sábado, 30 de setembro de 2023

A importância do Professor na Educação


 Autora: Mariana Guatura(*)


Ao pensar em qual assunto gostaria de tratar no presente texto, logo pensei em abordar algo relacionado ao Dia do Professor por conta da proximidade da data (15 de outubro). Dentre os vários aspectos, pensei em destacar a importância que o professor tem para a educação em nosso país.

Durante as reflexões para redigir o material, tive a grata surpresa de me deparar com uma singela homenagem feita aos professores quando assisti ao programa Altas Horas, exibido no dia 23 de setembro. Para quem ainda não assistiu, o programa, comandado por Serginho Groisman, trouxe uma homenagem a banda Titãs. Para fazer parte da homenagem, a plateia era composta por parentes, amigos e várias pessoas que fizeram parte de toda a trajetória da banda. Dentre as pessoas que compunham a plateia, estavam presentes diversos professores dos membros da banda.

Os membros da banda Titãs, em quase sua totalidade, foram alunos do Colégio Equipe, de São Paulo, de modo que se conheceram nos tempos de ensino básico e decidiram formar uma banda. Os professores presentes fizeram vários relatos sobre como eram os membros da banda na escola, destacando a veia artística que eles já possuíam e os trabalhos que eles faziam. Tanto os membros quanto Serginho Groisman destacaram a importância que o professor possui para a educação.

Assistir a homenagem aos professores dos membros dos Titãs foi algo que me emocionou, pois vivemos em uma sociedade em que o trabalho do professor não é valorizado. Como professora que eu sou, conheço as inúmeras batalhas diárias que os professores passam. Baixa remuneração, salas de aula lotadas, alunos que não possuem acompanhamento dos pais ou que vão para a escola sem possuírem os recursos básicos para a sua subsistência e falta de estrutura são apenas alguns dos desafios enfrentados pelos docentes diariamente. Mesmo diante de tantos obstáculos, ao professor cabe ensinar e, mais do que isso, cabe também mediar o conhecimento para que os alunos possam desenvolver habilidades e aprimorar aquelas que naturalmente já possuem.

Acredito que o período da pandemia da COVID-19 foi um dos mais desafiadores para os professores. Nele, muitos docentes, que mal tinham domínio da tecnologia, em tempo recorde tiveram de se reinventar e aqueles que já possuíam domínio tecnológico, tiveram de buscar novas formas de tornar o aprendizado próximo mesmo estando a distância. E, justamente no período em que mais trabalhamos (todo professor sabe bem como foi), vi inúmeros comentários depreciando a imagem docente, dizendo que nós estávamos ganhando para ficar em casa. Ao invés de reconhecer tamanha dedicação por tentar minimizar os prejuízos ao aprendizado dos alunos em um período tão crítico, os professores estavam sendo criticados pela sociedade de formas variadas. Isto nos mostra que, no Brasil, o professor infelizmente não possui o devido reconhecimento.

Lecionar em uma sociedade que desmerece e não reconhece a importância do trabalho docente é extremamente desafiador (as situações acima são apenas alguns dos exemplos enfrentados diariamente pelos professores). É preciso que haja uma mudança em como a sociedade enxerga o professor e passe a valorizá-lo e a reconhecer devidamente os seus esforços em benefício de uma educação com equidade para todos.

Por fim, tenho duas mensagens. A primeira delas é destinada ao professor. Você, docente, que está lendo este texto, saiba o quão importante você é para os seus alunos e o quanto podemos auxiliar a transformação da sociedade por meio da formação de nossos alunos. A segunda mensagem é destinada aos membros da sociedade que constantemente desmerecem o docente. Tenham o devido respeito pelo professor, pois todas as profissões  necessitam inicialmente da formação de um professor.

E obrigada Serginho Groisman! A referência aos professores em seu programa foi um diferencial em nossa sociedade e são essas atitudes que podem mudar a realidade do reconhecimento da importância de um professor!

*MARIANA DOS SANTOS SIQUEIRA GUATURA



















-Graduação em Biologia pelo UNIFATEA (2009);
-Especialização em Gestão Escolar pelo UNIFATEA (2012);
- Mestre em Ciências pela Escola De Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (2016);
- Professora preceptora do Programa Residência Pedagógica (UNIFATEA/CAPES) na EE Gabriel Prestes (Lorena/SP); 
-Coordenadora de Gestão Pedagógica da EE Gabriel Prestes e
-Professora de Ciências na EM Prof. Climério Galvão César (Lorena/SP).
Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/0653319436604048
Contatos:
Linkedin : Mariana dos Santos Siqueira Guatura;
E-mail: mariana.guatura@educacao.sp.gov.br

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário