folias, tudo, com certeza foi para melhorar tuas férias ali , (se é que poderia?)

Meu lindo:

A bisa, quando era criança, nem geladeira tinha em casa. Água encanada e banheiro dentro de casa era coisa de rico, só fui conhecer no internato, onde fiquei seis anos estudando para ser professora. Afinal, a diferença de idade entre nós dois é de 80 anos.

Os brinquedos que tu tens, não existiam ainda. Plástico, eletrônica ou coisa semelhante era para muito depois... Mais tarde, no Colégio, vim a conhecer uma máquina de escrever manual.... até chegar ao Computador, para mim, levou uns bons 50 anos , mais ou menos. Sobre isso teus pais vão te contar( ou tu já nasceste sabendo?).

Acontece, meu lindo, que a gente tem a infância que Deus nos dá e ela é sempre muito boa e divertida. Pergunta ao teu vô do que ela brincava quando tinha tua idade e ele vai rir da tua pergunta. Ele hoje “é esse senhor” de respeito e de uma barriguinha ameaçadora, mas ele já foi um garotão bem levado...Dá tua vó Iara eu não sei muita coisa, só sei te dizer que ela foi modelo, desfilava, viajava, era fotografada para revistas, enfim, brilhava e se preparava para ser avó do Augusto, depois de passar pela experiência assustadora por ser mãe do Ricardo e de teu pai, que não eram santos na infância.

Tua mãe , quando eu conheci, era loira. Depois mudou de cabelo e de vida: casou com seu “grande“ amor e foi uma das mães mais amoráveis e dedicadas que eu já vi : Tu és o mundo dela! Nas reuniões da família onde todos são grandões, ela é o mais belo biscui que os japoneses poderiam ter criado lá pelo século 18, ou antes, tidos como a mais bela das artes plásticas do mundo, pequeninas, mas de um valor imensurável.Nunca esqueças disso.

Teu pai, meu lindo neto Rodrigo nasceu com pinta de gênio, estudioso e sério: Numa de suas viagens de serviço aos EEUU, ficou de “olho inchado” de saudade de ti, e chorava. Lembro de uma época de sua juventude, eu dizia que ele deveria ser “modelo’, mas não deu, sua avó disse que primeiro ela estudasse e estava certa.

Teu tio Ricardo, o meu lindo “nenê”, andava ansioso à tua espera : hoje, ele se diverte correndo dentro de casa atrás de ti. Ainda não casou, vou esperar pra saber se ele será um pai assim mesmo...

Lindíssimo nenê meu, meu presente de Deus na velhice, meu brinquedo favorito, meu bebê de luz, a quem dou meu maior presente, o que estudei, o que li, o que amei. Claro que receberás hoje presentes muito mais interessantes, mas nenhum deles levou 83 anos para se construir. E como é o presente mais velho , provavelmente será o menos interessante, mas creia, meu lindo Augusto, é perene,

Eu te amo muito, muito, muito.

Tua bisa de hoje.

Por MILA RAMOS

Mila Ramos

-A nossa "Diva" e
-Cronista, poeta e escritora


Mora em Joinville, SC

Um comentário:

  1. Belíssima herança deixada como relíquia a seu bisneto. Parabéns ilustre Bisa!

    ResponderExcluir