domingo, 22 de março de 2020

Os diversos papéis que desempenhamos ao longo de nossa vida



Autora: Priscila Pravato(*)




Você já parou para pensar que estamos constantemente desde que nascemos assumindo papéis, sem as vezes nós darmos conta da importância de priorizarmos cada um deles na nossa vida? 

Na infância por exemplo , os papéis prioritários estão em sermos: filhos, alunos e amigos. 

Na adolescência a prioridade se alterna sem nos percebermos de fato para realizarmos e nos sentirmos pertencentes, aumentando a importância que damos ao ser aceito pelos nossos amigos. 

Na vida adulta outro papel,não menos importante, assume a prioridade , o ser profissional , ficamos empenhados em nos sentirmos realizados com o que estudamos para assumir um papel ativo na sociedade e nos sentirmos produtivos, aqui se intensifica a importância do nosso auto conhecimento para elencarmos outras prioridades que surgem mais intensamente nessa fase, o papel de companheiro de alguém e anos depois o papel de pais, e assim até o final de nossas vidas . 

Você já havia parado para pensar, como você viveu esses papéis, quais prioridades você deu a cada um deles em cada fase de sua vida? E pensando na sua fase atual , quais são os papéis que vc assume e como está a qualidade da execução desses papéis na sua vida? Quão você está realizado para assumir o controle de cada papel e se sentir orgulhoso e no que depender de você, você está dando o seu melhor em cada escolha que faz nesse momento? 

Te convido a refletir quais os papéis são importantes para você nesse momento para que você seja cada dia mais realizado ao exercer e tirar proveito dos frutos que virão da atuação deles no aqui e agora . 

E para ajudar na reflexão , devemos incluir a importância do equilíbrio dos papéis em cada fase de nossa vida, além de mergulharmos lá no nosso íntimo para buscar , qual o propósíto de nossa vida, o que te faz acordar de manhã e ficar orgulhoso de você, pois você priorizou os papeis que te faz ir pra frente e se sentir forte e feliz. 

Por exemplo: 

Qual é o empenho que você está colocando nesse exato momento no seu papel de cuidar de si e dos que você ama, nesse momento de pandemia, que pede calma e razão? No seu papel de companheiro (a), você tem se dedicado a ser o(a) melhor companheiro (a) que você consegue ser? Como está a qualidade do seu relacionamento ? O que depende somente de você para deixar cada momento da sua relação para ficar mais gostoso , você está colocando quanto de energia nessa relação? 

Acredito ser um excelente momento, para parar , refletir e colocar sua energia nas escolhas do agora, dos papeis ( seja de cidadão, de pais, de profissional, de companheiro, de amigo,e os demais que achar prioritários e importantes nesse exato momento para se sentir fazendo o seu melhor, da escolha possível que resolver fazer! 

Desejo que respeite seus limites e façam ótimas escolhas ! 


PRISCILA ZACHARIAS ESCATOLIN PRAVATO













-Psicóloga Graduada pela PUCCAMP em 1993, CRP 06/4955-4;
-Pós-Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela PUCCAMP, 1996
-Formação em Executive Coaching & Life Coaching, certificada pelo ICI (Integrated Coaching Institute),2014
Atua na Psicologia Clínica sob a abordagem Cognitivo-comportamental - com ênfase em problemas de relacionamento, sexualidade humana e transtornos de ansiedade, além de orientação profissional e Coaching de Carreira. 
Atende em seu consultório em Campinas adolescente, adulto, casal e melhor idade.
Rua: Rute Ferraz de Angelis, 886 2o.and. sala 44,Villa Bella -The Mall (Próximo Shopping D Pedro) Estacionamento Gratuito e seguro.,Loteamento Residencial Vila BellaCampinas
Contatos:19.2511.2001 / 19.99980.0101(WhatsApp)
e-mail: adh@adhbrasil.com

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário