sexta-feira, 3 de maio de 2019

Vai uma Boa Resiliência Aí? #SQN

Autora: Neusa Andrade(*)


Os últimos meses foram bastante conturbados em todos os cantos do planeta. Museu Nacional, Notre-Dame, Venezuela, Moçambique, etc. Uma série de eventos revelaram que a natureza está arredia e que as posturas dos humanos não estão ajudando muito gerando mais crueldade, desespero e caos. Os fatos também mostram que a luz do sol é o melhor detergente, e as redes sociais revelam que esse é um tempo de queda de máscaras, sistemas e dogmas. Aviso aos navegantes: A travessia ainda será longa e terá momentos de angústia, por isso é bom se preparar pois vem mais mudanças por aí. 

No Brasil, desde do início da Lava-Jato mudanças inimagináveis ocorreram e culminaram na eleição de Jair Bolsonaro. A sociedade brasileira tornou-se um caldeirão de novas ideias e posturas que vem colocando antigos e novos sapos na fervura (e eles não param de pular). Especialmente na imprensa, esses bichos ainda não se deram conta do que está exatamente acontecendo (basta olhar os memes que são a expressão mais popular de um país que ainda não achou seu caminho, e pior ainda tem muita gente querendo atrapalhar). O encontro do Brasil com seu destino vai acontecer, com sapos querendo ou não, só que não será fácil. 

Viver no Brasil é também um atestado de "Alta Capacidade de Resiliência". O termo originário da física está relacionado com a propriedade de alguns corpos retornarem à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Na psicologia, o termo refere-se a capacidade do indivíduo para lidar com problemas, choques ou Stress (sem entrar em surto), de modo a encontrar novas soluções para superar as adversidades. 

Robert Brooks, co-autor do livro "O poder da resiliência: alcançando equilíbrio, confiança e força pessoal em sua vida" diz que pessoas resilientes têm uma visão mais otimista e estão mais propensas a desenvolver e manter relações positivas, além de ter um maior senso de controle sobre suas vidas. Nós todos precisamos desenvolver essa qualidade! 

O autor descreve que pessoas que fazem coisas que agregam algum significado para a própria vida tornam-se mais fortes e que a resiliência tem tudo a ver com senso de propósito. As pesquisas revelam que pessoas que têm esse perfil apresentam maior confiança e autoestima, mantém-se positivos nas adversidades, acreditam mais em si, possuem uma vida mais focada, são mais produtivos, atingem metas e alcançam mais sucesso. 

Listamos algumas dicas do psicólogo para enfrentar os momentos que ainda estão por vir, já que viver na bolha pra se proteger não é boa opção (e costuma não funcionar) além de roubar a vitalidade e o frescor. São elas: 

1. Aprenda e aplique hábitos saudáveis! 
2. Desenvolva o hábito de escrever para registrar seus sentimentos (sem crise) 
3. Sorria e Seja flexível! Perceba que a mudança é parte da vida! 
4. Faça planos realistas e estabeleça conexões importantes. 
5. Mantenha uma atitude positiva e mantenha canais de comunicação abertos. 
6. Lembre-se de estratégias que o ajudaram a lidar com momentos difíceis no passado. 

Fonte: 

How to overcome obstacles in your life: Resilience – em WebMd – Better Information, Better health

*NEUSA MARIA ANDRADE












-Paulista da gema;
-CEO da Divisão GO.neCTING AGENCIA WEB;

-Doutoranda em Engenharia de Produção;
-Mestre em Administração de Empesas;
-MBA em Tecnologiapela POLI-USP e
Minhas ideias e ideais podem ser acompanhados no Twitter: @neusamandrade

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário