domingo, 26 de março de 2023

Feminilidade: Por que as mulheres andam tão cansadas ?


Autora: Luciana Miranda(*)

Eu amo escrever, mas mesmo gostando de escrever dessa vez quis propor para eu mesma uma experiência diferente, então peguei uma tarde com a agenda livre de terça- feira, peguei meu notebook, meus livros de inspirações e vim até uma cafeteria charmosa da cidade onde moro, pedi um café gelado para espantar o calor, os meus livros de Anne, que são minha referência sobre o tema que vou falar e daqui escrevo esse artigo, que espero, te provocar ou ao menos fazer você refletir.

Antes de propor uma reflexão para vocês, vale mencionar que o Carl Jung, psicólogo analítico, já dizia que para tudo existem polaridades e é dentro desse contexto que vamos falar sobre energia feminina e masculina, pois se tudo tem polaridades, nós seres humanos também temos sejam homens ou mulheres, um pouco de cada uma dessa energia.

Bom, você falou sobre ir trabalhar no café, polaridades, mas até agora eu não entendi o que isso tem haver com feminilidade e o cansaço das mulheres, então vamos lá que vou te contar um pouco mais.

Aqui na cafeteria, pego um dos meus livros de Anne, Anne de Windy poplars e me abro em uma página que diz "O avô da senhorita Minerva fechou a porta diante de uma mulher que havia sido convidada para o baile, só porque ela usava seu segundo melhor vestido".

Ainda não está fazendo sentido. Calma, vou começar te explicar, mas antes vou dividir em forma didática para que você me compreenda melhor.

Então como temos polaridades todos nós temos energias masculinas e femininas, como disse anteriormente, sendo que a essência do homem é a energia masculina e a da mulher a feminina, mas apesar de ser a essência, tanto homens quanto mulheres devem ter um pouco de cada energia, vou explicar cada uma dela no gênero e depois relacionar com o cansaço das mulheres de hoje em dia, para que você possa me acompanhar nesse raciocinío que quero trazer com esse artigo.

O homem quando está com excesso de energia masculina, falta um pouco da sensibilidade, então são os homens que são mais egoistas, controladores, críticos, agressivos, instáveis, frios, insensível, por isso muitas vezes se tornam homens abusivos. Por outro lado o homem com excesso de energia feminina, acaba sendo inseguro, submisso, dependente, procrastinador, estagnado. Por isso o ideal é que o homem tenha o equlíbrio entre as duas energias, assim ele consegue ser mais corajoso, mas respeita os sentimentos alheios, tem mais iniciativa, é protetor e corre atrás dos seus objetivos.

Já falando das mulheres, as mulheres com energia feminina em excesso, são pessoas que foram machucadas ao longo da vida, por isso ela desenvolve carência e dependência em suas relações, por esse motivo se torna uma mulher insegura, ciumenta, carente, dependente emocional, grudenta, tem dificuldade de dizer não, tem baixa autoestima e medo de ficar sozinha, por isso é bem comum que mulheres com excesso de energia feminina em excesso costumam se relacionar com homens com energia masculina em excesso, ou seja, entram em relacionamentos tóxicos e abusivos. Já as mulheres com energia masculina em excesso acaba tendo dificuldades em todos seus relacionamentos e inclusive na sua saúde física, mental e vive cansada, se sente esgotada, estressada, irritada, é dura, rígida, ás vezes desensolve ansiedade, depressão, dores musculares e podem acabar mergulhando de vez no trabalho, é a mulher que acha que dá conta de tudo, támbém é característico que mulheres com excesso de energia masculina entrem em relacionamentos com homens com energia feminina em excesso, e aí acaba sendo aqueles relacionamentos, que a mulher se torna a mãe da relação. O ideal é que a mulher também tenha o equilibrio entre as duas energias, pois ela saberá usar a energia masculina na hora certa, que é quando realmente precisa ser empoderada, porém em outros momentos sabe descansar na sua energia feminina, é leve, descontraida, sabe receber ajuda, não é dependente de relacionamento, se cuida, é carinhosa, porém o que acontece com todo o empoderamento feminino e com cada vez as mulheres buscando igualdade entre os homens, as mulheres focam na energia masculina, mas pense comigo, até fisiológicamente mulheres e homens não são iguais, mulher é preparada para gestãção, tem menstruação, período fértil, parto, e até para ir ao banheiro homens e mulheres vão de maneira diferente, então nessa luta, que sim, acho justa, mas acho que também merecemos reconhecer nossa fragilidade e nos reencontrar com nossa feminilidade. E para isso recorro aos filmes antigos e principalmente a Anne que é minha referência para escrever sobre isso, eu já li todos os livros de Anne, e como livros são mais detalhados como séries, no livro podemos ver como mesmo sendo professora, trabalhando para trazer mais acessos ao lugar que vive, Anne não perde sua feminilidade, sempre gostando de cuidar de jardim, na sua época as mulheres tinham que se vestir bem, as louças bonitas eram sempre usadas e sempre que ganhava um presente agradecia, pare e pense, hoje em dia as mulheres com excesso de energia masculina, ás vezes ao receber um presente, principalmente de seus parceiros, estão tão desascotumadas a receber, que já pensam que só receberam por conta de alguma remediação.

Então hoje eu te convido a se reconectar com sua energia feminina, calma, você pode sim, continuar sendo a empoderada, tendo um ótimo emprego, malhando, mas você também pode descansar. E agora então deixo de presente, umas dicas para voltar a fazer as pazes com sua feminilidade.

Dica 01- Ouve teu coração- Quando estamos conectadas com nosso feminino, temos uma intuição, um sexto sentido e sabemos disso, pense se você nunca pensou algo que não cheirava bem e depois constatou isso. Então, ouça sua intuição;

Dica 02- Cuide de ti com amor- Estamos sempre cuidando de tudo, casa, carreira, família, problemas, então agora eu te convido para cuidar de você mesma em todas suas dimensões, rosto, corpo, cabelo, mente e alma. Cada uma da maneira que faça mais sentido para você, mas para de dizer que não tempo para você, você não merece isso;

Dica 03- Perdoe seu passado, Atenção, quando eu digo para perdoar, não digo para esquecer, sei como psicóloga que isso é difícil e é um processo longo, mas começa procurar olhar e curar suas feridas, pois quando ainda estamos feridos, acabamos ficamos mais enrijecidas;

Dica 04- Se permita ser vulnerável, eu sei que não é fácil, mas ai vai uma outra dica minha, eu li um livro que mudou muito meu conceito de vulnerabilidade, chama A CORAGEM DE SER IMPERFEITO e percebi o quanto deixamos de viver, somente pelo medo de nos tornar vulnerável;

Dica 05- Seja positiva e isso tem muito haver com a leveza, pois quando somos positivas, nos tormamos mais leves, mais agradáveis, mais simpáticas e percebemos até um fluir melhor das coisas;

Dica 06- Cuide da sua casa- calma, não estou dizendo que você deve largar tudo e ser a do "lar", mas sim em ter um carinho pelo seu lar, quando estamos em contato com nossa feminilidade, sentimos vontade de nutrir, cuidar, embelezar, então assim como cuidamos da gente, também passamos a cuidar do que lugar que nós e as pessoas que amamos vivem;

Dica 07- Torne tudo melhor- Ou seja, se torne aquela pessoa, que faça a diferença, que dá bom dia para os porteiros, para quem encontra no caminho, faça as coisas com carinho e sim, quando você relaxa e não busca estar sempre na energia masculina, isso fica natural, observe e me conte;

Dica 08- Aprenda a receber- Não é problema pedir ajuda e muito menos receber, seja convites, sugestões, presentes, elogios, mimos, surpresas, pode ser que no começo você estranhe, mas agora quero que preste atenção, até quando tiver dificuldade em receber seja apenas um simples elogio;

Dica 09- Cuide da sua espiritualidade- Pesquisas já demonstram que independente de sua religião, acreditar em algo melhora nossa autoestima;

Dica 10- Tenha contato com a natureza- Coisas simples como sentir o vento, olhar o céu, isso também ajuda ao nosso equilíbrio, mas vivemos tão na correria, que nos esquecemos desses detalhes;

Dica 11- Sorria- Já sabemos que sorrir, rejuvenesce, eleva o humor e ajuda na ansiedade e no stress.

Mais algumas dicas extras que ajudam a reconectar com sua feminilidade, estar com crianças, cores como vermelho, óleo de gerânio e rosas.

E foi justamente para me conectar mais com minha feminilidade, que resolvi vir escrever esse artigo em uma cafeteria bonita da cidade, tomar um café bonito, parece simples, mas fazer algo de minha obrigação, quis deixar mais leve, Enfim espero que ao menos te tire da zona de conforto e que faça você refletir um pouco, mesmo que não concorde comigo, mas te convido a se permitir a reflexão.

Com carinho,
Lú.

*LUCIANA MIRANDA























-Graduada pela Universidade Paulista (2016);
-Pós- graduanda em Psicologia Infantil pela Faculdade Futura - https://faculdadefutura.com.br

-Psicóloga clínica;

-Abordagem: Terapia Cognitiva Comportamental;

-Atendimento adultos, infantis, adolescentes, terapia de casal e terapia familiar

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Mulheres...
    Multi polaridades!😁🇧🇷
    Tens razão quando diz que mulher equilibrada é mais feliz...
    Acredito que essa personalidade equilibrada em algumas pessoas se desenvolvem ao longo da vida, dependendo da convivência familiar, afetiva, estudantil e amizades.







    ResponderExcluir
  2. Com certeza Álvaro, a discussão vai longe e não quis me estender no artigo, mas muitas dessas nossas formações tem muito haver com nosso ambientes familiares.

    ResponderExcluir