domingo, 15 de novembro de 2020

Terapia na Pandemia


 Autor: Elias Hermenegildo(*)


2020 entrará para a história como um ano tragicamente surreal, atípico em que saindo da normalidade dos dois meses do primeiro trimestre entramos em março. E como todos dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval dessa vez realmente o ano começou depois do carnaval. O ano da pandemia, o ano da corona vírus, o ano do covid-19, o ano do confinamento, o ano do afastamento social, da quarentena, o ano das máscaras, o ano do álcool em gel. Um ano em que o virtual tomou o lugar do presencial. 

A psicologia como a ciência da saúde mental, que tem na psicoterapia na escuta clinica no setting terapêutico sua ferramenta mor, nesse momento aparece a figura do profissional o psicólogo que irá fazer a escuta clinica desse período de incertezas é surreal, inusitado e inesperado. O confinamento ou a quarentena nos empurrou para dentro de casa sem aviso prévio e fomos a obrigados a vivenciar uma realidade de fortes emoções. 

O trabalho silencioso porem eficaz do psicólogo ao ouvir palavras não ditas e entender situações não explicadas. Muita gente sufocada, adoecida por palavras mal ditas, mal ouvidas e mal interpretadas. Disparando um gatilho de emoções, uma montanha de emoções que se tornam impossíveis de serem gerenciadas. Como lidar com perdas, incertezas, medos, violências domesticas, relacionamentos abusivos, surtos, ansiedades e outras demandas. 

A terapia na pandemia também se tornou um referencial para todos os profissionais inclusive para os psicólogos. A terapia a distância veio a ser uma ferramenta até então pouco usual, tornou-se carro chefe da psicoterapia com os atendimentos on line, esse acolhimento muito embora virtual vem se aprimorando cada vez mais a sua eficácia com a ferramentas com as plataformas virtuais. 

Nesse momento histórico que o planeta terra está passando, a psicologia com ciência e profissão está sendo a ancora do acolhimento para um equilíbrio da saúde mental assim como a medicina cuida da intervenção do corpo atingido pelo vírus covid-19 a psicologia acolhe o doente, seus parentes e amigos dando o suporte psicoemocional para atravessar essa momento que infelizmente ainda não tem hora para acabar. Só essa incerteza já é um gatilho para um vendaval, um sem número de emoções. A psicologia e seus profissionais terão muito serviço a prestar, durante e todo esse ano pandêmico que atingiu a todos sem nenhuma exceção e que logicamente continuará. 

Durante desse quadro que estamos vivenciando só temos uma certeza. Não seremos, mas os mesmos. Não é questão de ser melhor ou pior, não é isso. o certo é que a terapia não só na pandemia, mas também depois irá ou está nos ressignificando tanto que seremos diferentes muito diferente. E Que saia um mundo mais tolerante, mais acolhedor, mais inclusivo e que os humanos sejam mais solidários e mais humanizados. 

(*)ELIAS HERMENEGILDO

-Psicólogo, Professor, Mestre em teologia, Capelão e Juiz de Paz;
-Formado em Liderança Avançada Pelo Instituto Haggai;
-Palestrante na área de liderança, família, psicologia da religião e educação inclusiva.



Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário