segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Uma luz na pandemia


Autor : Samir Queiroz(*)

Esse ano de 2020 parece avassalador, não é mesmo?

Nem três meses chegaram a se completar e nos vimos presos dentro do lar e agora a terceira idade, que sempre foi incentivada a se socializar, fazer atividades físicas e se manter ocupado se viu isolada do mundo, dos familiares, de quem ama, se viu obrigada a ficar ociosa dentro de casa, como se estivessem trancafiados na própria existência, querendo viver e apenas sobrevivendo.

Pelo menos esse foi o sentimento que a grande maioria das pessoas na faixa etária considerada a melhor idade demonstrou sentir e se alguns desenvolveram grande ansiedade, outros depressão, outros simplesmente resolveram enfrentar o inimigo invisível e acabaram com prejuízos à saúde em alguns casos até irreversíveis.

Um apocalipse não é mesmo?

Sim se olharmos pelo prisma do desespero.

Mas cautela!

Tudo pode ser melhor do que temos passado e talvez seja o momento das grandes oportunidades. Vejam a seguir  as vantagens que podemos tirar no meio do caos que estamos vivendo.

Com  a pandemia veio a oportunidade de focar em coisas importantes que antes não pareciam de tanto valor e assim alguns jovens acima dos 60 anos ainda resistentes a tecnologia tem agora a oportunidade de aprender e se dedicar a mexer nas redes sociais para que possa se comunicar com seus amados.Com esse aprendizado veio a chance de entrar em salas de bate papo, salas de vídeo conferência e assim conhecendo novas pessoas m se desligar da solidão. 

Para os que não gostam de academia e já ouviram o médico recomendar exercícios, grandes academias e renomados personais trainers oferecem live com programas de exercícios para todas as idades e com fácil execução dentro da própria casa e, para os mais agitados temos a oferta de danças como zumba e fitdance que exalando energia e alegria estão em alta permitem que os "idosos" possam  acompanhar até mesmo de sua televisão.

Se muitos sonharam em falar uma segunda língua e sempre deram a desculpa da falta de tempo, hoje aplicativos e até mesmo o youtube vem com muito conteúdo e melhor de forma gratuita para o aprendizado e uma nova língua.

Enfim a pandemia e o novo normal nos dá a chance de uma nova conectividade  com atividades para o dia todo e cuidar de nossa saúde física, emocional e psíquica.

Se o futuro chegou de uma forma acelerada e agora  se chama hoje, ele nos ensinou que não devemos deixar oportunidades para trás e também nos deu novas chances para refletirmos o quanto já perdemos em deixar para depois.

O depois é agora, o amanhã é hoje. Aproveite e faça dessa escuridão seu ponto de luz!

*SAMIR QUEIROZ



-Graduado no  curso de  Educação Física na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) - 2017;
-Pós-Graduando em Treinamento Desportivo  pela FMU;
-Personal Trainer;
- Trabalha atualmente na Academia Smart Fit.




Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: