domingo, 24 de janeiro de 2021

A sincronicidade é a palavra do momento


 

Autora: Mariana Coelho Rodrigues(*)

     

Começamos o ano de 2021 alimentando a expectativa de ter algumas soluções para a Pandemia que paralisou, mudou e transformou nosso cotidiano. Vivenciamos durante 2020 uma mistura de sentimentos e sensações.

A maioria das pessoas foi obrigada a parar a sua rotina e durante esse período refletimos sobre o trabalho, sobre os relacionamentos na sociedade e sobre a saúde.

Os sentimentos alimentam a vida, todavia, é necessário saber lidar com eles. Quando são reconhecidos e acolhidos, eles se tornam potentes e conscientes. O individuo se torna ativo para enfrentar seus desafios.

Quando estamos atentos para o nosso cotidiano, conectando nossos sentimentos, as nossas escolhas, podemos vivenciar e observar alguns fenômenos que ocorrem no nosso dia-a-dia, como, por exemplo, a sincronicidade. 

Sincronicidade é um termo desenvolvido por Carl Gustav Jung, que foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a Psicologia Analítica.

Seu conceito abrange acontecimentos que se desencadeiam não por uma " relação causal " e sim por uma " relação de significados ". Para Jung, muitas experiências percebidas, vivenciadas como coincidências não se deram, apenas, ao acaso.

Realmente, existe um sincronismo entre pessoas e ações.

A sincronicidade é um fenômeno que acrescenta algo na sua vida, perfazendo um evento. Geralmente, quando se vivencia esse evento, o indivíduo é tomado por um sentimento positivo, de uma forma inusitada e surpreendente.

Por exemplo, você pensa em uma pessoa e ela te liga em seguida; você conhece uma pessoa que, por sua vez, conhece alguém da sua família ou amigo próximo. Ou, você deseja comprar um livro e ganha esse mesmo livro de um amigo sem ele saber desse seu desejo.

Estar atento a esses "sinais" e permitir um contato maior com seu inconsciente, a bem da verdade, potencializa as suas escolhas, ativa a sua intuição.

Quando nós nos permitimos estarem mais atentos aos nossos processos, as dificuldades que são postas no nosso cotidiano se tornam menos complexas para serem resolvidas.

Afinal, fazemos um convite para todos que, nesse começo de ano, estejam mais conectados com os seus sentimentos, com a sua psique. Que as sincronicidades, os encontros sejam vivenciados com toda a intensidade e suas interpretações nos encantem com suas belezas.

*MARIANA COELHO RODRIGUES













-Psicóloga graduada pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008);
- Pós graduação em Psicopedagogia pelo Sedes(2010);
- Graduada em Pedagogia pela Faculdade Claretiano(2017);
- Atendimento Cínico de famílias, crianças, adolescentes e adulto;
- Para mais informações : macoelhorodrigues@gmail.com

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário