domingo, 27 de abril de 2025

Raio X da experiência de uma pessoa superdotada



Autora: Renata Pereira (*)

Ser um adulto com altas habilidades/superdotação pode gerar uma experiência única e desafiadora, especialmente quando essa condição não é identificada ou específica durante a infância e adolescência. Crescer sem o conhecimento dessa condição, que não é uma patologia e sim uma forma diferente do cérebro de funcionar, pode levar a sentimentos de isolamento, confusão e até mesmo dor, pois a pessoa pode se sentir como se não se encaixasse no lugar nenhum.

Altas Habilidades/Superdotação é um termo utilizado para descrever indivíduos que possuem habilidades e capacidades intelectuais que se destacam significativamente na relação com a mídia da população do mesmo sexo, idade e meio social.

Essas pessoas têm uma capacidade de aprendizagem e compreensão acelerada, e frequentemente demonstram habilidades avançadas em áreas como matemática, linguagem, ciências, arte, música, esporte entre outras.

Algumas das principais características comumente encontradas em pessoas com Altas Habilidades/Superdo inclusão:

- Aprendizado rápido e profundo;

- Memória excepcional;

-Capacidade de análise e resolução de problemas complexos;

- Pensamento criativo e inovador;

- Habilidade de se concentrar por longos períodos;

- Sensibilidade emocional e empática; e

- Desejo de aprender e explorar novos conceitos e ideias

Existem diferentes tipos de Altas Habilidades/Superdotação, incluindo:

- Superdotação Intelectual: descrição por habilidades acima da média em áreas como matemática, linguagem e ciências;

- Superdotação Artística: caracterizada por habilidades avançadas em áreas como música, arte, dança e teatro; e

- Superdotação Criativa: descrições por habilidades superiores em áreas como escrita, invenção e resolução de problemas.

É fundamental que as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação sejam identificadas de forma precisa e recebam apoio adequado para desenvolver suas habilidades e talentos. Para que isso aconteça as pessoas precisam passar por um processo que pode incluir:

- Avaliação psicológica e educacional;

- Planejamento educacional personalizado;

- Acesso a recursos e oportunidades de aprendizagem avançada; e

- Apoio emocional e social

Quando se é uma criança superdotada, muitas vezes se espera que ela seja "perfeita" em tudo o que faz. Isso pode criar uma pressão enorme para se destacar academicamente, o que pode levar a sentimentos de culpa e inadequação quando não se consegue atender a essas expectativas. Além disso, uma criança superdotada pode se sentir como se estivesse vivendo em um mundo que não foi feito para ela, pois as regras e expectativas não fazem sentido.

Quando essa criança se torna adulta, esses sentimentos podem persistir. O adulto superdotado pode se sentir como se estivesse "vivendo uma mentira", como se estivesse fingindo ser alguém que não é de verdade. Isso pode levar a sentimentos de ansiedade, depressão e até mesmo pensamentos suicidas.

Além disso, o adulto superdotado pode ter dificuldade em encontrar seu lugar no mundo. Ele pode se sentir como se não se encaixasse em nenhum grupo ou comunidade, como se fosse um "estranho em um mundo estranho". Isso pode levar a sentimentos de solidão e isolamento.

No entanto, é importante notar que a experiência de ser um adulto superdotado também pode ser extremamente enriquecedora. O adulto superdotado pode ter uma capacidade única de pensar de forma criativa e fora da caixa, o que pode levar a realizações incríveis em sua carreira e vida pessoal.

Além disso, o adulto superadotado pode ter uma compreensão profunda da complexidade do mundo e das pessoas, o que pode levar a uma empatia e compreensão. Ele pode ser capaz de ver o mundo de uma forma que outros não podem, ou que pode ser uma fonte de inspiração e criatividade.

Em resumo, ser um indivíduo com altas habilidades/superdotação pode ser uma experiência desafiadora, mas também pode ser incrivelmente enriquecedora. É importante que essas pessoas encontrem apoio e compreensão, tanto de profissionais quanto de amigos e familiares, para que possam aproveitar ao máximo suas habilidades e talentos. Com a identificação e apoio adequado, as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação podem desenvolver suas habilidades e talentos, alcançando seu potencial máximo e fazendo contribuições significativas para a sociedade.

* RENATA PEREIRA













-Psicóloga formada pela Universidade Prebsteriana Mackenzie;
-Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; e
Atende adolescentes e adultos em psicoterapia individual e em grupo.


CONTATOS:
E-mail: renatapereira548@gmail.com
Twitter:@Repereira548

Nota do Editor:

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