sábado, 9 de novembro de 2019

Quem Colocará o Guizo?


Autora: Siomara Campolina(*)


Esse texto faz parte de uma trilogia de encantamento que se torna presente em nosso imaginário.

Vivemos colocando guizos... em pessoas, em situações, no procurar e no afastar. 

Assim a história começa. 

Um grupo de RATOS ... seres visto por nós nocivos, mas que viviam numa sociedade organizada e democrática, em seu pequeno desespero, se reúnem para resolverem uma grave situação. 

O sonho da busca para alimentarem a suas almas pequenas estava sendo destruído, acabado. 

Para que eles chegassem a ter uma vida repleta de tranquilidade, tinham que eliminar a barreira que tanto os faziam sofrer. O GATO, o vilão dos sonhos, ser grandioso, tomado pela sociedade protetor contra os seres nocivos. 

Depois de muito falarem, discutirem e até entrarem em vias de fato os ratos numa decisão inédita resolveram colocar um guizo no gato, pois ele avisaria imediatamente a chegada do caos.

 A ideia encheu os corações de alegria dos pequenos seres. Estariam salvos da avalanche, poderiam sonhar, construir sua aldeia.
Assim sendo a proposta foi aceita por todos, fazer com que os sonhos voltassem a estar presentes... Porém havia um problema... O gato ser de grande poder, destruidor de sonhos era feroz. 

Então: QUEM seria o herói a colocar o guizo no gato? 

Assim é a nossa vida. Temos sonhos para tantas coisas e ao encontrarmos nossos gatos, as barreiras, o nosso caos interior nos tornamos confusos e desgovernados.

Até que soluções brotam do caos, se tornam possíveis. Porém desvencilhar das nossas angústias e trazer nossos heróis para colocarem os guizos vai além de nós mesmos.

Nos deparar no mundo educacional com tantos profissionais da educação se afastando das instituições que lecionam por acreditarem que não serão capazes de colocarem o guizo é assustador. 

É buscar dentro de nós os heróis de nossa vida que não esperem pelos gatos nem se mostrem ratos.

Esperar por sonhos maiores, por ações realizáveis, uma após uma, é transformando os guizos em possíveis soluções! 

Pense nisso... 

Abraços fraternos. 

Leia e e encante ... 

A assembleia dos ratos -  Fábula Esopo

Os Ratos resolveram organizar um conselho com a intenção de decidir, qual seria a melhor estratégia para que pudessem saber com antecedência quando o inimigo deles, nesse caso o Gato, estava por perto. 

E Dentre as muitas ideias que foram apresentadas, uma delas, que logo foi aprovada por unanimidade, sugeria que um sino ou guizo deveria ser pendurado no pescoço do Felino. 

Assim, ao escutarem o tilintar do mesmo, todos poderiam correr a tempo e em segurança para seus buracos. De fato, aquele extraordinário plano, por aclamação, agradou a todos ali presentes. Mais do que isso, sentiram-se orgulhosos e extasiados por serem capazes conceber tão criativa e prática solução.

E eis que um velho e sábio Rato ali presente, então questionou: "Meus amigos, percebo que o plano é realmente muito bom. Mas, quem dentre nós irá prender o sino no pescoço do Felino?" 

E, nesse momento, nenhum voluntário se fez presente...

*Siomara Sydney Campolina

-Graduada em Pedagogia pela FAFI-BH;atual Uni - BH (1996);
-Especialização em Supervisão e Coordenação Pedagógica pela PUC-MG (2004);
-Atuação em consultorias;
-Experiência com capacitação de professores do Ensino Infantil, Fundamental e Formação de Professores de escola pública e privada;
- Experiência de mais de 30 anos  em escolas públicas e particulares e
- Atualmente é professora do Colégio Alumnus de BH.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Muito bom!!Temos que sonhar sempre e não deixar q os "GatosFerozes" se tornem nossos " Medos" !!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão! É preciso ter sabedoria e coragem para lidar com os desafios da vida!

    ResponderExcluir