sábado, 29 de agosto de 2015

Autonomia da Aprendizagem


                              


Nossos pais podem não concordar, mas eles nos criaram para o mundo. Crescemos e queremos logo criar 
asas e voar. Sair para baladas, viajar com os amigos, trabalhar fora, namorar, fazer faculdade… Afinal, já sabemos nos virar sozinhos.

Mas se virar sozinho na escola é mais do que ser esperto para tirar boas notas nas provas. É ter autonomia para estudar de forma independente, sem a ajuda constante de um professor, tutor ou colega de classe. É ser sujeito de seu aprendizado.

A autonomia sempre foi algo trabalhado nas escolas, mas atualmente, com a chegada dos cursos a distância ganhou um foco ainda maior, pois nesta modalidade de ensino ela é fundamental para o processo de aprendizagem.

Em cursos a distância, seja através da internet, da televisão , de cartas ou qualquer outro tipo de conexão, o aluno precisa estudar sozinho para evoluir em seu processo educacional, já que não tem a presença direta do professor. É claro que a maioria destes cursos oferecem algum tipo de auxílio para os alunos com dúvidas ou dificuldades, seja através de tutorias, conteúdos explicativos, telefones ou salas de bate-papos. Mas, com a ausência do professor para dizer faça isso ou faça aquilo e sem a obrigatoriedade de ir a escola todos os dias é preciso ter muito interesse, esforço, comprometimento e disciplina.

No final do processo de um curso a distância o aluno já conhece sua capacidade de buscar, sabe que não há barreiras para o conhecimento e nem limites para aprendizagens.

Saber se virar é essencial para o ser humano evolutivo. Quando crianças nossos pais nos ensinam a andar, mas só conseguimos satisfazer nossas curiosidades quando caminhamos até algo que nos chama atenção e colocamos as mãozinhas. Da mesma forma, eles e os professores nos ensinaram a estudar, mas só alçamos voos maiores quando temos autonomia para buscar o que queremos.


Postado originalmente no dia 12.04.2013 em http://www.faculdade.net/
Por ERICA BOSI













-Pedagoga
-Mora noRJ

2 comentários:

  1. A autonomia deve ser ensinada em casa, desde os primeiros anos, ensinando a criança a guardar seus brinquedos, a arrumar sua cama, mais tarde a retirar seu prato da mesa, a lavar suas cuecas... A escola também deve ficar atenta a isso. Professores não devem dar respostas mastigadas. Na prática, na quase totalidade das famílias e escolas brasileiras, isso não ocorre. crianças e adolescentes são tratadas como seres incapazes de realizar as tarefas mais básicas e seus educadores (pais e professores), preferem fazer as coisas por eles do que deixarem que se frustrem, passem perrengues, se virem e aprendam nas adversidades e a superarem sues próprios obstáculos.

    ResponderExcluir
  2. Temos muito a prender, principalmente quando somos pais. Lemos livros, ouvimos palestras, opiniões, contudo, chegamos a um ponto, cedo ou tarde que o norte não deveria ter sido este. Felizes aqueles que conseguem aceitar e reparar as brechas. Assim, nossos filhos estarão mais aptos para a vida e para o mundo.

    ResponderExcluir